X

0 Comentários

Reportagens

‘Por trás da linha de escudos’ estreia no Recife

Filme de Marcelo Pedroso estreia seis anos após polêmica exibição no Festival de Brasília

Por Yuri Lins | 28.06.2023 (quarta-feira)

— com informações da assessoria do filme ‘Por trás da linha de escudos’.

O documentarista pernambucano Marcelo Pedroso, conhecido por dirigir filmes como Brasil S/A e Pacific, está se preparando para o lançamento de seu aguardado novo filme, intitulado Por trás da linha de escudos (Bra., 2017). A estreia será realizada em três cidades: Fortaleza, no Cinema Dragão do Mar; Maceió, no Centro Cultural Arte Pajuçara; e Recife, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, na sala do Museu do Homem do Nordeste. É nesta sexta-feira (30), às 19h20, a sessão na capital pernambucana, a qual contará com a presença do diretor para um debate após a exibição do filme.

Nessa obra cinematográfica, Marcelo Pedroso e sua equipe mergulham nas profundezas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), uma unidade criada em 1980 com o objetivo de lidar com distúrbios civis, conter rebeliões em presídios e assegurar a segurança em eventos esportivos e multidões. O documentário proporciona um olhar íntimo sobre o cotidiano desse contingente policial, revelando suas operações, o ambiente interno da corporação e os treinamentos realizados no batalhão.

Por trás da linha de escudos passou por um longo período de reflexão e remontagem de seu material.

Por trás da linha de escudos teve sua estreia nos festivais de cinema de Cachoeira (BA) e Brasília (DF) em 2017, onde recebeu uma recepção crítica do público. A repercussão negativa levou a equipe realizadora a retirar o filme de circulação naquele momento histórico específico. O próprio diretor e roteirista, por meio de uma narração no início da versão inédita, expressou a impossibilidade percebida de continuar veiculando o projeto original naquele contexto.

Nos últimos anos, a equipe empenhou-se em trabalhar intensamente na criação de uma nova montagem do documentário, levando em consideração as críticas recebidas e o contexto atual. Agora, com o aprimoramento do material, o filme será relançado, proporcionando ao público uma oportunidade renovada de apreciar a abordagem revisada e refletir sobre as transformações ocorridas desde sua primeira exibição.

Durante a exibição de Por trás da linha de escudos no 50º Festival de Brasília, o Cinema Escrito publicou duas críticas sobre o filme. Confira:

 

 

Mais Recentes

Publicidade