X

0 Comentários

Festivais

Expectativa 2011 / Retrospectiva 2010

Conheça a programação da semana 1

Por Luiz Joaquim | 01.12.2010 (quarta-feira)

de 3 a 16 de dezembro de 2010

Programação – Semana 1 (3 a 9 de dezembro)

O Cinema da Fundação Joaquim Nabuco chega ao final de mais um ano de intenso trabalho e estamos outra vez batendo nosso próprio recorde de público (55 mil espectadores em 2009, estimamos que 58 mil até o fim das atividades nas próximas duas semanas). Trouxemos para esta sala o melhor do cinema feito hoje em Pernambuco, no Brasil e no mundo, em 35mm e digital, entre curtas e longas metragens espalhados na nossa programação normal, em mostras e festivais que recebemos, sessões especiais e lançamentos.

Com a Retrospectiva / Expectativa, encerramos o ano com uma mostra que passa o ano a limpo e anuncia alguns filmes que ainda exibiremos, sempre com amor pelo cinema e um senso de programação que sugere a união de opostos, gêneros e estéticas. É durante essa mostra que reexibimos filmes que já foram projetados na nossa tela, mas também alguns outros que gostaríamos de ter lançado. Os dias e horários estão anunciados em sequência abaixo. Esperamos vê-los na sala, nessa conclusão do ano em torno do cinema.

Sexta-feira, 3 dez

16h30 – Mary & Max
(Austrália., 2009) Direção e roteiro: Adam Elliot. Elenco, vozes de: Philip Seymour Hoffman (Max), Eric Bana (Damiem), Toni Collette (Mary), Barry Humphries (Narrador). Uma história de amizade muito improvável entre dois correspondentes de cartas: Mary, uma solitária menina de oito anos que vive no subúrbios de Melbourne (Austrália), e Max, um homem obeso e obsessivo de 44 anos que vive em Nova Iorque. Unidos pela solidão e exclusão de um mundo inadequado, Mary encontra em Max alguém para entender o mundo melhor e de forma mais generosa, e Max encotra em Mary a genuína afeição de uma amiga. Juntos, eles seguem uma amizade por mais de 20 anosa se encotrarem. Adam Elliot foi o vencedor do Oscar de melhor curta de animação em 2004 por “Harvie Krumpet” e estréia aqui no longa metragem.
90 min. / Livre / Dolby SR / Playarte / em 35mm

18h20 – Dois Irmãos
(Dos Hermanos, Arg., 2010) De Daniel Burman. Com Graciela Borges, Antonio Gasalla. Susana é egocêntrica e valoriza o próprio sucesso acima de tudo. Por esse motivo, deixou exclusivamente a cargo do irmão Marcos a tarefa de cuidar da mãe. Quando esta morre, Marcos se vê solteiro aos 64 anos e sem grandes realizações profissionais. Ao ser expulso por Susana do apartamento onde sempre morou com a mãe e obrigado a sair de Buenos Aires, vai buscar asilo em um resort no Uruguai. Lá, ingressa em um grupo de teatro, desenvolve amizades e recupera a vontade de viver. Mas as notícias de seu progresso desagradam a irmã.
Imovision / Digital / 105 min. / 12 anos

20h30 – A Vida Durante a Guerra (Life During Wartime, EUA, 2009), de Todd Solondz. Com Ally Sheedy, MIchael Lerner. Um dos filmes que marcaram a primeira fase do Cinema da Fundação em 1999 foi Felicidade (Happiness, 1998), de Todd Solondz, espécie de telenovela do inferno maquinada por um cineasta que gosta de provocar o espectador com o lado mais irônico da vida. Em A Vida Durante a Guerra, Solondz volta aos seus personagens de Felicidade, acrescentando quantidade inesperada de lirismo. Seleção Festival de Veneza 2009. 98 min. / em Digital / Tela Plana / 16 anos / Imagem Filmes

Sábado, 4 dez

17h – Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague
(Les Deux de la Vague, França, 2009). Direção: Emmanuel Laurent Roteiro : Antoine de Baecque. O nascimento do movimento que mudou a forma de se fazer cinema na França e no mundo, a Nouvelle Vague. O movimento revelou ao mundo dois dos maiores cineastas de todos os tempos, François Truffaut e Jean-Luc Godard, amigos que logo passaram a discordar sobre a vida, o mundo e o cinema.
91 minutos / Livre / em Digital / Imovision

