X

0 Comentários

Críticas

Festa da Salsicha

Não é uma animação para crianças, nem tampouco para adultos.

Por Luiz Joaquim | 06.10.2016 (quinta-feira)

“Essa não é uma animação para crianças”, estampa o pôster brasileiro de Festa da salsicha (Sausage party, EUA, 2016), de Greg Tiernam e Conrad Vernon, com produção de (e dublado e roteirizado por) Seth Rogan.

Não é, tão pouco, uma animação para adultos, tal qual, por exemplo, Valsa com Bashir (2009). Festa da salsicha está mesmo é para o público adolescente.

É simples. A premissa apresenta um universo animado de todos os produtos, com vida, de um supermercado. Eles vivem uma ilusão de que irão ao paraíso assim que forem escolhidos por algum humano para serem levados embora dali.

E nesse enredo os protagonistas são a salsicha Frank (Rogen) cujo sonho e sair logo da embalagem para penetrar a pãozinho Brenda (Kristen Wiig, de Missão madrinha de casamento). Na verdade, todo o entorno do contexto desse universo tem como vetor uma flecha que aponta para o sexo, ou pela frustração da ausência do sexo, como queiram.

Na trama, Frank e sua salsicha amiga Barry (voz de Michael Cera, no original) descobrem cada um a seu modo que o paraíso não existe e o desfecho dessa brincadeira conduz o sentido da vida, para as comidas do Super, ao hedonismo, mais particularmente com o sexo como o sentido de todas as coisas da existência.

 

Seth Rogan convidou toda a turma para participar dessa piada cansativa e fazer as vozes de Teresa, uma taco mexicana lésbica (Salma Hayek); do faxineiro do supermercado (Paul Rudd); e do viciado Druggie (James Franco);

De início, há o estranhamento (bom) em se escutar palavrões numa animação, dentro de uma sala de cinema. Algo raro que, talvez tenha passado por aqui há mais de 15 anos, com South Park: maior, melhor e sem cortes (1999).

Mas esse bom estranhamento pelo inusitado perde sua força em poucos minutos de Festa da salsicha pelo exagero, pela má dosagem, e o enfado toma conta do riso.

Portanto, se for conhecer a tal salsicha sem graça do Seth Rogen, vá por conta e risco.

Mais Recentes

Publicidade