X

0 Comentários

Artigos

É preciso ter fé

Allen sucesso de público?

Por Luiz Joaquim | 04.07.2011 (segunda-feira)

É natural para, quem acompanha a carreira de Woody Allen há 25 anos (como no nosso caso), achar no mínimo curioso (e vibrar) com essa nova onda de entusiasmo vinda de novos espectadores pelos seus novos filmes. Para muitos deles, a idéia de sucesso no cinema está ligada de forma indissociável a uma grande bilheteria. Allen muito raramente caía nas graças do grande público. Só depois de “Vicky Christina Barcelona” (2008), alguns freqüentadores de cinema que antes torciam o nariz para o novaiorquino baixinho passaram a prestar atenção aos seus lançamentos. “Meia Noite em Paris” entrou agora em sua terceira semana em cartaz no Recife, e segue com fôlego para mais. E não é um argumento válido dizer que os novos “Allen” estão mais ‘acessíveis’ para daí para justificar a adesão do grande público. A brincadeira que ele faz em “Meia noite…” mantém requinte, elegância e sofisticação intelectual, marcas que sempre pautaram a produção do idiossincrático neurótico. Esse fenômeno de Allen nas bilheterias nos soa mais como uma esperança para outros gênios da raça cinematográfica. Como um sinal de que, algum dia, poltronas serão disputadas em complexos de cinema não apenas por cinéfilos, para conferir o novo lançamento de mestres do cinema. É preciso ter fé.

———————-
QUEIXA, TACARUNA
Na manhã de quinta-feira, recebemos o telefonema do leitor da Folha de Pernambuco, Aderbal Brandão, morador do Sítio Histórico de Olinda, reclamando da programação nos cinemas do Shopping Tacaruna. Lembrou da ausência ali do novo filme de Woody Allen, “Meia-noite em Paris” para destacar, conforme diz, a “baixa qualidade” da programação no multiplex do Tacaruna. “Ali só entra filme para o público infantil ou para adultos infantis. É um absurdo”, palavras de Aderbal Freire. Atenção UCI/Kinoplex.

———————–
GOIÂNIA
O 11º Goiânia Mostra Curtas, que acontece entre 4 e 9 de outubro, está com inscrições abertas. Se você tem um filme em digital ou 35mm realizado entre 2010 e 2011, é só ir à página (http://www.goianiamostracurtas.com.br/inscricao). Curtas precisam ter máximo de 25 minutos de duração.

—————-
VENEZUELA
Começou, sábado, as comemorações do Mês da Venezuela em Pernambuco, e na próxima segunda-feira (até a quinta-feira, 14 de julho) acontece uma mostra de filmes originados naquele país. Destaque para “Venezzia” (2009), de Haik Gazarian, sobre o amor em tempos de guerra. As sessões acontecem às 19h no Cine São Luiz.

Mais Recentes

Publicidade