X

0 Comentários

Artigos

O amor de Haneke

Câmera clara 362

Por Luiz Joaquim | 04.03.2016 (sexta-feira)

Este texto relativiza o filme “Amor”, de Michael Haneke (saiba onde assistir no Recife, veja o link “roteiro”). Se o leitor não viu o filme – que venceu o título de melhor obra estrangerio no Oscar há nove dias – então não leia este texto. Se ainda assim ler, esteja avisado de que há informações reveladoras sobre sua história. Semana passada, o jornal inglês The Guardian publicou um artigo intitulado: “Amor: como podemos abraçar um filme que é tão claramente pro-eutanásia?”. O jornal lembra que o mundo tem mostrado muito amor para um filme pelo qual o marido mata a esposa; e estamos perdendo as possíveis discussões social passíveis de serem geradas pelo seu contéudo. E continua: “Como o público pode ir contra o personagem do marido quando o admiramos por todo o filme?”. O personagem Georges é tão devotado à esposa – uma idosa pianista que sofreu um derrame que a parilisa parcialmente após uma cirúrgia – que apenas duas cenas dão dica para preparar o espectador ao que vai se suceder. Numa, Georges estapeia a indefesa mulher. Noutra ele sonha consigo próprio sendo sufocado. O texto observa também que a família não passa por necessidades financeiras e poderia prover um tratamento mais adequado à doente. “Ainda assim, temos um filme detalhando a devoção e carinho de Georges cuidando da esposa, cujo declinio é tão duro e rápido que restam pouca opção para discordar de Georges e perceber que ele entrou em colapso. Assim justifica a eutanásia. Dessa forma, sendo um filme tão aclamado, enquanto permanece mal examinado, é um filme perigoso”. O texto é de Margaret Morganroth Gullette, pesquisadora do centro de “Estudos Femininos” da Universidade Brandeis, e autora do livro “Agewise: Fighting the New Ageism in America”, sobre fobias baseada em discriminação com idades.

———————
CINE-PE
O 17º Cine-PE abriu inscrições para oficinas profissionalizantes de “Finalização Digital” (de 26/04 a 01/05, das 9h às 13h, na Unicap) e “Pós Produção Sonora” (de 26 a 28/04, das 9h às 13h, na Unicap), este último ministrado por Miriam Birdman, da Effects Filmes (que trabalhou nos Estados Unidos em filmes como A Cor do Dinheiro, de Scorcese, e Short Cuts, de Robert Altman). Para as aulas de “Finalização Digital” estão escalados, respectivamente, a executiva da Link Digital e pós-produtora Jal Guerreiro (que possui mais de 20 longas metragens no currículo) e, também da Link, João Paulo Reis (com mais de 30 títulos no portfólio, e José Rubens Hirsch, que montou “Todos Corações do Mundo” e “Tieta”). Interessados encontram mais detalhes em (www.cine-pe.com.br). A inscrição custa R$ 150,00 e pode ser feita pelo site.

—————-
CINE-PE 2
O Cine-PE está programado para acontecer entre 26 de abril e 02 de maio de 2013, e a produtora BPE trabalha acelerado para por em ordem suas atrações. Em sua 17ª edição, o evento contará com o mesmo formato anterior, com mostras paralelas (inclusve a Mostra Pernambuco). O tema será o Brasil como páis do futebol e do cinema. pegando carona na Copa das Confederações, em junho, e na Copa do Mundo, em 2014. Já há definida, inclusive, a realização de uma grande pelada, no dia 1º de maio, reunindo artistas de cinema e ex-jogadores da Seleção Brasileira. Confirmadas também mostra paralela de filme e mesas redondas sobre o esporte, priorizando países que estão na Copa das Confederações.

———————–
VOCÊ NO SUNDANCE
A Nokia e o Sundance London Film and Music Festival 2013 estão convidando diretores e cineastas para enviar um trailer (15 a 60 seg.) para um curta-metragem inspirado no cenário da musical underground de uma cidade de escolha do diretor, o vídeo poderá ser uma animação ou live-action. Dois trailers serão selecionados pelos júri do Sundance Institute e da Nokia. Os vencedores receberão: Um orçamento de $5000 dólares cada, para finalizar a produção do seu curta Dois Nokia Lumia920 Exibição garantida no Sundance London Film Festival Sessão de consultoria com um dos jurados Viagem com tudo pago para participar do Festival em Londres E ainda, um grande vencedor levará um prêmio de $5000 dólares! Para mais detalhes, datas e para participar aqui: (http://re.po.st/R5CZW2).

Mais Recentes

Publicidade