X

0 Comentários

Festivais

19º Tiradentes (2016) – Aurora

Dois longas pernambucanos estreiam em Tiradentes

Por Luiz Joaquim | 23.12.2015 (quarta-feira)

Dois longas-metragens pernambucanos inéditos foram anunciados no programa competitivo Aurora, da 19a edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece entre 22 e 30 de janeiro de 2016. Viajam a histórica cidade mineira Tião, para exibir seu esperado “Animal Político”, e Luiz Paulino dos Santos, com “Índios Zoró – Antes, Agora e Depois?”.

A Mostra Aurora é dedicada à exibição de longas inéditos de realizadores em início de carreira e tornou-se uma das seleções mais aguardadas da Mostra de Cinema de Tiradentes. A Aurora, em sua nona edição, mantém o perfil de apostar em filmes de invenção e experimentação da produção contemporânea brasileira, exibindo títulos de realizadores com no máximo três longas-metragens no currículo. Eles são avaliados pelo Júri da Crítica e concorrem ao Troféu Barroco além de prêmios de parceiros do evento.

Tião e Luiz Paulino concorrem com outros cinco títulos de outros cinco filmes inéditos de três Estados: “Aracati” (RJ), de Aline Portugal e Julia De Simone (RJ); “Banco Imobiliário” (SP), de Miguel Antunes Ramos; “Filme de Aborto” (SP), de Lincoln Péricles; “Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita não é um Urso que Dança” (SP), de Thiago B. Mendonça; e “TaegoAwa” (GO), de Marcela Borela e Henrique Borela.

A curadoria é dos críticos Cléber Eduardo e Francis Vogner dos Reis. Foi feita a partir de 59 filmes inscritos para seleção com perfil e requisitos para a Aurora, o que mostra a solidificação da mostra e o constante interesse de cineastas e público por uma produção de risco e de criação plena. A temática desta 19ª edição é “Espaços em Conflito no cinema brasileiro”. Além dos filmes da programa Aurora, a Mostra Tiradentes exibe cerca de 60 filmes, entre longas e curtas, em programas paralelos.

Mais Recentes

Publicidade