X

0 Comentários

Reportagens

“Dona Dora” no Itaú Cultural Play

Dona Dóra é homenageada pela ‘Periférica’ em Pernambuco

Por Luiz Joaquim | 19.07.2022 (terça-feira)

– com informações da assessoria da ‘Periféfica’. Na foto de Josivan Rodrigues, Dona Dóra e o Boi Rubro Negro.

Já está online o documentário pernambucano Dona Dóra: A mística do boi (2021), com direção de Adalberto Oliveira e realização da Periférica Mostra de Cinema de Camaragibe, está disponível na plataforma do Itaú Cultural Play. Conforme informa os realizadores, o trabalho surgiu pela necessidade de valorizar e dar visibilidade aos personagens da cultura camaragibense (do município de Camaragibe, região metropolitana do Recife), muitas vezes esquecidos/as em sua própria cidade. No ano de 2021, o documentário participou da mostra competitiva do Festival Cine PE 2021, Festival del Caribe (Cuba 2021) entre outros festivais.

A produção foi realizada durante a pandemia respeitando todos os protocolos estabelecidos por conta da Covid-19. O documentário conta a história de Doralice Barreto da Silva, popularmente conhecida como Dona Dóra, que é natural de Timbaúba (Zona da Mata Norte) e fundadora do Boi Rubro Negro (1965).

Dóra é testemunha do êxodo rural e da ocupação periférica da Região Metropolitana do Recife. A figura do boi é bastante representativa para a cultura pernambucana, e se relaciona diretamente à alimentação através de suas carnes e vísceras, à fabricação de roupas e acessórios do couro, seus chifres trazem proteção contra inveja e mau-olhado e seu sangue traz à energia vital para à ancestralidade.

Durante todo o ano a comunidade aguarda ansiosamente os ensaios prévios do boi até sua saída em cortejo que sobe e desce as ladeiras de Camaragibe arrastando uma multidão.

A Periférica a cada edição presta uma homenagem a uma personalidade de Camaragibe. Nesta sua 3ª edição, a homenageada foi Dona Dora, liderança da cultura popular que há quase 60 anos mantém o Boi Rubro Negro, tradicional agremiação carnavalesca de Camaragibe, com sede no bairro Alto Santo Antônio.

A exibição é gratuita e pode ser vista na plataforma do Itaú Cultural Play. Para participar é preciso realiza um cadastro pelo site do Itaú Cultural Play.

Serviço: Dona Dóra. A mística do boi / Direção: Adalberto Oliveira / Realização: Periférica Mostra de Cinema de Camaragibe e Pós – Traumático Coletivo / Classificação indicativa: 12 anos / Inscrições pelo site www.itauculturalplay.com.br

Mais Recentes

Publicidade