X

0 Comentários

Festivais

20. FestCurtasBH (2018) – Cinema Negro

Três programas especiais irão compor a mostra Cinema Negro nesta edição.

Por Renata Malta | 02.08.2018 (quinta-feira)

– acima imagem divulgação do filme Bus Nut, de Akosua Adoma Owusu

– com informações da assessoria do festival

O Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte escolheu como tema central de sua próxima edição o Cinema Negro. Foram 2.518 inscrições para o evento que exibirá 138 filmes de 70 países e doze estados brasileiros. O festival conta ainda com seminário, oficinas e show. Acontecem de 10 a 19 de agosto, no Cine Humberto Mauro, na Sala Juvenal Dias e no jardim interno do Palácio das Artes.  Toda a programação será gratuita.

A coordenadora de Programação e Curadoria do Festival, Ana Siqueira, esclarece quanto a importância do tema: “Com a fundamental participação do curador e crítico Heitor Augusto, o FestCurtasBH volta seu olhar tanto para a pujante produção recente de cineastas negras e negros, quanto para a história dessa produção, largamente desconhecida e vítima da invisibilização (SIC) que tem tradicionalmente acometido as diversas expressões artísticas e culturais da população negra no Brasil”.

O FestCurtasBH terá três mostras especiais dedicadas ao Cinema Negro: Cinema Negro: Capítulos de uma História Fragmentada, composto por 25 curtas produzidos entre 1973 e 2018, divididos em cinco programas (Família, Genocídio, Raízes, Diáspora e Corpo). A Mostra Akosua Adoma Owusu que exibirá nove filmes da cineasta ganesa-americana e, também, a Mostra Tributo a Safi Faye contará com duas sessões especiais apresentando curtas raramente exibidos da diretora de cinema e etnóloga senegalesa.

Os resultados dos vencedores do Troféu Capivara que concorrem nas tradicionais Mostras Competitivas Minas, Brasileira e Internacional serão revelados no dia 19 de agosto.

O publico, também, poderá acompanhar as mostras Atravessamentos – memória da matéria, acessos alterados ,Extravasamentos – torções do artifício, maneiras de saltar e Mulher – Corpo Político que abordam filmes e temas contemporâneos, além das mostras Juventudes, Animação e Infantil, voltadas para o público infanto-juvenil e Malditacom produções que exploram o horror, o terror e o humor irônico.

 

 

Mais Recentes

Publicidade