18h50 – FILME SOCIALISMO
(França, 2010), de Jean Luc Godard
No dia em que o autor franco-suíço faz aniversário de 80 anos, exibimos seu novo filme que, como bem estabelece uma cartela projetada grande na tela, dispensa comentários (“NO COMMENTS”). Esse fluxo contínuo de imagens e sons em tensão constante com o texto é mais uma provocação filosófica para o espectador, que poderá sair da sessão recompensado, ou simplesmente coçando a cabeça. Rodado em vídeo de baixa e alta definição, com fotografias digitais ou apenas cartelas. Seleção Oficial Festival de Cannes 2010.
Em Digital / 100 minutos / Imovision / Livre

20h50 – Dois Irmãos
(Dos Hermanos, Arg., 2010) De Daniel Burman. Com Graciela Borges, Antonio Gasalla. Susana é egocêntrica e valoriza o próprio sucesso acima de tudo. Por esse motivo, deixou exclusivamente a cargo do irmão Marcos a tarefa de cuidar da mãe. Quando esta morre, Marcos se vê solteiro aos 64 anos e sem grandes realizações profissionais. Ao ser expulso por Susana do apartamento onde sempre morou com a mãe e obrigado a sair de Buenos Aires, vai buscar asilo em um resort no Uruguai. Lá, ingressa em um grupo de teatro, desenvolve amizades e recupera a vontade de viver. Mas as notícias de seu progresso desagradam a irmã.
Imovision / Digital / 105 min. / 12 anos

Domingo, 5 dez

16h – O Ciúme Mora ao Lado
(Haarautuvan Rakkauden Talo, Finlândia,, 2009), de Mika Kaurismäki. Com Elina Knihtilã , Hannu-Pekka Björkman, Antti Reini. Novo filme do cineasta finlandês Mika Kaurismäki sobre um casal que, apesar de ter concordado em se divorciar de forma civilizada, faz de tudo para provocar ciúmes um no outro. Emoções que haviam sumido há tempos começam a emergir e a guerra do casal se potencializa. Imovision / 18 anos / 102 min. / inédito / digital

18h – Tournée
(França, 2010). De Mathieu Almaric. Com Miranda Colclasure, Suzanne Ramsey. O prêmio de Melhor Diretor em Cannes 2010 foi para o ator francês Mathieu Almaric (de Reis e Rainha, O Escafandro e a Borboleta), que realizou essa história debochada e apaixonada sobre grupo de atrizes e dançarinas que apresentam espetáculo de “burlesque” (comédia de costumes) no litoral francês. Amalric é o empresário do grupo, homem solitário que encontra na trupe um sentido de família. Uma das sessões mais agradáveis do ano, de um ator diretor interessado pelos seus personagens. Imovision / 111 min. / em Digital / 12 anos

20h30 – José & Pilar
(Bra., Port., Esp., 2010). De Miguel Gonçalves Mendes. Com José Saramago, Pilar Del Rio. Um registro intimista e tocante da relação entre o escritor José Saramago, morto em junho deste ano, e sua mulher, a jornalista espanhola Pilar del Río.
125 min. / Livre / Espaço Filmes / Digital / Dolby Digital / inédito

Segunda, 6 dez

16h30 – Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague (Les Deux de la Vague, França, 2009). Direção: Emmanuel Laurent. Roteiro : Antoine de Baecque. O nascimento do movimento que mudou a forma de se fazer cinema na França e no mundo, a Nouvelle Vague. O movimento revelou ao mundo dois dos maiores cineastas de todos os tempos, François Truffaut e Jean-Luc Godard, amigos que logo passaram a discordar sobre a vida, o mundo e o cinema. 91 minutos / Livre / em Digital / Imovision

18h20 – Os Mercenários
(The Expendables, 2010), de Sylvester Stallone. Com Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jason Statham, Dolph Lundgren. Grupo de mercenários é contratado para explodir coisas e matar gente num país fictício latino americano. Sylvester Stallone já na casa dos 60 juntou um grupo de ex-astros da sua época (os anos 70 e 80, em grande parte) nessa extravagância de ação filmada parcialmente no Brasil. Ameaçando roubar o Parque Lage do imaginário criado por Glauber Rocha em Terra em Transe, Os Mercenários é um projeto de ação retrô de um astro que tenta recuperar o terreno perdido. Califórnia Filmes / 102 minutos / Tela Larga / Em 35mm / 16 anos

20h20 – Morro do Céu
Diretor: Gustavo Spolidoro (Rio Grande do Sul, 2009). Com Bruno Storti, Joel Storti, Geni Storti, Raul Storti, Daian Lazzarini, Maquelen Falcade“MORRO DO CÉU é uma pequena comunidade de descendentes de italianos, localizada no alto de uma montanha no sul do Brasil. Lá, o jovem Bruno Storti e seus amigos preenchem os dias de verão entre túneis de trem, a colheita da uva e a descoberta do primeiro amor.”
71 minutos / 12 anos / em Digital.

SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE COM O REALIZADOR GUSTAVO SPOLIDORO

Terça, 7 dez
18h – Contos da Era Dourada (Tales From The Golden Age / Amintiri din Epoca de Aur, Romênia, 2009). De Hanno Höfer, Razvan Marculescu, Diana Cavallioti, Radu Iacoban, Cristian Mungiu. O cineasta romeno vencedor da Palma de Ouro por 4 Meses 3 Semanas 2 Dias, Cristian Mungiu, reuniu um grupo de amigos cineastas para formar um maravilhoso panorama histórico-sentimental da vida sob o comunismo. As 5 histórias aqui reunidas apresentam o humor cortante do leste europeu.

20h40 – A Vida Durante a Guerra – SEGUNDA EXIBIÇÃO
(Life During Wartime, EUA, 2009), de Todd Solondz. Com Ally Sheedy, MIchael Lerner.
98 min. / em Digital / Tela Plana / 16 anos / Imagem Filmes

Quarta, 8 dez

16h30 – Contatos de 4º. Grau
(The Fourth Kind, EUA, 2009), de Alexei Karagyaur e Axel Nicolet. Com Milla Jovovich, Will Patton. O desaparecimento de pessoas numa pequena cidade do Alasca desperta a atenção da psicóloga Abigail Tyler, que passa a associar as estranhas visões de seus pacientes traumatizados com o crime ocorrido e até então sem solução. Uma outra situação inexplicável cientificamente envolve indiretamente a psicóloga. Tenha medo, no filme mais assustador de 2010.
Imagem Filmes / em 35mm / Dolby SR / 16 anos / 98 min.

18h30 – O Ciúme Mora ao Lado (2ª. exibição)
(Haarautuvan Rakkauden Talo, Finl., 2009), de Mika Kaurismäki. Com Elina Knihtilã , Hannu-Pekka Björkman, Antti Reini.
Imovision / 18 anos / 102 min. / inédito / em 35mm / Dolby SR

20h20 – As Cartas Psicografadas de Chico Xavier
(Bra., 2010) De Cristiana Grumbach. Com Yolanda Cezar, Nyssia Leão de Oliveira, Sonia Muszkat, David Muszkat. Através de conversas com pessoas que receberam cartas psicografadas por Chico Xavier, trazendo notícias de entes queridos já falecidos, busca-se compreender qual é o sentimento envolvido neste ato. Competição de Paulínia 2010.
Videofilmes / 87 min. / Livre / em Digital / Inédito /

SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE COM A REALIZADORA CRISTIANA GRUMBACH

Quinta, 9 de Dez

16h40 – Mademoiselle Chambon
(Fra., 2009), De Stéphane Brizé. Com Vincent Lindon, Sandrine Kiberlain.
Jean é uma pessoa do bem: um bom rapaz, um bom filho, um bom pai e um bom marido. Cruza o seu caminho Mademoiselle Chambon, a professora de seu filho. Eles irão se surpreender pela evidência de seus sentimentos.
101 min / 14 anos / Imovision / 35mm / Dolby SR

18h40 – TOY STORY 3 (EUA, 2010), de Lee Unkrich. Já está virando tradição exibir filmes da Pixar na Retrospectiva, ainda os melhores do cinema hollywoodiano de animação. Esse terceiro filme da saga dos brinquedos tem de tudo para o espectador, misturando cenas de ação com um verdadeiro sentido de nostalgia e passagem do tempo. Para rir e chorar.
Disney/Pixar/Buena Vista / 102 mins. / Livre / Tela Plana / Dolby SR

20h40 – PIRANHA (EUA, 2010), de Alejandre Aja. Com Ving Rhames, Elizabeth Shue e Richard Dreyfuss. A perfeita sessão dupla com Toy Story 3… Nós não perderíamos a oportunidade de exibir pelo menos uma vez no Cinema da Fundação essa sangrenta algazarra, refilmagem do terror de mesmo título de 1978 dirigido por Joe Dante, que já satirizava o clássico Tubarão, de Steven Spielberg. Centenas de jovens de sunga e biquini viram comida de piranhas pré-históricas num lago americano. Rodado em 3D, o filme será exibido em maravilhoso 2D, onde a imagem é mais clara, o ingresso mais barato e o espectador entende tudo, do mesmo jeito.
Imagem Filmes / 16 anos / Tela Larga / Dolby SR / 88 min.

aguardem programação da 2a. semana (10 a 16 de Dezembro)

Mais Recentes

Publicidade