X

0 Comentários

Reportagens

“A Morte e a Donzela” no Ventura

Obra de Polanski em no cartaz Cineclube da Aeso (Olinda) nesta quinta-feira (1º/11/2018)

Por Luiz Joaquim | 29.10.2018 (segunda-feira)

A penúltima sessão do Cineclube VENTURA (Cineclube das Faculdades Integradas Barros Melo, Olinda) deste 2018 dedica-se ao tema ‘tortura’ sob a ótica de um dos mais aclamados diretores do mundo: o polonês Roman Polanski. A morte e a donzela (Death and The Maiden, Fra., EUA, GB, 1994) estreou no Brasil em 1995 – no Recife exibiu no Cineteatro do Parque – com modesta circulação.

A pouca repercussão, entretanto, esconde um filme a ser (re)descoberto e intrigante, adaptado da peça teatral homônima do argentino Ariel Dorfman que, apoiado pela composição também homônima de Schubert, fala da busca por justiça de uma mulher que foi torturada durante a ditadura num pais sul-americano.

O enredo nos situa num país não identificado da América Latina logo após o fim de um governo ditatorial e em processo de transição para a democracia. Ali conhecemos Paulina, uma mulher traumatiza pelas torturas e estupros que sofreu quando foi presa política. Ela vive reclusa numa casa afastada da sociedade com seu companheiro, um famoso advogado que irá assumir no novo governo democrata as investigações sobre as mortes promovidas no passado pelo governo militar.

Certa noite, quando seu companheiro chega em casa com a ajuda de um desconhecido, Pauline reconhece na voz do estranho o seu torturador e decide obter algumas respostas dele, à força, sobre os momentos sombrios que viveu sob seu julgo.

Relacionado como a última obra da trilogia informal ‘ménage-à-trois psicológico’ de Polanski – os outros dois filmes são A faca na água (1962) e Armadilha do destino (1966) – A morte e a donzela e seu roteiro elaborado têm a capacidade de fazer do espectador um acusador, júri e réu ao mesmo tempo.

Polanski (e) nos bastidores de ‘A Morte e a Donzela’

Após a sessão, haverá o tradicional debate mediado pelo coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da Aeso, Luiz Joaquim, junto aos alunos do curso de Cinema e Audiovisual da instituição.

O acesso às sessões do Cineclube Ventura é gratuito.

O nome do Cineclube VENTURA é uma homenagem ao filme pernambucano Dança, amor e ventura (1927), de Ary Severo, rodado dentro do período conhecido como Ciclo do Recife.

 Serviço:
Cineclube VENTURA
Sessão #9 (2018-2) – quinta-feira (1º de novembro), às 11 h.
Filme: A MORTE E A DONZELA (Death and The Maiden, Fra., EUA, GB, 1994), de Roman Polanski. Elenco: Sigourney Weaver, Ben Kingsley, Stuart Wilson. Duração: 105min.

Local: AESO – Faculdades Integradas Barros Melo. Av. Transamérica, 405 – Jardim Brasil, Olinda. Cineteatro (capacidade 240 lugares). Entrada franca.
Informações: Coordenação do curso de Cinema e Audiovisual da AESO – fone – 81 2128-9784
http://www.barrosmelo.edu.br/

Mais Recentes

Publicidade