
Mostra ‘O Som dos Trópicos’ no Recife
Sessões gratuitas do Cineclube Sans Soleil discutem som, paisagem e memória no cinema
Por Yuri Lins | 28.08.2025 (quinta-feira)

– Com informações da assessoria do Cineclube Sans Soleil. Na imagem destacada, o filme “O Som ao Redor” (2012), de Kleber Mendonça Filho.
A cidade do Recife recebe, entre 28 de agosto e 19 de setembro, a mostra de cinema Som dos Trópicos, iniciativa do Cineclube Sans Soleil que oferece exibições e debates gratuitos. O evento propõe investigar as relações entre som, memória e paisagem no cinema, reunindo sessões em espaços culturais como a Livraria do Jardim, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), o Cinema da UFPE e o Cinema São Luiz.
A abertura acontece nesta quinta-feira (28), às 19h, na Livraria do Jardim, com a exibição do filme O Pântano (2001), da diretora argentina Lucrecia Martel. O encerramento será no Cinema São Luiz, em 19 de setembro, no mesmo horário, com o longa pernambucano O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho.
A programação, encabeçada pelos curadores Montez e João Matheus Marques, conecta produções brasileiras e internacionais, buscando expandir o território da escuta no cinema. A seleção de filmes propõe novas formas de ouvir uma obra audiovisual e incentiva uma percepção mais atenta ao ambiente sonoro da própria cidade.
A proposta da mostra é reunir obras que dialogam diretamente com a maneira como o som é percebido, valorizando ecos, pausas e nuances que vão além de uma representação estritamente realista.. Entre os destaques, está a sessão de A Viagem da Hiena (1973), do cineasta senegalês Djibril Diop Mambéty, no MAMAM, em 12 de setembro, às 14h, em homenagem ao aniversário de nascimento do diretor. A mostra também dedica atenção especial ao cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, com a exibição de Tio Boonmee que Pode Recordar Suas Vidas Passadas (2010), Memória (2021) e Mal dos Trópicos (2004), no dia 15 de setembro, no Cinema da UFPE.
Confira a programação completa:
SERVIÇO
Mostra: Som dos Trópicos
Período: 28 de agosto a 19 de setembro
Locais:
-
Livraria do Jardim
-
Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM)
-
Cinema da UFPE
-
Cinema São Luiz
Entrada: Gratuita
Informações: @cinesanssoleil
0 Comentários