27º Tiradentes (2024) – Vencedores
Filme paranaense vence como melhor longa-metragem da Mostra Aurora
Por Yuri Lins | 28.01.2024 (domingo)
– Com informações da assessoria da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
A 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes encerrou suas atividades na noite de 27 de janeiro, revelando Jornada de desejos em Superagüi, dirigido por Pedro Giongo, como o vencedor na categoria de melhor longa-metragem da Mostra Aurora. O filme, uma produção paranaense, mergulha no cotidiano e na intimidade dos pescadores de uma região litorânea do Paraná, normalmente percebida apenas como um destino turístico. O trabalho de Giongo busca captar o encanto humano subjacente a esse espaço muitas vezes estereotipado.
Outros destaques da premiação incluíram Aquele que viu o abismo (SP), dirigido por Negro Léo e Gregorio Gananian, que recebeu o Troféu Carlos Reichenbach do Júri Jovem, e Aguyjevete Araxi’I (SP), dirigido por Kerexu Martim, que recebeu o Prêmio Helena Ignez 2023 pelo destaque feminino.
O Júri Oficial concedeu uma menção honrosa ao longa-metragem Maçãs no escuro (SP), dirigido por Tiago A. Neves. Na categoria Mostra Foco, o mesmo júri destacou o curta-metragem Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho (RJ), dirigido por Allan Ribeiro, que recebeu não apenas esse reconhecimento, mas também o Prêmio Canal Brasil de Curtas, no valor de R$ 15 mil
Além disso, Estranho caminho (CE), dirigido por Guto Parente, foi escolhido como o melhor título da Mostra Autorias pelo júri especial da Abraccine. Na categoria Work In Progress (WIP), Ausente (MG), de Ana Carolina Soares, conquistou os prêmios CTAV e The End, enquanto Novembro (PE), de Milena Times, recebeu o prêmio 02 Pós, e Suçuarana (MG), de Clarissa Campolina e Sérgio Borges, foi reconhecido com o prêmio Málaga WIP.
O Júri Popular, composto pelos espectadores da Mostra, escolheu As primeiras (SP) como o melhor longa-metragem e Soneca e Jupa (MG) como o melhor curta-metragem.
A 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes encerrou-se com sucesso, destacando a diversidade e qualidade do cinema brasileiro, com obras que transcendem os limites da narrativa convencional e exploram novas fronteiras estéticas e temáticas.
Confira todos os vencedores:
WIP – CORTE FINAL – PRÊMIOS CTAV, THE END
“Ausente” (MG), de Ana Carolina Soares
WIP – CORTE FINAL – PRÊMIO O2 PÓS
“Novembro” (PE), de Milena Times
WIP – CORTE FINAL – PRÊMIO MÁLAGA WIP
“Suçuarana” (MG), de Clarissa Campolina e Sérgio Borges
CURTA – PRÊMIO JÚRI POPULAR
“Soneca e Jupa” (MG), de Rodrigo R. Meireles
CURTA MOSTRA FOCO – PRÊMIO JÚRI OFICIAL
“Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho” (RJ), de Allan Ribeiro
CURTA MOSTRA FOCO – PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS
“Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho” (RJ), de Allan Ribeiro
LONGA MOSTRA AUTORIAS – PRÊMIO DO JÚRI DA CRÍTICA | ABRACCINE
“Estranho Caminho (CE), de Guto Parente
LONGA MOSTRA OLHOS LIVRES – PRÊMIO CARLOS REICHENBACH | JÚRI JOVEM
“Aquele que Viu o Abismo” (SP), de Negro Léo e Gregório Gananian
LONGA MOSTRA AURORA – PRÊMIO JÚRI OFICIAL
“Lista de Desejos para Superagüi” (PR), de Pedro Giongo
MENÇÃO HONROSA- MOSTRA AURORA – PRÊMIO JÚRI OFICIAL
“Maçãs no Escuro” (SP), de Tiago A. Neves
DESTAQUE FEMININO – PRÊMIO HELENA IGNEZ – JÚRI OFICIAL
Kerexu Martim, diretora do filme “Aguyjevete Araxi’I” (SP)
LONGA – PRÊMIO JÚRI POPULAR
“As Primeiras” (SP), de Adriana Yañez
Confira nosso texto para Seu Cavalcanti, de Leonardo Lacca:
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