X

0 Comentários

Reportagens

14º Cine Esquema Novo

Festival conta com três mostras, além de oficinas, seminários, debates e representatividade.

Por Amanda de Luna | 10.04.2021 (sábado)

– com informações da assessoria do festival.

Repleto de atividades como seminários, oficinas e debates, o 14º Cine Esquema Novo traz uma programação  gratuita e on-line, que ficará disponível durante todos os dias do festival. De hoje (10) até quinta-feira (15) serão três mostras, divididas em Mostra Competitiva Brasil, Mostra Artista Convidado Welket Bungué e Mostra Outros Esquemas, apresentando um total de 49 filmes, em que seis são estreias internacionais.

Com o formato on-line, além das interações pelas redes sociais, a organização do festival, com o intuito de trazer mais uma inovação ao evento, criou o chamado Caderno de artista. A novidade trata da exibição de variados conteúdos construídos em parceria com os realizadores selecionados, incluindo, além do filme, informações sobre a produção, entrevistas e obra à escolha do realizador que dialogue com a produção em competição. A intenção é que esses materiais permitam ao público uma maior imersão e compreensão dos trabalhos dos artistas.

O festival promete produções que trazem a diversidade, representatividade e temas de grande importância para a sociedade. São dez projetos assinados por oito realizadoras, 19 realizadores,  contemplando artistas agênero e não-bináries. Há produções vindas de onze estados brasileiros, bem como dois projetos realizados no exterior, mas assinados também por artistas nacionais. Os temas abordados envolvem a conjuntura política do país, direitos humanos, solidão, saúde mental, questões indígenas, racismo, identidade queer, dentre muitos outras pautas de grande relevância.

Dentre títulos de destaque selecionados para Mostra Competitiva Brasil tem-se O mundo mineral, de Guerreiro do Divino Amor, vencedor do prêmio Pipa 2019; 13 Ways of Looking at at a Blackbird, de Ana Vaz, filme inspirado no poema de Wallace Stevens e que integra o Forum Expanded do 71º Festival Internacional de Cinema de Berlim; Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira, produção que já integrou mais 70 festivais e alcançou 25 prêmios; e A chuva acalanta a dor,  de Leonardo Mouramatheus, projeto que já participou de festivais como IFFR | International Film Festival Rotterdam, na Holanda, IndieLisboa International Film Festival  em Portugal, Viennale – International Film Festival.

Das obras de estreia internacional, o destaque fica com Eu não sou um robô, obra inédita realizada por Gabriela Richter Lamas, Maurílio Almeida, Felipe Yurgel e Guilherme Cerón. O filme traz como tema principal a solidão e as relações por meio digital, caracterizando-se como uma abordagem que dialoga diretamente com a conjuntura pandêmica atual que envolve todo o mundo.

A Mostra Competitiva Brasil premiará o vencedor com o Grande Prêmio Cine Esquema Novo 2021, que contará no júri com conhecidos nomes como Fernanda Brenner, Flávia Guerra, Graciela Guarani e  Linn da Quebrada.

O festival conta ainda com a Mostra Artista Convidado Welket Bungué e a Mostra Outros Esquemas. A primeira terá como convidado o artista que dá nome ao evento, sendo toda ela composta por títulos de sua autoria, sendo três desses obras inéditas. A segunda fica responsável por apresentar um espaço de identidade e diversidade, trazendo metade dos projetos selecionados assinados por mulheres. Pelas produções perpassam temas como feminismo, diversidade cultural, pautas LGTBQIA+, dentre outras.

Após a exibição dos filmes, diariamente serão promovidos debates com convidados especiais, por meio do canal do Youtube. 

Quanto às oficinas que integram a programação do evento, serão quatro, sendo três delas promovidas em parceria com o Macumba LAB, coletivo de profissionais negros e negras do audiovisual. São elas Animação Pixillation e a ilusão do movimento impossível; Pluralidade e cinema, uma realidade possível?; e Narrativas Antirracistas. O quarto workshop, o projeto Câmera Causa  ocorrerá em aulas teóricas e práticas ao longo de todo o festival.

Igualmente, dentre os seminários promovidos pelo evento, o destaque fica com a novidade Pensar a imagem, que tem o objetivo de trazer discussões sobre questões estéticas, políticas e teóricas relacionadas à imagem. O seminário ocorrerá 12 a 15 de abril, das 19h às 21h, com apresentação também libras. A transmissão será realizada por meio do canal do Youtube, através do seguinte Link.

O festival promete trazer riqueza de conteúdos e bastante interação pelas redes sociais, por meio dos canais do evento, como o perfil do instagram @cine_esquema_novo. A abertura ocorrerá logo mais às 20h (10/4) e trará uma atração excepcional à Porto Alegre, com uma série de projeções urbanas nos quatros cantos da cidade. A atração será transmitida ao vivo, a fim de evitar aglomerações e estando disponível para que todo o público possa acompanhar de casa.

Toda a programação pode ser conferida no Link.

Mais Recentes

Publicidade