X

0 Comentários

Reportagens

Selecionados: curso sobre cinema pernambucano

Luiz Joaquim anuncia os 40 selecionados, entre quase 500 inscritos, para curso sobre cinema pernambucano

Por Luiz Joaquim | 05.01.2021 (terça-feira)

Quase 500 inscrições (485, mais precisamente) foram preenchidas para concorrer a uma das 40 vagas do curso Cinema Pernambucano: Do silencioso a Bacurau, que tem incentivo da Lei Aldir Blanc – PE e será ministrado pelo jornalista, crítico de cinema, escritor e professor Luiz Joaquim (também editor deste CinemaEscrito).

Todos os selecionados (veja, abaixo, a lista) irão receber por e-mail até amanhã (6) orientações para participarem da primeira aula nesta quinta-feira (7.jan.), a partir das 19h30 (horário de Brasília). Os encontros, sempre nas quintas-feiras, acontecerão até 25.mar.2021.

As inscrições foram abertas na noite da segunda-feira (28.dez.2020) e se encerraram às 23h59 de ontem (4.jan.). Todas as inscrições foram detalhadamente avaliadas em suas respostas e o critério de seleção incluiu, entre outros, a aplicabilidade do conteúdo oferecido pelo curso para a sociedade nas áreas de atuação dos alunos.

Quanto à localidade dos selecionados, estão no curso integrantes de quatro regiões do País (NE, N, S e SE) e de três países do estrangeiro (Fra./ Alem./EUA). Participarão das aulas residentes do Grande Recife e do interior de Pernambuco; do Rio de Janeiro (capital e interior); de São Paulo (capital e interior); de Porto Alegre; de Salvador; de Natal; de Fortaleza, e de Parintins, no Amazonas.

Estarão no curso, do campo acadêmico, graduandos, mestres, doutores, pós-doutores e também realizadores cinematográficos, profissionais da preservação audiovisual, antropólogos, cientistas sociais, historiadores, sociólogos, professores da rede pública e privada, curadores cinematográficos e mais.

Quanto à identidade étnico-racial, a turma será formada por autodenominados preto (30%), indígena (2,5%), asiático (2,5%), pardo (22,5%), branco (37,5) e outro (5%).

Quanto à identidade de gênero, o curso contará com autodenominadas mulheres cis (45%), homens cis (40%), não-binarie (5%), homens trans (2,5%) e outro (7,5).

Todos os selecionados irão receber por e-mail as orientações para participarem da primeira aula, nesta quinta-feira (7.jan.), a partir das 19h30 (horário de Brasília).

Em virtude do alto volume de interessados no curso, o professor Luiz Joaquim matura a possibilidade de abrir uma nova turma no futuro com a devida prévia divulgação, e aproveita para registrar o excelente perfil da maioria destes interessados, o que tornou laboriosa a seleção dos 40 abaixo listados.

Selecionados
1 Adelson da Costa Fernando
2 Adrian Stoelzle
3 Adriana Miranda da Silva Amâncio
4 Ana Paula Almeida
5 Alcione Ferreira dos Santos
6 Alexsânder Nakaoka Elias
7 Bárbara Lino
8 Camila Vieira da Silva
9 Cristina Amaral
10 Daniel Bandeira Espirito Santo
11 Danielle Rodrigues de Souza Valentin
12 Danilo Paiva Lúcio
13 Dione Josefa de Mendonça
14 Flaviany Bruna do Nascimento Tavares
15 Francisco Cesar Filho
16 Heitor Benjamim Campos
17 Gabrielly Albuquerque Silva Lacerda
18 Íldima Lima
19 Janaína das Silva
20 João Carlos Rodrigues da Silva
21 João Paulo Barreto
22 Laura Cristina Freire de Oliveira
23 Luiz Roberto Leite Farias
24 Macaia Ferro
25 Marcos Antonio Neves dos Santos
26 Marcos Buccini Pio Ribeiro
27 Maria Clara Escobar
28 Maria Eduarda Soares Gazal
29 Mônica Kanitz
30 Nayane Nayse Silva Carlos
31 Pedro Augusto Pinto Luz
32 Priscila Cardoso Santos
33 Renata Roberta Azevedo
34 Ricardo Marcelino de Azevedo
35 Roney de Gouveia e Freitas
36 Sérgio Luiz da Silva Júnior
37 Taynã Olimpia Farias da Silva
38 Thaylinne Julião do Nascimento
39 Wellington Moreira Lopes
40 Wislayne Pontes de Souza Ferreira

Mais Recentes

Publicidade