X

0 Comentários

Reportagens

“A Transformação de Canuto” premiado no IDFA

Produção pernambucana vence principal festival mundial de documentários

Por Yuri Lins | 24.11.2023 (sexta-feira)

– com informações da assessoria Guggiana Assessoria 

O filme A Transformação de Canuto, dirigido por Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho, estreou no IDFA – International Documentary Film Festival, em Amsterdam (Holanda), sendo premiado como Melhor Filme e por sua Contribuição Artística na competição Envision.

No segundo trabalho de Ariel Kuaray Ortega , cineasta indígena Mbyá-Guarani e diretor de Bicicletas de Nhanderu, e de Ernesto de Carvalho, correalizador de Martírio, mergulha-se na vida de uma comunidade Mbyá-Guarani. Lá, ressoa a lenda de Canuto, um homem que sofreu uma metamorfose, transformando-se em uma onça e enfrentando um destino trágico. Agora, as narrativas da aldeia se entrelaçam na empreitada cinematográfica de contar sua história. Surgem questionamentos: por que esse destino peculiar? E, crucialmente, quem representará Canuto nessa saga de metamorfoses e mistérios

Em um feito inédito, ‘A Transformação de Canuto’ conquistou dois dos três prêmios da competição do IDFA.

O IDFA destacou a conquista inédita do documentário ao receber dois dos três prêmios da competição. O júri elogiou o compromisso dos diretores com a realização de filmes em comunidades e a sua habilidade em transitar entre diferentes mundos, incorporando os diversos significados de transformação.

Além disso, a contribuição artística dos diretores foi reconhecida por oferecer uma visão do cinema comunitário em que cada pessoa redefine o significado da palavra ‘sujeito’. Essa vitória também marcou a primeira vez que um filme brasileiro conquistou a mostra Envision do IDFA, espaço destinado a filmes que exploram questões sociais, políticas ou culturais de maneira criativa.

Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho – crédito: Nina Schollaardt.

Mais Recentes

Publicidade