X

0 Comentários

Festivais

Mostra Aeso 50 Anos – curtas-metragens

Nove filme (oito inéditos) compõem a sessão de trabalhos realizados por alunos de cinema da Aeso.

Por Luiz Joaquim | 22.05.2018 (terça-feira)

– acima, a atriz Gabriela Durán em cena de Grilhões, de Edilene Lima.

A ‘Mostra Aeso 50 anos em 5 Sessões de Cinema’ exibe nesta terça-feira (20/5), às 16h no Cine São Luiz (Recife), uma sessão dedicada às produções de alunos do bacharelado em Cinema e Audiovisual das Faculdades Integradas Barros Melo.

Ao todo, nove filmes serão projetados (sendo oito inéditos) apresentando o que está em por vir, em termos estéticos e temáticos, numa novíssima geração de realizadores pernambucanos.

As obras serão exibidas, logo mais, na seguinte ordem: Perigo Alta Tensão, de Francisco de Assis; Perdidos, de Herbert Silva e Renata Malta; Zornit, de Marcello Trigo; A terceira porta, de Igor Karlos; À flor da pele, de Camila Queiroz, Maria Eduarda Venâncio e Lucas Carneiro; Grilhões, de Edilene Lima; Quanto craude no meu sovaco, de Duda Menezes e Fefa Lins; Retrato da Eternidade, de Pedro Arruda; Segundo eles, de Gleibson Silva.

Um dos trabalhos selecionados, “Grilhões”, de Edilene Lima, aluna do 7º período de Cinema e Audiovisual da Aeso – Barros Melo, participou, semana passada, do Zlatých vočí, festival sediado na República Tcheca.

O Festival Zlatých vočí acontece anualmente em maio e apresenta filmes realizados por estudantes de cinema do mundo inteiro. A produção do evento é do Departamento de Cinema da faculdade de Filosofia da Universidade de Charles, em Praga (República Tcheca). O foco do festival é estimular os estudos da teoria fílmica e encorajar a discussão sobre as diversas possibilidades do audiovisual.

Com o título internacional Shackles, o filme de Edilene Lima mostra, em nove minutos, sua protagonista (a atriz Gabriela Durán) se alimentando, literalmente, de símbolos sociais, ora palatáveis, ora não, e sofrendo consequências por eventuais abusos dessa prática.

O filme de Edilene Lima foi exibido quinta-feira passada (17/5). A programação do Festival Zlatých vočí pode ser conferida clicando aqui.

Antes da exibição dos curtas, logo mais no São Luiz, será projetado na tela do cinema, em looping, os ensaios fotográficos A deusa da luz, de Nathalia Alves, e Entre dois, de Frederico Bendim. Ambos são recentes trabalhos de conclusão do curso de fotografia da Aeso – Barros Melo.

A bilheteria do Cine São Luiz venderá ingressos ao preço de R$ 3 para esta sessão.

EM TEMPO: A exibição de Bye Bye Brasil (1979), de Cacá Diegues, irá acontecer ainda nesta semana no Cinema São Luiz (data e horário a ser divulgado em breve). A sessão aconteceria originalmente na sexta-feira passada (18/5), quando foi cancelada ao ser constatado pela produção do evento que a cópia em 35mm do filme que veio ao Recife era dublada em inglês.

 

Mais Recentes

Publicidade