X

0 Comentários

Reportagens

Nasce o Cineclube da Fundação

Neste sábado (9/3) nasce um novo cineclube no Recife. O endereço, no Derby, você já conhece.

Por Luiz Joaquim | 08.03.2024 (sexta-feira)

– na imagem acima, Henri Poupon como o professor Merlusse (inspiração de Os Rejeitados), em filme dirigido por Marcel Pagnol (1935). O título integra a programação do Cineclube. 

A tradição do cineclube no Recife já existe há mais de 70 anos e está prestes a ser renovada. Amanhã (sábado, 9), a capital pernambucana ganha um novo (velho) espaço para dar vazão à cinefilia local. O ‘velho’ dos parênteses está aí por o endereço Rua Henrique Dias, 609, Derby – do novíssimo Cineclube da Fundação ser o mesmo do já famoso cineclube Jurando Vingar, iniciado lá no final dos anos 1980 (leia mais aqui).

Enquanto a sala do Cinema da Fundação no Derby segue corrigindo o seu equipamento de projeção, a coordenação do espaço vai dar partida ao seu novo projeto. A sessão do Cineclube da Fundação irão ocupar todos os finais de semana de março na sala João Cardoso Ayres – o outro, e menor, auditório da Fundação Joaquim Nabuco naquele campus, o Ulysses Pernambucano, no Derby.

A partir de uma parceria com o Instituto Francês e a Embaixada da França no Brasil a programação de março traz títulos daquele país produzidos entre 1935 e 2022 em 15 sessões (16 filmes) distribuídas nos sábados e domingos deste mês.

Sem pagar ingresso, o espectador poderá ter acesso a uma projeção digital de alta definição numa tela de 4,50 x 2,80 metros (208 polegadas) exibindo títulos clássicos e inéditos.

“Cléo das 5 às 7” está entre os selecionados

Neste primeiro final de semana,  a sessão inicial de amanhã (9/3) é com a bela e pouco conhecida no Brasil animação de Michel Ocelat, O faraó, o selvagem e a princesa (2022), às 15h, e depois, às 17h, o espaço abre para uma sessão dedicada à Justine Triet (diretora de Anatomia de uma queda) com o seu ótimo curta-metragem Menino Mau, Menina Má (2012) e o longa A Batalha de Sólferino (2012).

No domingo 10/3, dia da premiação do Oscar 2024, vamos apresentar a obra que serviu de inspiração a um de seus concorrentes ao título de Melhor Filme – Os rejeitados. Estamos falando de Merlusse (1935), dirigido por Marcel Pagnol, com sessão às 15h. Quem viu e se emocionou com Os rejeitados irá se deliciar em conhecer a versão econômica e igualmente comovente de Pagnol, com o ator Henri Poupon no papel do solitário professor que precisa manter seus alunos na linha em pleno feriado de Natal.

A última sessão do domingo pertence ao eterno amado François Truffaut com a sua revolucionária melodia amorosa em forma de filme chamada Jules et Jim: Uma mulher para dois. Sessão às 16h50.

Para os outros finais de semana, você poderá reencontrar Agnés Varda com a sua Cléo das 5 às 7; o estrondoso sucesso As bicicletas de Belleville, apresentado ao Recife há 20 anos, em abril de 2004, pelo Cinema da Fundação;  o documentário Abel Gance e seu Napoleão (1984), feito pelo então jovem assistente de Gance, Nelly Kaplan; e o tocante Zazie no metrô (1960), de Louis Malles.

“Zazie no Metrô”

Antecipando a celebração em abril dos 110 anos do nascimento de Marguerite Duras (roteirista de, entre outros, Hiroshima, Mon Amour), será apresentado a ficção Eu quero falar sobre Duras (2021) – protagonizado pelo ator Swann Arlaud (o advogado de defesa de Anatomia de uma queda) – e a pouco conhecida ficção dirigida pela escritora e roteirista, a ficção India Song (1974).

O público também poderá descobrir o nunca lançado no Brasil Nocturama (2016), de Bertrand Bonello; e o Urso de Ouro de 2022, no Festival de Berlim, Sobre L’Adamant, documentário de Nicolas Philibert que aborda profissionais que resistem à deterioração e desumanização da psiquiatria.

Há ainda outros títulos contemporâneos a descobrir. O acesso é gratuita para qualquer sessão. A retirada dos convites inicia uma hora antes da sessão na bilheteria do Cinema da Fundação/Derby, com retirada máxima de 4 convites por pessoa. A sala tem capacidade para 56 lugares.

