X

0 Comentários

Artigos

A briga

Câmera clara 123

Por Luiz Joaquim | 24.10.2008 (sexta-feira)

O publico paulistano de cinema é conhecido pelo sua educação e bom comportamente durante a projeção dos filmes. Mas, durante a sessão do concorridíssimo italiano “Gomorra”, na sala 1 do Reserva Cultural do domingo 19 de outubro, um rapaz na platéia deu um tapa numa mulher em plena exibição. Ele revidava ao fato de a mulher ter lhe jogada um copo de água na cara. Ela, por sua vez, o fizera por já estar cansada de perdir-lhe para parar de falar durante a sessão. À princípio, a historinha é um bom exemplo de: má educação, falta de comunicação e intolerância. Mas o fato ressalta também desespero. A tal mulher, que não mais aguentava o íncomodo do vizinho, e deu início a agressão física, dava também um exemplo extremo de quão sagradas, para alguns habitués da Mostra, são as sessões aqui exibidas. Ninguém equilibrado age de forma extrema se não acreditar que está realmente numa situação extrema. Nossa leitura do episódio, sem querer defender a desesperada da água, é que a mulher estava muito ofendida com o vizinho falante que não respeitou o sagrado ato de ver, em silêncio, um filme numa sala cinema. Em se tratando de Mostra de SP, na qual sessões de alguns filmes são únicas mesmo, nunca mais sendo exibidas no Brasil, a idéia de ter essa sessão poluída pelo mal educado ao lado pode soar mais grave do que já é para os apaixonados pela coisa. O episódio me fez lembrar de um filminho feito por Lars Von Trier para o longa “Cada um Com seu Cinema”, no qual o própio Von Trier mata o vizinho falante que perturba uma sessão. Graças a Deus que a mulher na sessão de “Gomorra” não tinha um machado com ela. Clique no link abaixo e veja o filminho de Von Trier no YouTube.

————-
Lula
Se você que foi ver “Última Parada 174”, de Bruno Barreto, nos cinemas prestou atenção no pastor marido da personagem Marisa (mãe de Sandro) então você viu o rosto do ator pernambucano Tay Lopez. É esse mesmo rosto que no novo filme de Fábio Barreto (irmão de Bruno) vai representar Luís Inácio Lula da Silva. Já o papel de Dona Euridice será de Glória Pires. O filme, que vai contar a trajetória da vida do presidente, é baseado no livro “Lula, o Filho do Brasil”. O orçamento da produção gira em torno de 12 milhões e começa a ser rodado no próximo mês. Lançamento previsto e no 2º semestre de 2009.

——————
Na televisão
O ‘amigo de risco’ Rodrigo Riszla está presente em muitas sessões aqui na Mostra de SP. Sua estada na capital paulista não é apenas para se divertir. O ator está articulando sua carreira com uma emissora de TV paulista que pode contratá-lo para atuar numa próxima novela.

—————–
Maconha
O que falam pelas filas das bilheterias nos cinemas aqui da 32ª Mostra é que a divertida comédia “Segurando as Pontas” faria enorme sucesso em Pernambuco. A trama maluca diz que o exército norte-americano criou uma erva (chamada Pineapple Express) para usar como arma química na 2ª Grande Guerra, mas deixou de lado pelo seu poderoso teor chapante. Seis décadas depois, a Pineapple se torna um mito entre os maconheiros americanos. No elenco, o gordinho gente boa Seth Rogen, de “Ligeiramente Grávidos”. Pena que tudo indica que a Columbia, distribuidora do filme no Brasil, deve lançá-lo direto em DVD.

—————
Beldades
O cartaz brasileiro de “Vicky Cristina Barcelona” mostra as beldades Scarlett Johansonn, Penélope Cruz e Javier Barden numa espécie de abraço mútuo. Traduz bem o enredo, mas não foi a simbologia da coisa que chamou a atenção de uma paulistana. Na fila da sala do HSBC Belas Artes, ela comentou para uma amiga: “Que trio heim!? Não sei nem que é que eu pegava dali!”. O filme estréia dia 14 de novembro.

Mais Recentes

Publicidade