X

0 Comentários

Festivais

21. Cine-PE (2017) – seleção

De 23 a 29 de maio, festival exibe seis longas e 20 curtas de todo o país em competição.

Por Luiz Joaquim | 08.05.2017 (segunda-feira)

*Texto divulgado pela assessoria do festival. (acima, still de Toro, longa de Edu Felistoque, em competição).

O Cine PE completa 21 anos e, de 23 a 29 de maio de 2017, vai reunir no Recife diretores, produtores, atores, jornalistas e críticos de todo o país em torno do cinema brasileiro. O festival será realizado no tradicional Cinema São Luiz, que voltou a sediar o evento há dois anos. Longas de ficção e documentários estarão juntos na Mostra Competitiva de Longas-Metragens, que reúne seis filmes nacionais. A Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos apresenta oito títulos e a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais, doze. Serão homenageados os atores Rodrigo Santoro e Cássia Kiss, e o crítico de cinema pernambucano Luiz Joaquim.

 Seis longas nacionais foram selecionados para a mostra competitiva: “O Crime da Gávea”, de André Warwar (RJ); “Borrasca”, de Francisco Garcia (SP); “Toro”, de Edu Felistoque (SP); “Los Leones”, de André Lage (MG); “O Jardim das Aflições”, de Josias Teófilo (RS); e “O Silêncio da Noite é que tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras”, de Petrônio Lorena (PE).  (veja abaixo a lista completa e detalhes).

 Realizado por Sandra Bertini, diretora da produtora BPE, o 21º Cine PE tem curadoria do ator, diretor e produtor de cinema Bruno Torres, da escritora e professora de cinema Amanda Mansur, e do documentarista e professor do curso de Cinema e Audiovisual da UFPB Matheus Andrade. Este ano, o Cine PE reforça sua vocação para a celebração do cinema de forma plural, com filmes autorais e produções que buscam uma identificação direta com o espectador no Brasil e no mundo, como é o caso do curta “Vênus – Filó A Fadinha Lésbica”, do diretor Sávio Vieira, que esteve na Mostra Panorama da Berlinale de 2017. “Foram muitos filmes inscritos para esta edição. A curadoria prestou um enorme serviço ao evento. Aproveito para fazer um agradecimento muito especial ao grupo, afinal foram 473 filmes avaliados. Deixei-os livres para escolherem os filmes que comporiam as grades das mostras competitivas, porém que fosse considerada a diversidade das linguagens e dos temas abordados. Festival é isso: filmes para todos os gostos e públicos”, diz Sandra Bertini.

 Todas as sessões e a cerimônia de encerramento serão no Cinema São Luiz, construído em 1952 em Boa Vista, às margens do Rio Capibaribe. Tombado como patrimônio histórico e revitalizado em 2008, é um dos últimos grandes cinemas de rua do país e tem capacidade para mil pessoas. A bilheteria será de responsabilidade do Cinema São Luiz, e o faturamento revertido para a manutenção do espaço. A sede do festival será no Hotel Transamérica, em Boa Viagem, onde acontecerão os debates e seminários. Os debates dos filmes serão sempre na manhã seguinte à exibição e os seminários e workshops ocuparão o período da tarde, tratando de temas atuais que envolvem o setor do audiovisual.

 Fora de competição, compõem a Mostra Hors-Concours três longas: a ficção “Real – O Plano por Trás da História”, de Rodrigo Bittencourt (SP); e os documentários “O Caso Dionisio Diaz”, de Chico Amorim e Fabiana Karla (RJ), e “Atum, Farofa & Spaghetti”, de Riccardo P. Rossi (SP); além do curta pernambucano “Duas Mulheres”, de Marcelo Brennand.

 Inscreveram-se este ano no Cine PE 473 filmes, sendo 398 curtas e 75 longas.

 Júri – Os jurados das mostras competitivas de curtas nacionais e pernambucanos são: Emanoel Freitas, ator, diretor artístico, gestor e produtor de eventos; Indaiá Freire, jornalista, produtora cultural, mestra em literatura e cinema; e Tony Tramell, jornalista, ativista cultural e assistente de direção. Os jurados das mostras competitivas de longas nacionais são: Caio Cesár, Secretário Municipal de Cultura de Londrina, doutor em multimeios, mestre em Comunicação e Mercado; Naura Schneider, atriz, produtora e jornalista; e Vladimir Carvalho, documentarista, cineasta e escritor.