Veja a programação completa:

Cineclube da Fundação
Programação março 2024
-Entrada franca, limitada à capacidade da sala (56 lugares)
Sala João Cardoso Ayres
Campus Ulysses Pernambucano da Fundaj
Rua Henrique Dias, 609, Derby
Retirada de convites 1h antes da sessão, na bilheteria

*PROGRAMAÇÃO *
9/3 – Sábado

SESSÃO # 1
15h
O Faraó, o Selvagem e a Princesa (Le Pharaon, le Sauvage et le Princess)
Direção: Michel Ocelot.
Longa, animação, 2022
Duração: 1h23min
Sinopse: 3 contos, 3 épocas, 3 universos: uma epopeia do antigo Egito, uma lenda medieval de Auvergne, uma fantasia do século XVIII com trajes otomanos e palácios turcos, para ser transportado por sonhos contrastantes, repletos de deuses magníficos, tiranos revoltantes, justiceiros encantadores, amantes astutos, príncipes e princesas seguindo suas próprias vontades – em uma explosão de cores.

SESSAO # 2

17h
Especial Justine Triet
Menino Mau, Menina Má
(Vilaine Fille, Mauvaise Garçon)
Direção: Justine Triet
Curta, ficção, 2012
Duração: 30min
Sinopse: Uma noite eletrizante de um jovem pintor sem dinheiro e uma atriz maluca. Incapazes de ficar sozinhos, Laetitia e Thomas atravessam cada situação entre o drama e a leveza, até que um evento violento marca o seu encontro com uma estranha cumplicidade.

A Batalha de Solférino (La Bataille de Solférino)
Direção: Justine Triet
Longa, ficção, 2012
Duração: 1h33min
Sinopse: Em 6 de maio de 2012, o dia do segundo turno das eleições presidenciais francesas, a jornalista Laetitia está saindo de casa atrasada para sua missão na cobertura dos eventos na Rua de Solférino, sede do Partido Socialista, quando Vincent, seu ex-marido, aparece um dia atrasado para visitar suas duas filhas

Cena de “A Batalha de Solférino”

10/3 – Domingo

SESSÃO # 3
15h
Merlusse
Direção: Marcel Pagnol
Longa, ficção, 1935
Duração: 1h12min
Sinopse: Conto de Natal. Um professor com o rosto deformado (aprendemos no final que é um ferimento de guerra) é, sem querer, o terror das crianças da escola. Eles pregam peças nele. Na véspera das férias de Natal, todos os professores vão embora para suas famílias, apenas Merlusse e as crianças sem família permanecem no internato, horrorizados com a ideia de passar as férias com o monstro. Porém, ele tira de suas economias para dar-lhes secretamente alguns pequenos presentes e as crianças percebem que ele é um homem de bom coração e em troca lhe dão presentes de insignificante valor material, certamente, mas que são todos prova de amizade.

SESSÃO # 4
16h50

Jules e Jim: Uma Mulher para Dois
(Jules et Jim)
Direção: François Truffaut
Longa, ficção, 1961
Duração: 1h45min
Sinopse: Paris, 1912. Jules, alemão, e Jim, francês, são artistas e amigos. Os dois estão apaixonados por Catherine, mas finalmente é Jules quem se casa com ela. A guerra separa o trio. Eles se reencontram em 1918. Catherine não ama mais Jules e se apaixona por Jim.

16/3 – Sábado

SESSÃO # 5
15h
Abel Gance e seu Napoleão
(Abel Gance e son Napoleon)
Direção: Nelly Kaplan
Média, documentário, 59min, 1984
Sinopse: Com a ajuda de documentos raros e inéditos, Nelly Kaplan, que foi a jovem assistente de Abel Gance, revisita a carreira do cineasta nos anos 20. O filme aborda especialmente a obra-prima monumental do cinema mudo que foi o “Napoleão” filmado em 1927, restaurado para a sua apresentação no início dos anos 80.

SESSÃO # 6
16h30
Animação Francesa – Este Outro Cinema
(L’Animation française, cet autre cinema)
Direção: Mickaël Royer.
Média, documentário, 1h,
Sinopse: Em meio século a animação francesa chegou à terceira posição mundial, atrás dos EUA e do Japão. Inventores originais de uma técnica que se industrializou do outro lado do Atlântico, os artistas e técnicos franceses souberam se destacar só com a força da sua perseverança e sua criatividade. Resistente ao gigante americano, combinando as evoluções tecnológicas e convencendo os poderes públicos a apoiá-la, a animação francesa encarna o sucesso de um modelo cultural fundado na diversidade. « L’Animation Française, cet autre cinéma » vai retraçar a odisseia dos homens e mulheres desse cinema desconhecido.

