X

0 Comentários

Artigos

Psico-cinema

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 21.05.2012 (segunda-feira)

Participamos semana passada como ouvintes, pela primeira vez, de um encontro promovido pela Sociedade Psicanalista do Recife que envolve cinema e cultura. Na terça-feira, tendo Tereza Guimarães como mediadora, o evento reuniu a jornalista Georgia Alves, que comentou sobre seu curta-metragem “O Triunfo” pelo qual reinventa, na ótica cinematográfica, o primeiro conto de Clarice Lispector. Como palestrante, além de Georgia, estava o psicanalista Fernando Santana, que proferiu uma brilhante leitura (interpretação) sobre o conto “Amor”, de Lispector. Chamou-nos a atenção o cuidado do Dr. Santana em deixar claro que a interpretação que damos ao texto revela mais sobre nós mesmo (que estamos lendo e nos percebendo ali) do que qualquer outra coisa. É exatamente a mesma observação que já fizemos aqui nesta coluna no passado a respeito de textos feitos por críticos de cinema e sobre reações do espectador a alguns filmes. No primeiro, você pode entender quem é este crítico apenas por ler as entrelinhas de seus textos. E no cinema, muito da personalidade do espectador pode ser desvendado a partir de como ele reage a determinados tipos de obras levadas ao cinema. É simples. A propósito, a Sociedade Psicanalista do Recife fica na rua Belarmino Carneiro, 249, bairro da Torre, no Recife. (http://www.spr-pe.org.br).

———————-
Blade Runner 2
Em agosto do ano passado anunciamos aqui na coluna que “Blade Runner” (1982), clássico de Ridley Scott, ganharia uma sequência. Hoje, o cineasta inglês já anuncia novas informações sobre o projeto como, por exemplo, a história ocorrerá alguns anos após a conclusão do primeiro filme e que, após uma reunião há duas semanas, ficou definido que o protagonismo do filme será o vivido por uma mulher. A produtora Alcon, responsável pelo projeto, também revelou que negocia com Hampton Fencher, 73 anos, roteirista do primeiro filme, para trabalhar no projeto. Scott também discute a possibilidade de fazer uma sequência para sua nova ficção científica “Prometheus” (estreia dia 08 de junho), assim como uma adaptação ao cinema do jogo “Monopólio”.

————————-
Apolo fechado
O Cineteatro Apolo que vinha exibindo os filmes “O Artista” e “Heleno: O Príncipe Maldito”, cancela sua programação esta semana. A coordenação do espaço avisa que “em virtude de problemas técnicos recentes”, a programação do Cinema Apolo, será interrompida para realizar a devida manutenção de seus equipamentos.

—————————
Santos
Inscrições para o 10º Curta Santos: Santos Festival de Cinema estão abertas para cineastas de todo País até o dia 15 de junho. O Festival acontece em setembro, em Santos (SP) e terá cinco categorias competitivas em âmbito nacional: curtas-metragens com tema livre (até 10 minutos), videoclipes, curtas-metragens com captação digital de tema livre (câmeras amadores, celulares, tablets), e o mais curioso, curtas-metragens dedicados ao Santos Futebol Clube e curtas-metragens de no máximo um minuto de duração para torcedores do Santos FC. As duas últimas categorias contemplam o tema escolhido para esta edição: o centenário do Santos Futebol Clube, comemorado em abril deste ano. Inscrições no www.curtasantos.com.br.

Mais Recentes

Publicidade