X

0 Comentários

Reportagens

Animal Indireto e Miragem exibem em Olinda

Abraccine e Cineclube Ventura (Aeso) exibem 2 filmes inéditos em PE e debate o protagonismo do negro

Por Luiz Joaquim | 13.11.2019 (quarta-feira)

O Cineclube VENTURA estabelece mais uma parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) para exibir em Pernambuco dois filmes inéditos no Estado. Na próxima segunda-feira (18/11), às 10h30, serão exibidos no Cineteatro das Faculdades Integradas Barros Melo – Aeso, o curta-metragem Miragem, de Flora Dias (29”) seguido por Animal indireto, de Daniel Lentini (50”).

A sessão de inéditos integra a itinerância da ‘Sessão Abraccine’, que circula em outras cidades do País e agora chega a Olinda. Nesta edição o foco da programação está na transtorno psicológico dos protagonistas representados aqui em cada um de suas obras, com o cinema servindo, ele próprio, como uma ferramente terapêutica.

Em Miragem, Flora Dias trabalha com sua própria mãe e uma atriz para expurgar aquilo que ela não queria mais que existisse. Já em Animal indireto – documentário que esteve na programação oficial do Festival de Roterdã 2019 -, o diretor Daniel Lentini, após um ataque de pânico severo dentro de uma sala de cinema, é diagnosticado com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Com a intenção de usar o cinema como válvula de escape, ele parte em uma viagem para filmar a realidade do Brasil, de Cuba e do Haiti.

VENTURA NA ESCOLA – No dia seguinte (terça-feira, 19/11), o projeto paralelo do Cineclube Ventura – o “Ventura na Escola” – volta à Escola de Referência Desembargador Renato Fonseca (em Jardim Brasil 1, Olinda) para exibir e debater cinema com alunos do ensino médio.

Com a devida autorização da produtora “Filmes de Plástico” o projeto apresenta Temporada, de André Novais de Oliveira, colocando em destaque o protagonismo do negro na arte. Estrelado pela atriz Grace Passô, o filme, que foi o grande vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2017, acompanha a personagem Juliana que vai morar em Contagem (na Grande Belo Horizonte) para trabalhar no combate à Dengue. No processo, ela faz novos amigos que a ajudam a superar uma crise pessoal

O nome do Cineclube VENTURA é uma homenagem ao filme pernambucano Dança, amor e ventura (1927), de Ary Severo, rodado dentro do período conhecido como Ciclo do Recife.

SERVIÇO

Cineclube VENTURA

Sessão #4 (2019-2) – segunda-feira (18 de novembro), às 10h30.

Filmes:

MIRAGEM (Bra., 2019), de Flora Dias, 30 min.

ANIMAL INDIRETO (BR., 2019), de Daniel Lentini, 51 min.

Projeção no formato: MP4

Local: AESO – Faculdades Integradas Barros Melo. Av. Transamérica, 405 – Jardim Brasil, Olinda. Cineteatro (capacidade 240 lugares). Entrada franca.

VENTURA na Escola

Sessão #3 (2019-2) – terça-feira (19 de novembro), às 13h30.

Filme: TEMPORADA (BR., 2018), de André Novais de Oliveira, 112 min.

Projeção no formato: MP4

Link para trailer: clique aqui 

Local: AESO – Erem Desembargador Renato Fonseca (Jardim Brasil 1, Olinda).

Mais Recentes

Publicidade