X

0 Comentários

Festivais

12º Triunfo – Abertura

Cineastas, produtores e amantes da sétima arte celebram o audiovisual brasileiro em noite de abertura.

Por Delles Sassi | 06.08.2019 (terça-feira)

– Com informações da assessoria do festival. Na capa registro da noite de abertura feito pela assessoria.

A abertura da 12º edição do Festival de Cinema de Triunfo (Pernambuco) contou com a presença de realizadores e amantes da sétima arte que formaram o público no Cineteatro Guarany a partir das 19h da noite de ontem (5). Participando da solenidade estavam a coordenadora de Audiovisual da Secult-PE/Fundarpe e coordenadora do Festival de Cinema de Triunfo, Luciana Poncioni; a gerente do Sesc Triunfo, Katia Ferreira; Ozaildo Ferraz Jr., secretário de Turismo de Triunfo; Severino Pessoa, vice-presidente da Fundarpe; e Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, representando o governador Paulo Câmara.

Durante a cerimônia, discursos marcaram o crescimento do audiovisual em Pernambuco, assim como em todo País, destacando o comprometimento do festival em difundir as produções do estado e incentivar a indústria cinematográfica nacional como um todo. “É com muita alegria que damos início ao nosso 12º Festival de Cinema de Triunfo. A programação está muito extensa, com atividades para toda a família, seja o público infantil ou adulto. É também, além de espaço de difusão do audiovisual pernambucano, um espaço de formação, com várias oficinas voltadas para o setor”, destacou Luciana Poncioni.

Em seguida, Marcelo Canuto reforçou a importância do festival na agenda cultural da região, comentando: “Tivemos eventos importantes nos últimos 90 dias, como o Ciclo Junino, a Fenearte, o FIG, e agora o Festival aqui em Triunfo. Isso mostra que o Governo de Pernambuco, mesmo com toda dificuldade, tem mantido a cultura pernambucana viva e de pé”. Ainda falaram, Ozaildo Ferraz que lembrou a presença do festival encerrando a temporada de inverno em Triunfo, e Severino Pessoa, que agradeceu ao público local por comparecer e dar continuidade ao evento nos seus 12 anos de edições.

(Marcelo Canuto entregando a Lívia Falcão o Troféu Caretas. Registro da assessoria do festival)

A noite também foi marcada pela tradicional apresentação dos Caretas de Triunfo em frente ao equipamento cultural, e pela homenagem à atriz Lívia Falcão, que emocionada assistiu um vídeo sobre sua carreira profissional e recebeu o Troféu Caretas das mãos do presidente da Fundarpe. “A primeira palavra que trago é gratidão. Uma homenagem não muda a vida da gente, mas é uma força pra gente continuar pela arte”, agradeceu Lívia.

Logo após, a Mostra Competitiva de Curta-metragem teve seu início com a exibição de Turismo_Selvagem, animação feita em direção coletiva, seguindo com Nova Iorque, de Leo Tabosa, Solitude, do Coletivo Cinema do Interior, Codinome Breno, de Manoel Batista e Cinco Minutos por Dia, dirigido por Bob Yang e Frederico Evaristo. Já a sessão competitiva de longas começou com o documentário de Tiago Leitão, Salustianos.

A 12º edição do Festival de Cinema de Triunfo conta com oficinas, palestras e exibições – todas gratuitas com retirada de ingressos com uma hora de antecedência de cada sessão –  até o próximo sábado (10), confira a programação completa aqui.

Mais Recentes

Publicidade