X

0 Comentários

Festivais

93º Oscar (2021) – Novas regras

Filmes lançados apenas no formato streaming poderão concorrer em 2021, entre outras novidades.

Por Luiz Joaquim | 28.04.2020 (terça-feira)

No início da tarde de hoje na costa oeste norte-americana – final da tarde no Brasil – a revista Hollywood Reporter publicou matéria informando o resultado de uma reunião ocorrida hoje (28) pela manhã, por meio da ferramenta virtual Zoom, entre os 54 conselheiros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood a pedido do seu comitê de regras.

Na pauta da conversa que durou mais de duas horas, como simplificar a forma de elegibilidade dos concorrentes a 93ª edição do Oscar, com data para acontecer em 28 de fevereiro de 2021, considerando a pandemia em curso pelo mundo e, por conta da qual, o mundo tem visto a industria cinematográfica ser transformada.

E o resultado foi que, para esta edição, os filmes poderão se qualificar para a competição sem passar pela necessidade de exibir por pelo menos uma semana em salas de cinema de Los Angeles.

Todos os cinema de L.A. estão fechados, assim como os do resto dos EUA, e sem data para reabrir.

Considerando isso, caso os filmes que foram agendados para serem lançados nos cinemas (mas não puderam) e que atendem aos outros requisitos de elegibilidade, e que podem estar disponíveis para serem vistos pelo serviço de streaming dos membros da Academia (o Academy Screening Room), tendo também sido disponibilizado por 60 dias por algum streaming público ou VOD, então tal filme poderá participar da disputa pelo Oscar 2021.

O comitê de regras de premiação, presidido pelo vice-presidente da Academia, Lois Burwell, é composto por uma dúzia de dirigentes (incluindo nomes como o de Whoopi Goldberg) e enfatizou que este deve ser um ajuste circunstancial, uma vez que não é justo prejudicar produtoras e cineastas que, por razões financeiras, sentem necessidade de colocar seu produto no mundo antes mesmo da retomada do consumo de cinema no modo tradicional.

SOM, TRILHA SONORA E INTERNACIONAL – A reunião virtual de hoje também resultou em mudanças na regras para o próximo ano que fariam barulho independente da atual circunstância da pandemia. Uma delas diz respeito aos dois Oscars de som – edição e mixagem de som. Após uma avaliação dos dirigentes da área de áudio para o cinema, ficou decidido que haverá apenas um prêmio para som (que reconhecerá o talento do editor e do mixador de som), alterando assim o número de premiados pelo Oscar apresentados na transmissão de 24 para 23 prêmios.

E mais. Para se qualificar na categoria ‘melhor trilha sonora’, 60% da música do filme precisa ser original, em oposição ao “predominantemente” do padrão anterior. E, por fim, todos os membros da Academia – e não apenas aqueles que estão dispostos a a assistir as sessões na sede da associação em Beverly Hills – poderão votar para ajudar a determinar a melhor lista internacional para concorrer ao Oscar de filme internacional . As submissões para votação serão disponibilizadas para transmissão dos pré-concorrentes em streaming por meio da Academia Screening Room.

A questão aqui, colocada pela Hollywood Reporter, é se isso de fato poderá acontecer, uma vez que muitos países ainda não conseguiram lançar nenhum filme devido à pandemia.

Mais Recentes

Publicidade