X

0 Comentários

Artigos

Tropa de algazarra

Câmera clara 221

Por Luiz Joaquim | 01.11.2010 (segunda-feira)

O fato de a produção de “Tropa de Elite 2” ter tido todos os cuidados para uma versão digital do novo filme não “escapulir” e chegar na mafia da pirataria não só contribuiu para o sucesso com o avalanche de público indo aos cinemas ver esta sequência. Amanhã teremos novos números declarados pelo informativo nacional “Filme B”, mas já se sabe que mais de 6,5 milhões pagaram para ver o filme. Ótimo. O que talvez a produção de “Tropa de Elite 2” não tenha percebido é que esse fenômeno gerou outro. Quero dizer, uma parcela dessa população fã do eterno Capitão Nascimento não pertence ao grupo de frequentadores habituais que saem de casa para ir a um shopping center pagar caro e ver um filme. São pessoas cuja relação com o cinema está estritamente ligada a relação do carroceiro da esquina com seu arcevo ilegal. São pessoas que não se comportam numa sala de cinema de shopping center como habitualmente vemos. São diversos os depoimentos dos que viram o filme lembrando da manifestação do público nas sessões. São gritos, urras e aplausos. Algumas vezes algazarra mesmo. O fato é que, aparentemente, este público tomou gosto pelo processo de ir ver um filme num cinema. O filme “Piranhas 3D”, outro próprio para manifestações desse gênero por parte da platéia, também tem sido exibido sob gritaria e interação imediata desse “novo” público menos formal com o ambiente de um cinema de multiplex. As brincadeiras lembram a animação constante das sessões nos nossos gigantes cinema de rua, nos anos 1970 e 1980, antes da chegada dos frios multiplex.

——————-
REFORMA
Esta semana, o frequentador que for ao multiplex UCI/Ribeiro do Shopping Recife encontrará as salas 3, 4 e 10 em reforma. Será que poltronas passam por uma recalchutada como já passou as da sala 2?

——————-
FUNDARPE
Começa hoje e vai até o dia 12 o período de inscrições do Funcultura/Audiovisual (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), mecanismo do Governo do Estado que, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), distribuirá R$ 8 milhões para a realização de projetos independentes em audiovisual. O edital pode ser baixado pelo site (www.fundarpe.pe.gov.br).

———————-
IMPOSSÍVEL 4
O filme da franquia “Missão Impossível” terá como nome, revelado por Tom Cruise: “Ghost Protocol” (Protocolo Fantasma). O nome foi revelado num coletiva para imprensa sobre o filme, que é parcialmente filmado em Dubai, com sequencia na torre Burj Khalifa, com seus mais de 800 metros de altura. O filme será dirigido por Brad Bird, da animação “Os Incríveis”

Mais Recentes

Publicidade