X

0 Comentários

Artigos

E o interior?

Câmera clara 98

Por Luiz Joaquim | 15.02.2008 (sexta-feira)

O informativo Filme B da semana passada reportava que cerca de 136 salas de cinema em 2008 serão inauguradas. Os novos espaços devem se dividir entre 22 complexos de cinema. No ano passado, 29 multiplex foram inaugurados, adicionando 140 salas. O detalhe na informação é que, assim como no ano passado, a quase totalidade destas salas abrirão nas capitais do país, sendo cinco delas no Rio de Janeiro, cinco em São Paulo e as outras 12 divididas entre Porto Alegre (duas), Curitiba, Salvador, Porto Velho e Recife (as da UCI/Ribeiro no Plaza). Com exceção de um novo complexo que vai para o interior de São Paulo e outro para o interior de Minas Gerais, não temos novidades nas regiões metropolitanas ou mesmo nas cidades mais afastadas da capital. Aqui em Pernambuco, há a iniciativa de Paulo Menelau, a frente dos Cine Eldorado em Garanhuns, e do Royal, em São Lourenço da Mata, que, por um esforço próprio e paixão pelo ofício segue oferecendo filmes para essa população distante da capital. Um população que, diga-se, gosta de cinema. Apenas não o consome pela dificuldade ao acesso. As diversas caravanas cinematográficas que circulam levando projeções pelo país provam isso. Salas-cabanas de cinema sempre atraem uma multidão e arrebatam seus espectadores famintos pelo audiovisual. O sucesso pirata de “Tropa de Elite” ano passado é um ótimo exemplo para essa reflexão. O cinema, e o próprio filme nacional, pode ser desejado pelo público brasileiro, basta que chegue a ele.

——————————

Novo canal

O meio cinematográfico local, e nacional, já conhecem o talento com a linguagem audiovisual de Daniel Bandeira, cujo longa-metragem “Amigos de Risco” representou Pernambuco no último Festival de Brasília. Agora podemos conhecer seu talento com a linguagem escrita. O cineasta colocou no ar seu blog “Diários da Retina” (www.diariosdaretina.blogspot.com). É uma novo canal para o leitor internauta enxergar mais uma ótima do cinema. Atualíssimo, já é possível ler uma crítica de “Onde os Fracos não Têm Vez”.

——————–
Na Itália
O curta-metragem “Doce e Salgado” (foto), de Chico Lacerda, foi convidado para participar mostra competitiva do Torino GLBT Film Festival, na Itália. O filme foi resultado da oficina “Curta em Curso”, ministrada em 2007 por Maria Pessoa. Tendo já participado da mostra “For Rainbow”, ano passado no Ceará, Chico começa agora uma carreira internacional. Precisa apenas de apoio para conseguir recursos e ir representar o Estado a Europa. Para entrar em contato com Chico, o fone é (81) 9172-3855

—————————-
Guerra nas Estrelas 3D
A Warner e LucasFilm Animation estão anunciando que em agosto, nos EUA, chega a versão animada em 3D de “Guerras nas Estrelas”. Em outubro, a série chega à TV de lá, mas não há data prevista para o lançamento internacional do novo produto, que deverá deixar o estúdio americano e George Lucas mais ricos.

—————————
-comentários, críticas e sugestões para ljoaquim@yahoo.com.br

Mais Recentes

Publicidade