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Esperando gênios

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 15.04.2013 (segunda-feira)

Um das partes complicadas de se ver filmes por obrigação e ter de desenvolver textos valorativos o tempo inteiro é aquela que te esfria. Que deixa o profissional duro e gélido como um mármore no inverno. Alguns sucumbem a este complicador e ao se deparar com um novo filme não admitem nada menor que o genial. Nada abaixo da precisão cirúrgica de um Kubrick. Nada abaixo da inquietação social de um Godard. Nada menos grandiloquente que um Coppola. E por aí seguem, habitualmente pautados por cânones. Uma pena. Afinal, perceber um filme ruim é tão fácil (porque é evidente) que não precisa ser especialista para isso. A tarefa dura é perceber um bom filme em meio ao lixo industrial produzido diariamente. Falar mal não requer esforço. Falar bem, sim. Não se trata de condescendência (algo quase criminoso numa crítica cultural). Nesse sentido, um grande desafio ao crítico é manter seu olho limpo. Semana passada, resgatando a memória do recém-falecido Roger Ebert (também comentada nesta coluna), a leitora do crítico americano, Carol Flores, complementou: “Ebert permitiu que as pessoas dessem uma segunda chance a filmes mal avaliados. Isso foi fundamental para o jornalismo especializado em cinema”. Amém, Ebert.

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Cannes 2013

E começam a surgir títulos que irão embelezar a programação do 66º Festival de Cannes (15 a 26 de maio de 2013). Aquele que irá encerrar o evento é “Zulu” (foto), de Jerome Salle, com Forest Whitaker e Orlando Bloom no elenco. O filme resgata os tempos de perseguição na África do Sul, tendo Mandela como referência de liberdade. O protagonista (Whitaker) foi um garoto que conseguiu sobreviver a uma carnificina promovida pelos militares.
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Cannes 2013 (2)

Jane Campion (diretora da Palma de Ouro 1993,”O Piano”, diretora de “Brilho de Uma Paixão”) vai presidir o júri dos curtas-metragens e da Cinéfondation em Cannes. O Cinéfondation é um programa no festival que apresenta trabalhos realizados em universidade de cinema no mundo inteiro. Na 5ª edição (2002), presidida por Martin Scorsese, o vencedor foi “Um Sol Alaranjado”, do carioca Eduardo Valente. Ele recebeu o prêmios das mãos do diretor de “Taxi-Driver”.

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Cannes 2013 (3)

Outro na seleção de Cannes 2013 é “Liberace”, ou “Behind the Candelabra”, dirigido por Steven Soderbergh, tendo Matt Damon e Michael Douglas no elenco. O filme é baseado no romance autobiográfico do pianista Liberace, que conta a conturbada relação com seu bem mais jovem amante Scott Thorson, terminada com um longo processo judicial.

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