X

0 Comentários

Reportagens

“Sem Coração” ganha sessão especial no Recife

O Cinema da Fundação faz pré-estreia e sessão especial com curtas dos diretores Nara Normande e Tião

Por Yuri Lins | 13.04.2024 (sábado)

– Com informações da assessoria ‘Primeiro Plano’ e  do ‘Cinema da Fundação’

O aguardado filme Sem coração, dirigido por Nara Normande e Tião, terá uma pré-estreia especial aberta ao público neste sábado, dia 13 de abril, às 19h30, no Cinema da Fundação – Derby, em Recife. A sessão será seguida de um debate com a presença dos diretores.

Após uma bem-sucedida estreia na França, com exibições em quatro salas simultâneas na última quarta-feira, o filme chega agora ao público brasileiro. A estreia nacional está marcada para o dia 18 de abril nos cinemas de todo o país.

O filme já conquistou reconhecimento internacional desde sua estreia mundial no Festival de Veneza, em setembro de 2023. No Brasil, recebeu aclamação no Festival do Rio, onde foi premiado com o Prêmio Félix de Melhor Filme LGBTQIA+ e o Redentor de Melhor Fotografia. Além disso, foi laureado em festivais como a Mostra de São Paulo, o FIFAM Festival Internacional du Film d’Amiens na França, o Festival de Havana, o FestAruanda, a 1ª Mostra Carambola em Maceió, o Panorama Coisa de Cinema em Salvador, e a Mostra de Cinema de Gostoso, entre outros. Internacionalmente, o filme foi exibido em festivais na Suécia, Uruguai e África do Sul.

Com uma trajetória de sucesso em diversos festivais, o aguardado filme “Sem Coração” chega agora aos cinemas brasileiros, encantando o público com sua história de amor juvenil.

Sem coração acontece no litoral de Alagoas durante o verão de 1996, oferecendo uma narrativa sensível e complexa sobre a juventude alagoana. A história segue a protagonista Tamara, interpretada por Maya de Vicq, em seus últimos momentos com os amigos antes de se mudar para Brasília. Em meio a uma exploração fervorosa da sexualidade entre os jovens, Tamara se vê envolvida com uma adolescente da vila, apelidada de Sem Coração devido a uma cicatriz no peito.

A pré-estreia em Recife faz parte do projeto Sessão Vitrine Petrobras, que tem como objetivo apoiar o cinema brasileiro levando um novo filme aos cinemas a cada mês. Criado pela Distribuidora Vitrine Filmes, o projeto conta com o patrocínio da Petrobras desde seu relançamento no final do ano passado.

SESSÃO CHAMA CURTAS –  Antecedendo a pré-esteia do longa-metragem Sem coração,  o Cinema da Fundação/Derby apresentará a  sessão Chama Curtas: Sem Coração, no mesmo sábado, dia 13 de abril, às 17h20. Este evento especial exibirá três curtas-metragens realizados pela dupla de cineastas Nara Normande e Tião.

A primeira obra a ser exibida é a animação stop-motion Guaxuma (2018), de autoria de Nara Normande. Esta coprodução franco-brasileira utiliza areia como meio para contar a história de amizade e amor de infância entre Nara e Tayra, ambas criadas na região litorânea de Alagoas. Guaxuma conquistou o Kikito de Melhor Curta-Metragem em Gramado, além dos troféus Candangos de Melhor Direção, Direção de Arte e Trilha Sonora em Brasília.

Nara Normande e Tião

Em seguida, será exibido Muro (2008), dirigido por Tião. Este é o único filme brasileiro selecionado para a Quinzena dos Realizadores de 2008 e vencedor do prêmio Regard Neuf na mostra paralela do 61º Festival de Cannes. Com uma linguagem experimental, Muro aborda o contraste entre o suposto progresso tecnológico e a precariedade social, tendo sido filmado em Vila da Conceição de Cima, distrito de Serra Talhada, no sertão pernambucano.

Por último, será exibido o curta-metragem Sem coração (2014), dirigido em dupla por  Nara Normande e Tião. Esta obra estabelece as bases temáticas e visuais para o longa-metragem homônimo lançado neste ano.

Os cineastas Nara Normande e Tião estarão presentes na Sessão Chama Curtas para um debate aberto ao público, mediado por Felipe Karnakis e João Rêgo.

SERVIÇO:

Sessão Curtas em Chama:

Data: Sábado, 13 de abril
Horário: 17h20

Sessão Pré-Estreia de “Sem Coração”:

Data: Sábado, 13 de abril
Horário: 19h30
Local: Cinema da Fundação – Derby

Endereço: R. Henrique Dias, 609 – Derby, Recife – PE, 52010-100

Leia aqui a nossa crítica para Sem coração

Mais Recentes

Publicidade