SESSÃO # 7
18h
As Bicicletas de Belleville
(Les Tripletts de Belleville)
Direção: Sylvain Chomet
Ficção, animação, 1h20min, 2003
Sinopse: O Cinema da Fundação fez um público gigantesco quando apresentou ao Recife As bicicletas de Belleville e a história de Champion, menino triste e solitário, adotado por sua avó, Madame Souza. Percebendo sua paixão pelo ciclismo, ela faz seu neto seguir um treinamento intenso. Os anos passam. Champion se tornou um ás da pequena rainha, a tal ponto que se vê contratado corredor na Tour de France. Porém, durante a disputa, Champion é sequestrado por dois homens misteriosos de preto. Sua avó e seu cachorro Bruno partem então em sua busca. A busca deles os conduz do outro lado do Oceano, até uma megalópole chamada Belleville. Lá, eles encontram as Triplettes de Belleville, estrelas excêntricas do music-hall dos anos 30 que decidem cuidar da Madame Souza e de Bruno. Belleville é um clássico da animação francesa. Concorreu ao Oscar 2004 de melhor animação e melhor canção original.

“As Bicicletas de Belleville”

17/3- Domingo

SESSÃO #8
15h
Gostos e Cores
(Les Gôuts et les Coleurs)
Direção: Michel Leclerc
Com: Félix Moati, Rebecca Marder, Judith Chemla, Philippe Rebbot
Longa, ficção, 1h50, 2022
Sinopse: Márcia, uma jovem cantora apaixonada, está gravando um álbum com sua ídola Daredjane, uma icônica estrela do rock dos anos 1970, que desaparece subitamente. Para lançar seu álbum, ela precisa convencer Anthony, o detentor dos direitos de Daredjane e vendedor em um mercado de uma pequena cidade, que nunca apreciou sua parente distante e, ainda menos, sua música. Entre o bom e o mau gosto, o popular e o sofisticado, a sinceridade e a mentira, seus dois mundos colidem. A menos que o amor intervenha, é claro…

SESSÃO #9
17h20
Annie Ira
(Annie Cólere)
Direção: Blandine Lenoir
Com: Laure Calamy, Zita Hanrot, India Hair
Longa, ficção, 2021
Duração: 1h59
Sinopse: Janeiro de 1974. Por ter engravidado acidentalmente, Annie, operária e mãe de dois filhos, encontra o Movimento para a Libertação do Aborto e Contracepção (MLAC), que realiza abortos ilegais aos olhos de todos. A luta de Annie a levará a encontrar companheiros de jornada ou opositores…

23/3 – Sábado

SESSÃO #10
15h –
O País dos Surdos
(Le Pays des Sourdes)
Direção: Nicolas Philibert
Com: Jean-Claude Poulain, Babette Deboissy, Odile Ghermani, Denis Azra
Longa, documentário, 1991
Duração: 1h39min
Sinopse: Como é o mundo para esses milhões de pessoas que, desde o nascimento, vivem em silêncio? Com Jean-Claude, Claire, Florent, Abou, Marie-Hélène e alguns outros, Nicolas Philibert nos faz descobrir esse país distante, regido por sistemas de comunicação específicos, onde o olhar e o toque têm tanta importância.

SESSÃO #11
17h10
Nocturama
Direção: Bertrand Bonello
Com: Finnegan Oldfield, Vincent Rottiers, Manal Issa, Hamza Meziani
Longa, ficção, 2016
Duração: 2h10min
Sinopse: Paris, uma manhã. Vários jovens de diferentes origens. Cada um por si, eles começam um balé estranho no labirinto do metrô e nas ruas da capital. Eles parecem seguir um plano. Seus movimentos são precisos, quase perigosos. Eles se encontram todos ao mesmo tempo em uma loja de departamento, na hora de fechar. Então a noite

Cena de “Nocturama”

24/3- Domingo

SESSÃO #12
15h –
Cléo das 5 às 7
(Cléo de 5 à 7)
Direção: Agnès Varda
Com: Corinne Marchand, Michel Legrand, Antoine Bourseillier
Longa, ficção, 1962
Duração: 1h30min
Sinopse: Cléo, linda e cantora, aguarda os resultados de um exame médico. Da superstição ao medo, da rua de Rivoli ao Café de Dôme, da vaidade à angústia, da casa dela ao Parque Montsouris, Cléo vive 90 minutos diferentes. Seu amante, um músico, uma amiga e um soldado abrem seus olhos para o mundo. ” Cléo de 5 à 7″ é um dos filmes emblemáticos da Nouvelle Vague.

