X

0 Comentários

Festivais

30º FIG (2022) – Cinema

Festival de Inverno de Garanhuns (PE) terá nova sala de cinema (do Sesc) integrada a sua programação.

Por Luiz Joaquim | 06.07.2022 (quarta-feira)

– na foto, o novo Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc-PE em Garanhuns que receberá, entre outras ações, sessões de cinema. 

Em breve, mais precisamente em 15 de julho, tem início um dos mais disputados eventos culturais do Estado de Pernambuco fora da Região Metropolitana do Recife, seja por sua tradição (neste ano acontece a 30ª edição), seja pela diversidade de expressões artísticas envolvidas e envolvendo a população participante. Falamos do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

2022 verá um FIG com 17 dias de programação (encerrando dia 31) distribuída em 20 polos culturais espalhados pelo município do agreste pernambucano. Entre as apresentações artísticas: música, artes cênicas, literatura e cinema entre outras, além da promoção também de seminários, palestras e exposições.

No caso do cinema, uma novidade: o FIG atuará na novíssima sala de cinema do SESC, no Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc-PE. O cinema inaugura com algumas sessões específicas dentro da programação do FIG (veja abaixo), mas deverá ter, num futuro próximo, a sua programação própria também.

Quem estiver em Garanhuns durante o festival poderá conferir os seguintes filmes na nova sala de cinema da cidade: o premiado documentário Manguebit, de Jurá Capela, no qual o cineasta faz uma revisão sobre o surgimento e a importância do gênero musical mais internacional do Estado. (sessão dia 21/7 às 19h).

Já na segunda-feira (25), também às 19h, será exibida a Mostra Multiplicidade na Criação Audiovisual, com quatro curtas-metragens: A videopoesia Entardecer; a animação em rotoscopia Escalpelo; o doc. da comunidade quilombola Apepu; e o filme Sobre Olga.

Na terça-feira (26), o Sesc exibe (19h) o programa ’50 anos de animação em Pernambuco’, projetando 13 curtas: Vendo/Ouvinido; A saga de Asa Branca; Somos Somos; A morte do Rei de Barro; Até o Sol Raiá; O jumento santo e a cidade que acabou antes de começar; Voltage; As aventuras de Paulo Brusky; Visceral; Deixem Diana em paz; O ex-mágico; Guaxuma; e Um peixe para dois.

Na quarta (27), a nova sala de cinema projeta a ‘1ª Mostra Além-mar de Animação’, com os filmes Estamos vivos; Videoclipe de Kaê, Espelho meu; Exercício de arquivo; Bardo do sonho; Quando a chuva vem?; e Bia desenha. Na quinta (28), é a vez do filme Samba de latada, de Josildo Sá e no sábado (30), sempre às 19h, é o dia da ‘Mostra na tela: Cinema de Mulher no Interior do FIG (com filmes de realizadoras do Nordeste).

Já o habitual espaço de exibição de filmes no FIG, o Cine Eldorado, contará na sexta-feira 22 com os títulos infantis As aventuras de Tita; Adeus e Pedrinho e Chuteira da Sorte em sessão coletiva às 10h30. Para os adultos, no mesmo dia, às 21h10, Carro Rei, de Renata Pinheiro.

Imagem da animação ‘Além da Lenda’

No sábado 23, às 10h30, exibe o longa pernambucano Além da Lenda, de Marília Mafé e Marcos França (em caráter de pré-estreia). Às 21h10, o filme Piazzola os Anos do Tubarão, de Daniel Rosenfeld.  No domingo 24, às 10h30 Tarsilinha: O filme, de Célia Catunda, e às 21h30 o sucesso Medida provisória, de Lázaro Ramos.

Na segunda 24 (10h30), reprise de Além da lenda; na terça 25 (10h30) reprise de Pedrinho e Chuteira da Sorte; e na quarta e quinta 27 e 28 (10h30), reprise de Tarsilinha. Na noite da quinta 28, desta vez às 18h40, reprise de Manguebit. E, encerrando na sexta 29, ás 10h30, As aventuras de Tita e Além da lenda. À noite, às 21h10, o documentário de Petrônio de Lorena, Sapato 36, sobre o futebol de várzea em Sto. Amaro, um bairro recifense.

Leia também

Mais Recentes

Publicidade