 Troféu Calunga O Troféu Calunga é oferecido aos vencedores das mostras competitivas de curtas e longas-metragens. A “Calunga” representa a boneca carregada pela sacerdotisa dos cultos afro-brasileiros durante a apresentação do Maracatu. Ela faz parte das cerimônias religiosas, onde recebe o nome de uma princesa e representa uma divindade expressando um objeto de força e proteção. O Troféu Calunga é uma criação da artista plástica Juliana Notari. Os homenageados do Cine PE são contemplados com a Calunga de Ouro e os filmes vencedores, com a Calunga de Prata.

 PremiaçõesDe acordo com o regulamento do Cine PE, são 12 categorias de prêmios para a Mostra Competitiva de Longas-Metragens: filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, atriz e ator. Os filmes das Mostras Competitivas de Curtas-Metragens Nacionais  e Pernambucanos serão julgados em dez categorias: filme, direção, roteiro, fotografia, montagem, edição de som, trilha sonora, direção de arte, ator e atriz. Além da premiação oficial, o Canal Brasil oferece o Prêmio Canal Brasil de Curtas – um júri composto por jornalistas e críticos de cinema escolhe o melhor filme de curta-metragem nacional em competição, que, além de ser exibido na grade de programação, recebe o Troféu Canal Brasil e R$ 15 mil.

 IngressosOs ingressos para as sessões do 21º Cine PE custarão meia entrada no valor de R$ 5,00 (preço único). A bilheteria será de responsabilidade do Cinema São Luiz, e o faturamento revertido para a manutenção do espaço. Haverá vendas antecipadas, nas bilheterias do Cinema São Luiz. 

Programação

23 de maio, 19h

APRESENTAÇÃO MOSTRA FILMES OFICINAS
A Lição (PE)
A Menina do Leite (PE)
A Perna Cabeluda e o Saci (PE)
Princesas (PE)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS (MOSTRA PE)
Los Tomates de Carmelo (PE)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS (MOSTRA CURTA BRASIL)
Diamante, o Bailarina (SP)

EXIBIÇÃO DE FILME HORS CONCURS
Real: O plano por trás da história (SP)

24 de maio, 19h30

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS (MOSTRA PE)
Almas Secas (PE)
Iluminadas (PE)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS (MOSTRA CURTA BRASIL)
O Ex-Mágico (PE)
Luiza (PR)
Não me prometa nada (RJ)

MOSTRA COMPETITIVA DE  LONGAS-METRAGENS
O Jardim das Aflições (RS)

25 de maio, 9h

APRESENTAÇÃO MOSTRA FILMES OFICINAS – CURTA METRAGEM
A vida do carneirinho (PE)
Cadê a princesa (PE)
Racismo no Aeroporto (PE)

MOSTRA INFANTIL DE LONGA METRAGEM
A lenda de Oz (EUA)

19h30
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS (MOSTRA PE)
Aqui Jaz (PE)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS (MOSTRA CURTA BRASIL)
Aqueles anos em Dezembro (SP)

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
Los Leones (MG)

26 de maio, 9h
Carrossel 2: O sumiço de Maria Joaquina

MOSTRAS ESPELHO BRASILEIRO, 15h30
Bar Esperança (BR)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS, (MOSTRA PE), 19h30
Baunilha (PE)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS (MOSTRA CURTA BRASIL)
Vênus: Filó a Fadinha Lésbica (MG)
Abissal (CE)
A menina só (SC)

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
O Crime da Gávea (RJ)

27 de maio, 15h30

MOSTRAS ESPELHO BRASILEIRO
Bete Balanço (BR)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS (MOSTRA PE)
Autofagia (PE)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS (MOSTRA CURTA BRASIL)
Quando os dias eram eternos (SP)
O Tronco (SP)

MOSTRA COMPETITIVA DE  LONGAS-METRAGENS
Toro (SP)

EXIBIÇÃO DE FILME HORS CONCURS
O Caso Dionísio Diaz (RJ)

28 de maio, 15h30
Com licença eu vou à luta (BR)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS (MOSTRA PE)
Entre Andares (PE)
Marina e o passarinho perdido (PE)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS (MOSTRA CURTA BRASIL)
Cartas (RJ)
Retratos da Alma (DF)

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
O Silêncio da noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras (PE)

29 de maio, 19h30
EXIBIÇÃO DE FILME HORS CONCURS
Duas Mulheres (PE)
Atum, Farofa & Spaghetti (SP)

Mais Recentes

Publicidade