X

0 Comentários

Reportagens

Cinema Pernambucano: Do silencioso a Bacurau

Em 12 encontros gratuitos, Luiz Joaquim vai apresentar um panorama da vitalidade do cinema pernambucano

Por Luiz Joaquim | 28.12.2020 (segunda-feira)

O professor e crítico de cinema Luiz Joaquim (editor deste CinemaEscrito.com), com o incentivo da Lei Aldir Blanc PE, oferece curso sobre a história do cinema feito em Pernambuco, com encontros semanais nas noites de quinta-feira, a serem realizados entre 7 de janeiro e 25 de março. Inscrições GRATUITAS até segunda-feira (4 de jan. de 2021)

O curso “Cinema Pernambucano: Do silencioso a Bacurau” irá contemplar, em 12 encontros online e gratuitos, o cenário artístico, político e social responsável pelo reconhecimento mundial do cinema feito em Pernambuco, desde o período silencioso até a popular realização produzida no Estado a alcançar o maior sucesso internacional: o filme Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Como chegamos a este ponto? O que levou a produção local a ser respeitada e admirada pelo resto do Brasil? O que nos trouxe até este momento?

Para cada encontro, com cerca de 90 minutos, o aluno terá acesso ao conteúdo programático, incluindo espaço para perguntas e respostas com os participantes. O curso acontecerá em tempo real, com os encontros ao vivo pela plataforma Google Meet.

Cronograma dos encontros: de 7 de janeiro de 2021 a 25 de março de 2021, sempre às quintas-feiras, iniciando às 19h30. Limite de participantes: 40 pessoas.

INSCRIÇÃO – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 23h59 da segunda-feira (4 de janeiro). Para concorrer a uma das 40 vagas, basta o candidato preencher o formulário no seguinte endereço: https://forms.gle/JPmzsTXESi7x6KhE6

Conteúdo programático

Encontro 1 (7.jan) – Apresentação e discussão sobre um possível conceito para ‘cinema pernambucano’ / As ‘vistas’ das primeiras produções cinematográficas em Pernambuco;

Encontro 2 (14.jan) – O Ciclo do Recife

Encontro 3 (21.jan) – A chegada do cinema sonoro / “O Coelho sai”

Encontro 4 (28.jan) – Alberto Cavalcanti no Recife, “O Canto do Mar”

Encontro 5 (4.fev) – Documentário sociais / A produção dos anos 1960

Encontro 6 (11.fev) – O Movimento Super-8

Encontro 7 (18.fev) – Os anos 1980 / Renovação

Encontro 8 (25.fev) – A Retomada / O Baile Perfumado

Encontro 9 (4.mar) – 1995-2005 / A sedimentação da nova geração

Encontro 10 (11.mar) – Os coletivos “Símio” e “Trincheira”

Encontro 11 (18.mar) – Alguns nomes fundamentais e incontornáveis

Encontro 12 (25.mar) – O sucesso internacional e a novíssima geração

sobre o professor

 

Fields marked with an * are required

assine e receba
novidades por email

Mais Recentes

Publicidade