X

0 Comentários

Festivais

54ª Gramado (2026) – Selecionados

Mostra competitiva reúne seis estreias nacionais e programação inclui mercado, homenagens e formação

Por Yuri Lins | 08.07.2026 (quarta-feira)

— Com informações da assessoria do 54ª Festival de Gramado. 

O Festival de Cinema de Gramado divulgou os seis longas-metragens brasileiros de ficção que disputarão o Kikito na 54ª edição do evento, marcada para acontecer entre os dias 12 e 22 de agosto. Considerado um dos principais termômetros da produção nacional, o festival reunirá obras inéditas no Brasil de realizadores consagrados e estreantes, além de apresentar, na abertura oficial, o suspense Antártida, novo longa de Bruno Safadi.

A lista de concorrentes reúne projetos de perfis bastante distintos. Entre eles está a cinebiografia Chorão: Só os Loucos Sabem, inspirada na trajetória de Alexandre Magno Abrão, vocalista da banda Charlie Brown Jr. O filme acompanha a relação do músico com Graziela e revisita o período em que nasceram algumas das canções que marcaram diferentes gerações. José Loreto interpreta Chorão.

Representando o Ceará, Feito Pipa, de Allan Deberton, acompanha Gugu, um adolescente criado pela avó que sonha em se tornar jogador de futebol enquanto tenta impedir o retorno à casa do pai, com quem mantém uma relação difícil. O elenco reúne Lázaro Ramos, Yuri Gomes e Teca Pereira.

O filme de abertura: “Antártida”, de Bruno Safadi.

José Eduardo Belmonte concorre com Justino – Nos Bastidores do Reino, drama ambientado no Rio de Janeiro dos anos 1980 que acompanha a ascensão de um homem em uma igreja neopentecostal. Após alcançar sucesso como pastor, o protagonista é obrigado a confrontar desejos reprimidos, ambições e segredos que permanecem vivos quinze anos depois. Christian Malheiros, Antonio Pitanga, Caio Blat e Onna Silva integram o elenco.

Também integra a seleção Leite em Pó, de Carlos Segundo. O longa acompanha um músico obcecado por rock que, depois de uma perda familiar, aceita um trabalho que o leva a percorrer a cidade e a estabelecer novos encontros, iniciando um processo de enfrentamento de seus traumas. Vinicius de Oliveira protagoniza o filme ao lado de Antonio Pitanga, Zezita Matos e Rejane Faria.

Em Nosso Segredo, Grace Passô dirige um drama familiar sobre uma família que tenta reconstruir a rotina após uma perda recente. Enquanto cada integrante lida de forma distinta com o luto, o filho mais novo guarda um segredo capaz de alterar a dinâmica entre todos. O elenco reúne Robert Frank, Efraim Santos, Jéssica Gaspar, Flip e Ju Colombo.

Fechando a competição, Pele de Rinoceronte, de Marcello Ludwig Maia, leva o público aos anos 1970 para acompanhar uma repórter de jornal popular e uma advogada criminalista envolvidas em um caso de homicídio que marcou o início do debate sobre o feminicídio no Brasil. Débora Falabella protagoniza o longa ao lado de Naruna Costa, Irandhir Santos, Augusto Madeira, Elli Fêrreira e Daniel Rangel.

“Feito Pipa”, de Allan Deberton

A abertura oficial do festival, em 14 de agosto, será marcada pela exibição hors-concours de Antártida, dirigido por Bruno Safadi e roteirizado por Claudia Jouvin. O suspense acompanha uma equipe de cientistas e militares em uma base brasileira na Antártida. Após uma violência sofrida por uma das integrantes da missão, todos os homens da estação tornam-se suspeitos, enquanto a subcomandante Elisabeth conduz a investigação ao lado das demais mulheres da equipe. O elenco reúne Andrea Beltrão, Marina Ruy Barbosa, Leandra Leal, Antonio Calloni, Lázaro Ramos e João Vitor Silva. A estreia comercial está prevista para 17 de setembro.

Outra novidade da edição é a ampliação dos recursos de acessibilidade. Todos os longas das mostras competitivas e parte dos curtas-metragens contarão com audiodescrição, Libras e legendas disponibilizadas por meio do aplicativo MovieReading. Antes da abertura oficial, nos dias 12 e 13 de agosto, o festival também promove sessões dedicadas ao Educavídeo, à 2ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil e à Mostra de Filmes Universitários.

