X

0 Comentários

Festivais

18º CineOP (2023) – Atrações

A programação traz 125 filmes em pré-estreias e mostras temáticas – (30 longas, nove médias e 86 curtas)

Por Luiz Joaquim | 16.06.2023 (sexta-feira)

– com informações da assessoria do 18º CineOP. Na foto acima, o homenageado Tony Tornado em foto de Leo Lara/Universo Produção.

É na próxima quarta-feira (21) que inicia, e segue até 26 de junho,  a 18ª edição CineOP: Mostra de Cinema de Ouro Preto, no formato presencial, online e gratuito. A Mostra mineira é a única a enfocar o cinema como patrimônio, preservação, história e educação. Na edição deste ano o evento destaca a Música Preta no Brasil  e e irá homenagear Tony Tornado que estará presente no evento para receber o Troféu Vila Rica, além de realizar um show na sexta (23) ao lado de seu filho.  Tony é o mais longevo profissional da atuação em atividade no país,  e atualmente está no ar na telenovela da TV Globo, Amor perfeito.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará no evento junto com Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do MinC, e Daniela Fernandes, diretora de Preservação e Difusão da Secretária do Audiovisual do MinC.

Na programação 125 filmes em pré-estreias e mostras temáticas – (30 longas, nove médias e 86 curtas-metragens), vindos de cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, EUA) e de 14 estados brasileiros ( AM, BA, CE, DF, ES, GO, MG, PB, PR, RJ, RN, RS, SC, SP) distribuídos em nove mostras – Contemporânea, Homenagem, Preservação, Histórica, Educação, Valores, Mostrinha e Cine-Escola.

Com curadoria de Cleber Eduardo e Tatiana Carvalho, a Mostra abre na quarta (22) com a exibição do inédito Baile Soul, de Cavi Borges. Tony Tornado, ator e cantor, homenageado este ano pela Mostra, teve participação fundamental nesse processo e está no longa-metragem.

A  Mostra Contemporânea traz os longas Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicentes (que estará presente no evento e também dirigiu  o doc dos Racionais Mc e esta na codireção de Terra e paixão),  Lô Borges: Toda essa festa, inédito de Rodrigo de Oliveira (o cantor estará presente no evento), Antunes Filho: Do coração para o olho, de Cristiano Burlan,  Amanhã, de Marcos Pimentel; Caixa preta, de Saskia e Bernardo Oliveira; Filme particular, de Janaina Nagata; e , de Rafael Conde, Confissões de um cinema em formação, de Eugenio Puppo, e O cangaceiro da moviola, de Luís Alberto Rocha Melo.

Já a Mostra histórica exibirá Clássicos como Rio Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e o raro Uma nêga chamada tereza (Fernando Coni Campos, 1973) dividem a programação com títulos contemporâneos, entre eles Lupicínio Rodrigues: Confissões de um sofredor” (Alfredo Manevy, 2022), Paulinho da Viola: meu tempo é hoje (Izabel Jaguaribe, 2003) e Simonal: Ninguém sabe o duro que dei” (Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, 2008).

Além das sessões presenciais, o público poderá assistir a filmes de qualquer lugar do Brasil na plataforma do evento – cineop.com.br, na plataforma do Itaú Cultural Play, na TV UFOP e no Canal Educação, ampliando as janelas de exibição para quem não puder estar em Ouro Preto.

Acompanhe, a partir da quinta-feira (22), a cobertura do 18º CineOP pelo CinemaEscrito.

Mais Recentes

Publicidade