X

0 Comentários

Festivais

45ª Mostra SP (2021) Livro: Cinemas Periféricos

Ivonete Pinto apresenta em livro artigos que refletem sobre cinematografias fora do eixo predominante

Por Luiz Joaquim | 27.10.2021 (quarta-feira)

Nada mais afinado do que o lançamento do livro Cinemas Periféricos – estéticas e contextos não hegemônicos (Paco Editorial, 384 pág., R$ 56,90), de Ivonete Pinto, acontecer no âmbito da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, cuja 45ª edição acontece até 3 de novembro. Tal afinação está relacionada com o foco que interessa à autora, ou seja, aquilo que não é óbvio na produção cinematográfica mundial. E se há um lugar historicamente apresentando essa cinematografia ao Brasil, este lugar é a Mostra de SP. O lançamento do livro da professora, pesquisadora e crítica de cinema gaúcha acontece neste sábado, às 18h, na Livraria do Espaço Itaú (R. Augusta, 1475, São Paulo).

O livro traz 52 artigos divididos por continentes, reunindo textos inéditos e a produção de mais de duas décadas publicada em revistas,  jornais e sites em torno de filmes de países como Turquia, Irã, Tailândia, Índia, Camboja, Azerbaijão, Rússia, Romênia, Coreia do Sul e do Norte. Os artigos, que mesclam abordagem acadêmica, ensaística e jornalística, contribuem para a reflexão do que significa produzir fora do eixo hegemônico representado especialmente pelos Estados Unidos e alguns países europeus.

Ivonete Pinto

A autora  privilegia filmes vistos sobretudo em festivais de cinema, e explora questões de linguagem e estética, bem como o contexto cultural, político e religioso dos países de origem dos filmes tratados.

No prefácio, escrito por Stephanie Dennison, professora de Estudos Brasileiros na Universidade de Leeds (UK), o destaque: “a autora contextualiza suas observações em uma série de ensaios introdutórios que traçam a origem e desenvolvimento de conceitos tais como World Cinema, contribuindo assim para a teorização do cinema não- hollywoodiano”.

Quem assina a apresentação do livro é diretora da Mostra de Cinema de São Paulo, Renata de Almeida, no qual relaciona que “o cinema pode ser uma janela que nos faz entender e até nos identificar com o desconhecido; a riqueza da vida humana se encontra na diversidade, na oportunidade de conhecermos a diferença e mesmo com ela, a identificação”.

O editor da Paco Editorial, professor e crítico de cinema Humberto Silva, afirma que Cinemas Periféricos “oferece um mapa de realizações destacadas nos quatro cantos do mundo. Nesse livro, um filme é um veículo de reflexão sobre o mundo, em suas peculiaridades culturais e políticas”.

Ivonete Pinto é jornalista, doutora pela ECA-USP; foi presidente da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema – gestão 2019/2021); é professora no curso de Cinema UFPel; coeditora da revista Teorema, colaborada do Cinema Escrito;  autora dos livros A Mediocridade, Descobrindo o Irã,  Samovar nos Trópicos e coorganizadora  de Bernardet 80: Impacto e Influência no Cinema Brasileiro e Ismail Xavier – um pensador do cinema brasileiro.

Serviço:

O que: Sessão de autógrafos do livro “Cinemas Periféricos – estéticas e contextos não hegemônicos”, de Ivonete Pinto

Quando: Dia 30 de outubro de 2021, 18h

Onde: Livraria do Espaço Itaú (R. Augusta, 1475 – Consolação)

Editora: Paco Editorial

Número de páginas: 384

ISBN: 9786558405658

Preço de capa: R$ 56,90

Crédito capa: Nabat (Azerbaijão, 2014), de Elchin Musaoglu

Contato: ivonetepinto02@gmail.com

Mais Recentes

Publicidade