X

0 Comentários

Reportagens

Sucesso que parece não ter fim

Sucesso que parece não ter fim

Por Luiz Joaquim | 01.03.2015 (domingo)

Um ano antes de existir a SMS, uma outra videolocadora já operava ali na Torre, bairro vizinho, e hoje permanece no mesmo endereço: Rua Padre Anchieta, 208. O slogan da Classic Video – “os filmes que as outras não têm” – já adianta sua especialidade e uma das razões de sua longevidade.

“Quem me deu muita força publicando notas quando começamos em fevereiro de 1986 foi o jornalista Fernando Spencer [1927-2014]. Ele me dizia: Você está indo no caminho certo. As outra lojas só compram bagulhos”, recorda o proprietário da Classic, Cláudio Brayner, 77 anos.

Mesmo antes de negociar filmes pela videolocadora, Cláudio já era um cinéfilo que acumulava um acervo de audiovisual que hoje chega ao impressionante numero de 20 mil títulos, Muito deles gravados da tevê. Um numero maior que o de sue própria locadora (cerca de 10 mil) formada apenas por filmes originais.

O elogio de Spencer dizia respeito aos filmes raros que Cláudio disponibilizava a seus clientes. E ainda hoje é assim. “Temos filmes cults, trash, de arte que nem nas redes virtuais é fácil de encontrar”, garante o empresário que toca a locadora mais como um hobby do que um negócio.

“Hoje há diversos fatores que pesam contra a pessoa sair de casa para locar um filme. É o transito ruim, a dificuldade de estacionar, a violência nas ruas, mas ainda temos clientes fieis. As pessoas vêm aqui e gostam de conversar com os atendentes e encontrar amigos”, explica.

Tendo inaugurado o espaço com apenas 15 metros quadrados, Cláudio foi ampliando a área aos poucos e chegou a ter seis funcionários que atendiam os mais de 40.000 associados.

“Entre 1992 e 1994 também abrimos uma segunda loja em Afogados, mas desistimos logo da aventura pois fomos assaltados cinco vezes ali”, recorda.

Perguntamos se hoje, com as diversas opções de acesso a filmes, é mais difícil tocar uma videolocadora do que nos início dos anos 1990, auge do negócio quando se encontrava videolocadoras em todas as esquinas.

Cláudio não titubeia e diz: “Hoje é o pior momento de todos. Eu até abri uma locadora virtual. Mas a empresa que me filiei ofereceu 800 filmes porcarias e nos seis meses que operei não houve nenhuma locação. E olha que foi bem divulgado, viu”, diz.

“Eu nunca tive problemas com concorrência, nem na época que se referiu. A venda dos piratas também nunca me afetou. E quando me perguntam se vou fechar, a resposta é sempre a mesma: Não”, concluiu, para a felicidade de alguns cinéfilos mais tradicionais.

FUNCIONAMENTO – A locação de DVD na Classic Vídeo custa R$ 6 para filmes do catálogo e R$ 10 para os em lançamento. A loja também vende carnês com 40 ou 60 tickets, cujo preço individual sai mais barato. O horário de funcionamento é segunda a sexta das 10h às 22h; Sábados das 9h às 22h; domingos das 14h às 20h; e nos feriados das 10h às 21h.

Mais Recentes

Publicidade