X

0 Comentários

Festivais

73º Globo de Ouro (2016) – premiação

Iñárritu e J-Lawrence, os atuais reis de Hollywood

Por Luiz Joaquim | 12.01.2016 (terça-feira)

Foi uma edição de equílibrio esta 73º premiação do Globo de Ouro, que ocorreu na noite de domingo. É verdade que o grande vencedor foi o filme “O Regresso”, dirigido por Alejandro G. Iñárritu (estreia no Brasil 21/01) – que é tido pela crítica como belo e supervalorizado – mas, ao mesmo tempo, a performance de Leonardo DiCaprio finalmente foi lembrado numa premiação importante – como o protagonismo nesta mesma obra dramática.

“O Regresso” ainda deu o título de melhor direção para Iñárritu, que tornou-se um queridinho em Hollywood (seu “Birdman” levou o Oscar em 2015), assim como Jennifer Lawrence, que este ano foi agraciada na categoria atriz cômica por “Joy: O Nome do Sucesso” (estreia 21/01). Com este título, a atriz, 35 anos, já soma três troféus no Globo de Ouro. Na categoria drama, Brie Larson, por “O Quarto de Jack” (estreia 18/02), desbancou a favorita Cate Blanchett, por “Carol” (estreia 14/01).

Por outro lado, assim como DiCaprio, que esperou muito para pôr mão no troféu, a justiça aconteceu para Silvester Stallone. Ele brilhou na cerimônia, gerando o momento mais emocionante da noite quando era ovacionado de pé pela plateia. Levou como ator coadjuvante por “Creed” (estreia 14/01). “Agradeço a meu amigo imaginário, Rocky Balboa”, disse o ator referindo-se ao icônico personagem que ele vestiu pela sétima vez em “Creed”.

O escolha da ficção científica de Ridley Scott, “Perdido em Marte”, como melhor filme da categoria comédia – dando prêmio também a Matt Damon como ator cômico – gerou piadinhas do apresentador Ricky Gervais. Scott, à propósito, protagonizou a situação deselegante da cerimônia, insistindo em continuar seus agradecimentos enquanto a produção só aumentava a musiquinha do tempo vencido.

Um tanto constrangedor foi também a homenagem a Denzel Washington, com o prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto da obra. Com Tom Hanks lendo um texto limitado sobre o time de exclusivos que figuram entre os premiados, sua fala só não foi pior que a do próprio homenageado. Washington subiu ao palco acompanhado pela esposa, com os três filhos, mas sem os óculos, e se confundiu nos agradecimentos, destacando ainda que um prêmio daquele é praticamente pago pelo marketing dos estúdios.

Kate Winslet, por atriz coadjuvante em “Steve Jobs” (estreia 14/01) levou seu terceiro Globo de Ouro. O filme também foi contemplado pelo roteiro, numa das categorias mais disputadas, tendo desbancado Quentin Tarantino por “Os 8 Odiados”. Mas foi este filme que deu primeiro prêmio cinematográfico norte-americano ao grande compositor Ennio Morricone.

O italiano era o que se chama de barbada, nessa disputa, assim como foram o húngaro “O Filho de Saul” (estreia 04/02) – melhor filme estrangeiro -, e “Divertidamente” – melhor animação.

TELEVISÃO – E Wagner Moura não levou o titulo de melhor ator por uma série dramática – “Narcos”. O troféu foi Joe Hamm por “Mad Men”. A premiação foi entendida também como um reconhecimento, uma vez que o Hamm se despediu este ano do personagem depois de uma década. A grande surpresa foi a premiação da cantora Lady Gaga por uma pequena participação como atriz numa mini-série (“American Horror Show”).

A melhor série dramática foi “Mr. Robot”, que também contemplou Christian Slater como ator coadjuvante, enquanto a melhor série cômica foi “Mozart in The Jungle”, tendo esta vencido ainda na categoria melhor ator, com o mexicano Gael García Bernal. Veja

Globo de Ouro – vencedores

CINEMA

Melhor filme – drama
“O Regresso”

Melhor filme – comédia ou musical
“Perdido em Marte”

Melhor diretor
Alejandro González Iñárritu (“O Regresso”)

Melhor atriz – drama
Brie Larson (“O Quarto de Jack”)

Melhor ator – drama
Leonardo DiCaprio (“O Regresso”)

Melhor atriz – comédia ou musical
Jennifer Lawrence (“Joy: O Nome do Sucesso”) –

Melhor ator – comédia e musical
Matt Damon (“Perdido em Marte”)

Melhor atriz coadjuvante
Kate Winslet (“Steve Jobs”)

Melhor ator coadjuvante
Sylvester Stallone (“Creed”)

Melhor filme estrangeiro
“O Filho de Saul” – Hungria

Melhor animação
“Divertida Mente”

Melhor roteiro
“Steve Jobs”

Canção Original
“Writing s On The Wall” (“007 contra Spectre”) –

Melhor trilha original
“Os 8 Odiados”

TELEVISÃO

Melhor série de drama
“Mr. Robot”

Melhor série de comédia ou musical
“Mozart in The Jungle”

Melhor minissérie ou filme feito para a TV
“Wolf Hall”

Melhor ator em série dramática
Jon Hamm – “Mad Men”

Melhor atriz de série dramática
Taraji P. Henson – “Empire” –

Melhor ator em série de comédia ou musical
Gael Garcia Bernal – “Mozart in The Jungle”

Melhor atriz em série de comédia ou musical
Rachel Bloom – “Crazy Ex Girlfriend” –

Melhor ator em minissérie ou filme feito para a TV
Oscar Isaac – “Show me a Hero”

Melhor atriz em minissérie ou filme feito para a TV
Lady Gaga – “American Horror Story” –

Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou filme para TV
Maura Tierney – “The Affair” –

Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou filme para TV
Christian Slater – “Mr. Robot”

Mais Recentes

Publicidade