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Festivais

É Tudo Verdade (2024) – Selecionados

O festival ocorrerá de forma simultânea em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 14 de abril

Por Yuri Lins | 21.03.2024 (quinta-feira)

– Com informações da assessoria do ‘É Tudo Verdade’. Na imagem destacada, a realizadora Helena Solberg em seu filme “Um Filme para Beatrice” (2023).

O É Tudo Verdade, maior festival de documentários da América Latina, está de volta para sua edição de 2024, prometendo uma celebração do cinema documental em sua forma mais autêntica. O evento acontecerá simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de abril, com entrada franca para todos os espectadores.

Este ano, o festival expande sua abrangência, trazendo não apenas uma seleção de produções internacionais, mas também a reintrodução da itinerância para Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Cultural Vale. Mais detalhes sobre esta expansão serão divulgados em breve.

Com um total de 77 produções de 34 países, o É Tudo Verdade 2024 apresentará uma variedade de filmes de longa, média e curta-metragem, proporcionando uma imersão no mundo do cinema documental. A sessão de abertura para convidados no Rio de Janeiro, em 3 de abril, será marcada pela estreia de Um Filme para Beatrice (2023), de Helena Solberg, no Estação NET Botafogo. Enquanto em São Paulo, no dia 4 de abril, na Cinemateca Brasileira, será exibido o documentário britânico O Competidor (The Contestant, 2023) de Clair Titley.

A programação do festival abrange uma variedade de mostras competitivas e não competitivas, incluindo a Mostra Competitiva de Longas/Médias-Metragens Brasileiros e Internacionais, Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros e Internacionais, Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano, Clássicos É Tudo Verdade e Retrospectivas.

As retrospectivas deste ano homenageiam o legado do cineasta e fotógrafo brasileiro Thomaz Farkas e o diretor britânico Mark Cousins, que estará visitando o Brasil pela primeira vez. Como parte da comemoração do centenário de Farkas, o festival exibirá uma seleção de seus documentários, além de sediar discussões durante a Conferência Internacional do Documentário.

Além das exibições, o festival também oferece atividades de formação, incluindo conferências, palestras e seminários, proporcionando uma oportunidade para os entusiastas do cinema documental se aprofundarem no meio.

Uma característica deste ano é a conexão direta com a premiação do Oscar, onde os filmes vencedores das competições brasileiras e internacionais de longas/médias e curtas-metragens serão automaticamente considerados para a seleção do prêmio.

A cerimônia de premiação, que acontecerá no sábado, 13 de abril, na Cinemateca Brasileira, será o ponto culminante do festival, seguida por reapresentações das produções premiadas em ambas as cidades.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

SESSÕES DE ABERTURA

Um Filme Para Beatrice (Brasil), de Helena Solberg

O Competidor (Reino Unido), de Clair Titley

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Luiz Melodia – No Coração do Brasil (Brasil), de Alessandra Dorgan

 

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS

Celluloid Underground (Irã, Reino Unido), de Ehsan Khoshbakht

Cento e Quatro (Alemanha), de Jonathan Schörnig

Copa de 71 (Reino Unido), de Rachel Ramsay e James Erskine

Corpo (Eslovênia, Macedônia do Norte, Croácia), de Petra Seliškar

Diários da Caixa Preta (Japão, EUA, Reino Unido), de Shiori Ito

E Assim Começa (Estados Unidos e Filipinas), de Ramona S. Diaz

Mamãe Suriname – Mama Sranan (Holanda), de Tessa Leuwsha

Mixtape La Pampa (Argentina, Chile), de Andrés di Tella

O Mundo é Família (Índia), de Anand Patwardhan

O Relatório da Revolta de 1967 (Estados Unidos), de Michelle Ferrari

Uma Estória Americana (França e Itália), de Jean-Claude Taki e Alexandre Gouzou

Zinzindurrunkarratz (Espanha), de Oskar Alegria

 

COMPETIÇÃO BRASILEIRA – LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS

Diamantes, de Daniela Thomas, Sandra Corveloni, Beto Amaral

Fernanda Young – Foge-me ao Controle, de Susanna Lira

Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida, de Bel Bechara e Sandro Serpa

Inutensílios, de Bruno Jorge

Lampião, Governador do Sertão, de Wolney Oliveira

Tesouro Natterer, de Renato Barbieri

Verissimo, de Angelo Defanti

 

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – CURTAS-METRAGENS

PROGRAMA 1 – Total: 88 minutos

Getty Abortions (Áustria), de Franzis Kabisch

Como Agradar (Finlândia), de Elina Talvensaari

Anseio de Luz (Espanha), de Alba Cros Pellisé

Minha Irmã (Polônia), de Mariusz Rusiński

 

