X

0 Comentários

Reportagens

Livro: Mulheres Atrás das Câmeras

Lançamento com debate no Recife é na segunda-feira (2.mar.) às 18h, na Livraria Jaqueira (Recife Antigo)

Por Luiz Joaquim | 27.02.2020 (quinta-feira)

Editado em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018 é fruto de uma inquietação perante as poucas informações disponíveis sobre a história do cinema brasileiro feito por mulheres.

Os 27 artigos estruturam esta produção por meio de ensaios com recortes temáticos ou focados em figuras de destaque. Os ensaios abordam desde o pioneirismo de Cléo de Verberena (a primeira realizadora mulher), Carmen Santos (produtora, atriz, criadora de estúdios) e Gilda Abreu (roteirista e diretora do sucesso O ébrio [1946]), até diretoras contemporâneas como Anna Muylaert e Suzana Amaral. A edição também inclui filmografias das realizadoras perfiladas e o “Pequeno dicionário das cineastas brasileiras” com 265 verbetes.

O prefácio salienta as dificuldades impostas às mulheres para ascender à qualidade de diretoras na indústria cinematográfica. Nos artigos, acompanhamos a jornada dessas mulheres que diversificaram o cinema brasileiro e o histórico de suas contribuições.

Lançamento no recife – No dia 2 de março, a partir das 18 horas, o livro será lançado na Livraria Jaqueira, no Recife Antigo., com a presença da organizadora Luiza Lusvarghi (Abraccine), da autora Iomana Rocha (UFPE), da jornalista Luciana Veras (Revista Continente), das diretoras Dea Ferraz e Renata Pinheiro e de representantes do Mape (Movimento Mulheres no Audiovisual PE) . Na roda de conversa, aberta ao público, a ideia principal é discutir a presença da mulher cineasta no mercado de audiovisual pernambucano e no Brasil, e compartilhar as experiências de diferentes gerações no fazer cinema.

Sobre as organizadoras –  Luiza Lusvarghi é jornalista, pesquisadora de cinema e audiovisual. Autora de Cinema nacional e World Cinema (2010), O crime como gênero na ficção audiovisual da América Latina (2018), assina o blog Femme Fatale, na Revista O Grito. É integrante do Coletivo Elviras de Críticas de Cinema, e da Abraccine.

Camila Vieira da Silva é jornalista, crítica e curadora de cinema. Integrou a curadoria de curtas da Mostra de Cinema de Tiradentes, em 2018 e 2019. Participa do podcast Feito por Elas, com ênfase em filmes dirigidos por mulheres. Escreve atualmente nas revistas eletrônicas Sobrecinema e Multiplot. É integrante da Abraccine e da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine).

Serviço:

Local: Livraria da Jaqueira Recife Antigo

Endereço: R. Madre de Deus, 110.

Segunda-feira (2.mar.) às 18h

Mais Recentes

Publicidade