 

SESSÃO #12
17h –
Sobre L´Adamant
(Sur l´Adamant)
Longa, documentário, 2022
Duração: 1h49min
Sinopse: O Adamant é um Centro de Dia único em seu tipo: é um edifício flutuante. Construído sobre o rio Sena, no coração de Paris, ele acolhe adultos com transtornos psíquicos, oferecendo-lhes um ambiente de cuidado que os estrutura no tempo e no espaço, ajudando-os a se reconectar com o mundo e a recuperar um pouco de impulso. A equipe que o administra é daquelas que tentam resistir tanto quanto podem ao declínio e à desumanização da psiquiatria. Este filme nos convida a embarcar a bordo para conhecer os pacientes e os profissionais de saúde que inventam seu cotidiano dia após dia. Urso de Ouro no Festival de Berlim 2022.

30/3 – Sábado

SESSÃO #12
15h –
Os Confins do Mundo
(Les Confins du Monde)
Direção: Guillaume Nicloux
Com: Gaspard Ulliel, Lang Khê Tran, Gérard Depardieu
Longa, ficção, 1h43, 2018
Sinopse: Indochina, 1945. Robert Tassen, um jovem soldado francês, é o único sobrevivente de um massacre em que seu irmão morreu diante de seus olhos. Cego por vingança, Robert embarca em uma busca solitária e secreta dos assassinos. Mas seu encontro com Mayi, um jovem local, vai perturbar suas crenças.

SESSÃO #13
17h20
Eu Quero Falar Sobre Duras
(Vous ne désirez que moi)
Direção: Claire Simon
Com: Emmanuelle Devos, Swann Arlaud, Christophe Paou
Longa, ficção, 2021
Duração: 1h35
Sinopse: Em outubro de 1982, Yann Andrea solicitou a Michèle Manceaux que o entrevistasse. Ele é companheiro de Marguerite Duras há dois anos, com uma diferença de idade de 38 anos entre eles, e Michèle, jornalista e escritora, é cúmplice e vizinha de Marguerite. Eles se encontram no primeiro andar da casa de Neauphle, e a primeira frase de Yann é “eu gostaria de falar sobre Duras”.

Swann Arlaud (ator de “Anatomia de Um Queda”) em cena de “Eu Quero Falar Sobre Duras”

31/3- Domingo

SESSÃO #14
15h –
Zazie no Metrô
(Zazie dans le Métro)
Direção: Louis Malle
Com: Philippe Noiret, Catherine Demongeot, Jacques Dufilho
Longa, ficção, 1960
Duração: 1h29min
Sinopse: A pequena Zazie, de 12 anos, desce do trem que chega na estação parisiense, acompanhada por sua mãe, que a confia aos cuidados do seu « tio » Gabriel para passar tranquilamente o final de semana com seu amante. A menina, tagarela e ousada, é obcecada pela ideia de pegar o metrô, mas, no auge do azar, ele está fechado por causa da greve dos controladores. Zazie vai, finalmente, fazer uma visita da capital, sozinha ou acompanhada de vários personagens truculentos e originais encontrados durante suas peregrinações. Ao encontrar sua mãe na estação que a questiona sobre o que fez, ela responde com uma voz cansada: « Eu envelheci ». Baseado no livro de Raymond Queneau.

SESSÃO #15
17h –
India Song
Direção: Marguerite Duras
Com: Delphine Seyrig, Lonsdale Michael, Mathieu Carriere
Longa, ficção, 1974
Duração: 1h35min
Sinopse: Na Índia britânica dos anos 1930, na embaixada da França de Calcutá, vozes evocam a lembrança de uma mulher que já morreu e está enterrada no cemitério da cidade: Anne-Marie Stretter, esposa do embaixador no passado. Uma noite, numa recepção na embaixada e no torpor estival da monção, o vice-cônsul da França em Lahore gritou seu amor por Anne-Marie.

 

Mais Recentes

Publicidade