X

0 Comentários

Festivais

16° Cine Ceará (2006) – abertura

Política deve pontuar o Cine Ceará.

Por Luiz Joaquim | 04.12.2018 (terça-feira)

– Texto originalmente publicado no Jornal Folha de Pernambuco em 29 de maio de 2006. (Foto da capa: still do filme “Eu me lembro” (2005) de Edgar Navarro).

 

Além da competitiva de longas e curtas, o 16° Cine Ceará: Festival Ibero-Americano de Cinema criou a mostra “Première Fortaleza”, que dará a oportunidade ao público fortalezense de conferir títulos nacionais que vêm ganhando destaque em outros festivais brasileiros como Eu me lembro, de Edgar Navarro (sete prêmios no Festival de Brasília 2005), e A margem do concreto, de Evaldo Mocarzel, Meninas, de Sandra Werneck, Woody & Stock, sexo, Orégano e rock’n roll, de Otto Guerra, e os inéditos O profeta das águas, do paulista Leopoldo Nunes,  e Os profetas das chuvas, do cearense Marcus Moura, além do norte-americano Smile, de Jeff Kramer, estrelado por Linda Hamilton.

Há, ainda, as mostras paralelas  “Olhar do Ceará”, com curtas do Estado que não entraram na competitiva; o “Cinema nos Bairros”, exibindo Cinemas, aspirinas e urubus, de Marcelo Gomes, em três regiões da periferia de Fortaleza; o “Cinema no Interior”, “O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece”, e “Mostra Melhor Idade”, todas já habituais no evento.

O que não mudará no evento é o seu já conhecido engajamento político. Nesta edição, o Cine Ceará concilia as atividades com o “1° Seminário Fortaleza da Diversidade Cultural”, entre 5 e 8 de junho. Com o tema “O Futuro da Cultura” conferências e painéis irão versar sobre a cultura regional, literatura, a diversidade e a política cultural do cinema ibero-americano. Na lista de convidados, o do ministro da Cultura, Gilberto Gil, está ao lado do correspondente ao seu cargo no Chile e Cuba. Também, a confirmar, como conferencista, o escritor Ariano Suassuna. Haverá também um seminário sobre os cinco anos da Agência Nacional de Cinema com seu diretor-presidente Gustavo Dahl.

A 16° edição do Cine Ceará coincide com as comemorações pelos 35 anos da Casa Amarela Eusélio Oliveira, instituição da Universidade Federal do Ceará, responsável pelo festival; e com os 20 anos da Escuela Internacional de Cine Y TV de San Antonio de Los Baños (EICTV), em Cuba. Um dos fundadores da escola cubana, Fernando Birri será homenageado pelo evento, que também irá mostrar alguns filmes dos ex-alunos do educandário cinematográfico. Outra homenagem programada é destinada à Globo Filmes, por ser “uma das responsáveis pela retomada… das grandes bilheterias do cinema nacional”. Junto a homenagem, acontecem as projeções de 2 filhos de Francisco, Carandiru, Se eu fosse você e Cidade de Deus.

Mais Recentes

Publicidade