X

0 Comentários

Reportagens

“Saudade” de Paulo Caldas estreia em Recife

O filme entra em cartaz no dia 5 de abril

Por Renata Malta | 26.03.2018 (segunda-feira)

— com informações da assessoria de imprensa do filme ‘Saudade’

Dirigido por Paulo Caldas, Saudade estreia em Recife na quinta-feira, 05 de abril

Pré-estreia do filme acontece dia 29 de março, próxima quinta, na FUNDAJ do Derby , com a presença do diretor.

Saudade venceu a 9ª edição do FESTIN – Festival de Cinema Itinerante de Lisboa, que terminou no início de março. O filme busca entender o significado desta palavra portuguesa dita ‘intraduzível’ e procura analisar este sentimento através da arte, vista pelos olhos de grandes artistas lusófonos contemporâneos, revelando de forma inédita a relação transversal que se estabelece entre a produção intelectual e a saudade.

Dirigido por Paulo Caldas, Saudade traz para as telas a atmosfera do cinema de autor, onde o aspecto plástico e sensorial do filme, convida o público a submergir em mares profundos de beleza e poesia.

Com imensa suavidade e delicadeza, levados pelo mar, pelo plano histórico, pela poesia, pela música, pelas artes plásticas, pelo corpo e pelas aparições expressivas da palavra saudade nos variados ramos dos fazeres estético-simbólicos, imagens e sons constroem uma narrativa emocional e envolvente, causando imediata empatia.

Saudade viaja através de países de língua portuguesa, passeando por  sotaques e melodias, e encontra em suas andanças diversos artistas espalhados pelo mundo. O filme traz imagens exclusivas e depoimentos originais, costurando olhares, sensações, tragédias e alegrias, que nos levam das lágrimas às gargalhadas.

O longa registra a arte contemporânea através de um sentimento que é comum a todos, visitando também o passado, arquivando o presente, a arte e as ideologias de seus personagens, criando, assim uma saudade  eternizada para os tempos futuros.

Saudade propõe um mergulho filosófico, antropológico e psicanalítico na arte contemporânea.

Mais Recentes

Publicidade