X

0 Comentários

Artigos

Curadoria de cinema

Câmera clara 168

Por Luiz Joaquim | 13.07.2009 (segunda-feira)

O mais abrangente e confiável informativo nacional sobre o cinema brasileiro publicou na edição da semana passada notícia sobre o 1º Encontro de Programadores de Salas Alternativas, que acontece aqui no Recife, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, nos próximos dias 23 e 24. A idéia veio da cabeça do crítico de cinema gaúcho e curador da sala PF Gastal, de Porto Alegre, Marcus Mello. A vontade de reunir os profissionais do país que trabalham na mesma área e foi ganhando corpo numa conversa com seu colega o crítico Kleber Mendonça Filho, que coordena o Cinema da Fundação junto a este que aqui escreve. Num primeiro contexto, o encontro deverá ajudar aqueles que trabalham na programação de salas espalhadas pelo Brasil com o mesmo perfil das salas da Fundaj e do Cine Apolo, da Prefeitura do Recife. As dificuldades, em termos de agendamento de filme, tecnologia de projeção, distância geográfica entre distribuidores (no eixo Rio-SP) para outros estados, opção de cópia em 35mm, além de impedimentos burocrático farão parte da conversa dividida em quatro mesas de debate. As conclusão colocadas deverão dar origem a um documento que poderá servirá como ponto de estabelecimento para uma política específica da área, com intenção de unir o maior número de exibidores com este perfil no Brasil, com o propósito de minimizar dificuldade, e quem sabe, criar um circuito mais fortalecido. Oxalá dê tudo certo. O público comum poderá participar gratuitamente como espectador do evento na sala do Derby.
——————

AMOEDA
Hoje o Amoeda Digital (às 18h no Bar Central) apresenta o documentário “Doces Bárbaros” (foto), de Jom Tob Azulay, uma produção brasileira de 1976, que conta a história do início do Movimento Tropicalismo, formado pelos cantores e compositores baianos Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Gal Costa, no momento de comemoração dos 10 anos de suas carreiras. Logo após, tem a apresentação do trio de música instrumental e experimental Samsara, com violão e didgeridoo (instrumento dos aborígines australianos), percussão e violoncelo.
—————–

MoMA
Quinta-feira começa no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) a Premiere Brazil 2009, mostrando lá o cinema brasileiro contemporâneo. Passam 25 filmes, entre curtas e longas-metragens, inéditos, clássicos e uma retrospectiva de Eduardo Coutinho. O filme que abre o evento é “Última Parada 174”, de Bruno Barreto, mais um show de Adriana Calcanhoto.
————————

Harry
Amanhã, meia-noite, tem a famosa sessão de lançamento da nova aventura de Harry Potter, no caso, “O Enígma do Príncipe”. Muito fàs são esperados, devidamente fantasiados, claro, cada um conforme seu personagem predileto. Vejamos.

Mais Recentes

Publicidade