X

0 Comentários

Artigos

O maior festival

Câmera clara 461

Por Luiz Joaquim | 29.07.2015 (quarta-feira)

É uma informação curiosa, e que faz pensar. O maior festival de cinema atualmente no Brasil, em termos de aderência do público, é um festival francês. É o Varilux do Cinema Francês, já acontecendo ininterrupitamente há 14 anos (ao menos no Recife) e que ganhou impulso em seu êxito a partir da administração da produtora carioca Bonfilm, sob comando de Christian Boudier. A empresa só contabilizará nesta semana o total de publico reúnido pela edição 2015, mas a expectativa é de ter alcançado mais de 110 mil pessoas. O festival teve um acréscimo de 10% de filmes a mais que 2014, e aumentou para 50 cidades sendo atendidas (em 80 cinemas). A pergunta é, o que há no Brasil que não conseguem promover um festival, só com obras brasileiras, que estimule a curiosidade de 110 mil espectadores em todo o País?

Maracanú
O 5o. FestCine Maracanaú – Festival de Cinema Digital e Novas Mídias (Ceará), está com inscrições abertas até 31/08. Podem ser inscritos produções de até cinco minutos em mídias digitais – câmeras fotográficas, celular e webcam – produzidas a partir de 2013. Detalhes aqui www.festcinemaracanau.com

Carruagens 2
Joseph Fiennes (de “Shakespeare Apaixonado”) ficou com o papel do corredor escocês para o projeto “The Last Race”, que vem a ser, de maneira informal, uma sequência para “Carruagens de Fogo” (1981). Seu personagem é um atleta cuja rivalidade com o personagem Harold Abrahams foi imortalizada no filme dos anos 1980, quando ele atuou como um professor e missionário na China. “The Last Race” vai retratar a vida do protagonista após os eventos de “Carruagens de Fogo”, quando foi sequestrado pelos japoneses em 1943.

Porto de Galinhas
As inscrições para as oficinas gratuitas de cinema oferecidas pelo festival “Curta Porto” ainda estão abertas, mas é bom correr para conquistar uma vaga. Os cursos – “Formação do Olhar”, “Mídias Móveis e Cineclubismo” – serão ministrados por profissionais da área audiovisual. Alguns nomes: Alice Gouveia e Marlom Meirelles. As inscrições devem ser realizadas nas Secretarias de Cultura, em Porto de Galinhas, e de Educação, em Ipojuca. Contato (81) 3551-1191; (81) 3551-0428

Live-action
Carlos Saldanha (“A Era do Gelo”, “Rio”) vai fazer seu primeiro longa-metragem live-action – ficção com atores de carne e osso. Com o nome “Shadows” (Sombras), o projeto formará uma trilogia sobre monstros. O assunto é a criptozoologia, o estudo de seres mitológicos. Antes, o animador já dirigira o curta live-action “Pas de Deux”, para “Rio, Eu Te Amo”.

Mais Recentes

Publicidade