X

0 Comentários

Artigos

Cinemas voltam à vida no interior de Pernambuco

Rio Branco (Arcoverde) reinaugura hoje (5) com um filme pernambucano, e o Guarany (Triunfo) reabre 9/6.

Por Luiz Joaquim | 05.06.2017 (segunda-feira)

*Acima, foto do filme Frantz, que abre a programação do Cine Rio Branco.
Dois equipamentos integrantes do Programa Cine de Rua, reabrirão suas portas para uma programação regular, são eles: Cinema Rio Branco (Arcoverde) e Theatro Cinema Guarany (Triunfo). O Grupo de Trabalho Cine de Rua possibilitou o planejamento e a articulação para a reinserção dessas salas no circuito de exibição audiovisual do Estado. Por meio de diálogos, construção de objetivos, metas e elaboração de ações, essa semana poderemos visualizar o início de suas concretudes.
O Grupo de Trabalho Cine Rua é composto, entre outros, pelo jornalista e critico de cinema André Dib; pelos arquitetos Osvaldo Emery e Kate Saraíva; secretária executiva de cultura do Governo do Estado, Silvana Meireles; por Janaína Guedes (da equipe do Governo); além do programador do Cinema São Luiz do Recife, Geraldo Pinho.  
Hoje (5 de junho), o Cinema Rio Branco funcionará em fase experimental para teste de novo sistema digital. Exibirá o longa-metragem pernambucano Orquestra arcoverdense de ritmos americanos, de Sérgio Oliveira. Na ocasião será lançado um Acordo de Cooperação Técnica em que a gestão estadual firmará o compromisso de prestar, por três anos, assessoria técnica especializada, curadoria e ações formativas. Na mesma semana, esse cinema, junto ao Theatro Cinema Guarany, receberá parte da programação do Festival Varilux (acesse programação clicando aqui). Em Arcoverde, o Festival iniciará no dia 8 de junho, em Triunfo, iniciará no dia 9 de junho.
Após a programação do Festival, o Guarany continuará a exibir filmes semanalmente, selecionados pelo Comitê de Programação do GT Cine de Rua, formado atualmente pelo Cinema São Luiz, Cinema da Fundação, SESC Pernambuco, Secult-PE, Consulado Geral da França no Recife e movimento #CineRuaPE.

Mais Recentes

Publicidade