PROGRAMA 2 – Total: 104 minutos

Entre a Graça e a Violência (Turquia, Holanda), de Şirin Bahar Demirel

Azul (Cuba, Bélgica), de Violena Ampudia

Avalanche (Colômbia), de Daniel Cortés

Só a Lua Entenderá (Costa Rica, EUA), de Kim Torres

Parentesco Indesejado (Alemanha), de Pavel Mozhar;

 

COMPETIÇÃO BRASILEIRA – CURTAS-METRAGENS

PROGRAMA 1 – Total: 104 minutos

Aguyjevete Avaxi’i, de Kerexu Martim

Noite das Garrafadas, de Elder Gomes Barbosa

Sertão, América, de Marcela Ilha Bordin

Utopia Muda, de Julio Matos

A Edição do Nordeste, de Pedro Fiuza

 

PROGRAMA 2 – Total: 88 minutos

Até Onde o Mundo Alcança (Brasil, Holanda, Bélgica), de Daniel Frota de Abreu

Serão, de Caio Bernardo

As Placas são Invisíveis, de Gabrielle Ferreira

Sem TÍtulo #9: Nem Todas as Flores da Falta, de Carlos Adriano

 

PROGRAMAS ESPECIAIS

32 Sons (Estados Unidos), de Sam Green

Antonio Candido – Anotações Finais (Brasil), de Eduardo Escorel

As Cores e Amores de Lore (Brasil), de Jorge Bodanzky

A Senhora das Flechas (Alemanha, Suíça), de Heidi Specogna

 

O ESTADO DAS COISAS

À Beira da Guerra: Ariane Mnouchkine e o Théâtre du Soleil em Kyiv (França), de Duccio Bellugi-Vannuccini e Thomas Briat

Adeus Tiberíades (França, Palestina, Bélgica, Qatar), de Lina Soualem

Anna Mariani – Anotações Fotográficas (Brasil), de Alberto Renault

Borderland | A Fronteira Interior (Estados Unidos), de Pamela Yates

Brizola (Brasil), de Marco Abujamra

Neve Negra (Estados Unidos, Dinamarca), de Alina Simone

Retomada (Brasil), de Ricardo Martensen

FOCO LATINO-AMERICANO

A Neve Entre os Dois (Uruguai, Suécia e Chile), de Pablo Martínez Pessi

Os Médicos de Nietzsche (Argentina, França), de Jorge Leandro Colas

Órbita (Costa Rica, Chile, EUA), de Clea Eppelin Ugarte

Igualada (Colômbia, Estados Unidos, México), de Juan Mejía Botero

 

CLÁSSICOS É TUDO VERDADE

Fellini (França), Confidências Revisitadas, de Jean-Christophe Rosé

Say God Bye (Suíça), de Thomas Imbach

O Cinema Por Dentro (Estados Unidos), de Chad Freidrichs

Nurith Aviv – Mulher Com Uma Câmera (Israel), de Zohar Behrendt

Homenagem: Robert Drew, 100

Primárias (Estados Unidos), Robert Drew

Faces de Novembro (Estados Unidos), Robert Drew

Homenagem: 50 Anos da Revolução dos Cravos

As Armas e o Povo (Portugal), de Filme Coletivo

Outro País (Portugal), de Sérgio Tréfaut

 

RETROSPECTIVAS

THOMAZ FARKAS, 100

Programa 1 – Total: 61 minutos

Thomaz Farkas, Brasileiro (Brasil), de Walter Lima Jr.

Todomundo (Brasil), de Thomaz Farkas

Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba (Brasil), de Ricardo Dias;

Programa 2 – Total: 73 minutos

Improvável Encontro (Brasil), de Lauro Escorel

Paraíso, Juarez (Brasil), de Thomaz Farkas

Hermeto, Campeão (Brasil), de Thomaz Farkas

 

MARK COUSINS

Cinema Tem Sido Meu Verdadeiro Amor: O Trabalho e A Vida de Lynda Myles (Reino Unido), de Mark Cousins

Eu Sou Belfast (Reino Unido), de Mark Cousins

A História do Olhar (Reino Unido), de Mark Cousins

Uma História de Crianças e Cinema (Reino Unido), de Mark Cousins

Marcha Sobre Roma (Itália), de Mark Cousins

Meu Nome É Alfred Hitchcock (Reino Unido), de Mark Cousins

Os Olhos de Orson Welles (Reino Unido), de Mark Cousins

Women Make Film – Episódio I (Reino Unido), de Mark Cousins

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