A programação paralela inclui ainda sessões especiais fora de competição com os longas Dream Team, D.P.A. 4 – O Fantástico Reino de Ondion, Era Uma Vez Minha 1ª Vez, o documentário GRENAL – O Maior Clássico das Américas, o episódio Santiago, da série Grandes Mestres, e o curta italiano Anita. O festival também realizará a décima edição do Conexões Gramado Film Market, que reunirá rodadas de negócios, painéis, residência para jovens cineastas e o 1º Encontro Internacional de Cidades, voltado às discussões sobre economia criativa e desenvolvimento do audiovisual.

“Nosso Segredo”, de Grace Passô

Durante o festival, o ator, roteirista e diretor Marcos Caruso será homenageado com o Troféu Cidade de Gramado, reconhecimento concedido a personalidades cuja trajetória contribuiu para a história do evento e do audiovisual brasileiro. Com mais de quatro décadas de carreira, Caruso construiu uma trajetória no teatro, na televisão e no cinema, participando de produções como Aritana, Mulheres Apaixonadas, Avenida Brasil, Memórias Póstumas, Depois daquele Baile e Polaróides Urbanas.

Além das mostras competitivas de longas, a 54ª edição do Festival de Cinema de Gramado também amplia sua programação dedicada ao audiovisual gaúcho, à formação de novos realizadores e ao fortalecimento do mercado cinematográfico.

O tradicional Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra de Curtas Gaúchos reúne 18 produções de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, reafirmando sua vocação como vitrine para novos talentos do estado. Conhecida pelo público como “Gauchão”, a mostra distribuirá troféus e prêmios em dinheiro em 12 categorias. As sessões acontecem nos dias 15 e 16 de agosto, às 13h, no Palácio dos Festivais, enquanto a cerimônia de premiação será realizada na noite do dia 16.

Os filmes selecionados são: O Acumulador de Memórias, de Camisla; Banho Maria, de Gabriel Faccini; Batidão de Botas, de Camila Santos (Camisla), Daniel Galuppo, Esther Costa, Maria Eduarda Bandeira e Stella Mahle; Braço Forte, de Rubens Fabricio Anzolin e João Fernando Chagas; Claudete, de Gabriela Kopp; Coisa Ruim, de Lucas Tergolina; Drunken Car, de Brunella Martina; Elisete Tem que Casar!, de Gaby Buffon; Estátuas Também Morrem?, de Thais Fernandes; Grão, de Gianluca Cozza e Leonardo da Rosa; Manjericão, de Raphaela Serafim Maciel e Eric Pauli; Mizandrika, de Kali Breder; Procura-se Ator, de Airton Tomazzoni e Laura Lautert; Raidinalha, de Marco Arruda; O Retorno, de Cesar Meneghetti e Mario Gianni; Terra Bruta, de Allan Riggs e Guilherme Suman; A Vaidade é a Última Que Morre, de Natália Zambon; e O Véu, de Gabriel Motta.

O festival também prestará homenagem a nomes de destaque do audiovisual gaúcho. O diretor de fotografia Jorge Henrique Boca receberá o Troféu Sirmar Antunes, concedido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Já a atriz e produtora cultural Silvia Duarte será agraciada com o Prêmio Leonardo Machado. Os Prêmios Iecine reconhecerão Renato Dornelles e Tatiana Sager na categoria Destaque, Márcio Reolon e Filipe Matzembacher em Inovação, e a produtora Gisele Hiltl na categoria Legado. As homenagens serão entregues durante a cerimônia do Prêmio Assembleia Legislativa.

A programação inclui ainda sessões especiais fora de competição com produções nacionais e internacionais. Serão exibidos a comédia esportiva tcheca Dream Team, de Jonáš Karásek; D.P.A. 4 – O Fantástico Reino de Ondion, de Mauro Lima; Era Uma Vez Minha 1ª Vez, de Claudia Castro, adaptação do livro de Thalita Rebouças; o curta italiano Anita, de Wardal; o documentário GRENAL – O Maior Clássico das Américas, de Belisario Franca e Tatiana Sager; e Santiago, episódio da série Grandes Mestres dedicado ao cartunista Neltair Rebés Abreu.

O ator, roteirista e diretor Marcos Caruso será homenageado com o Troféu Cidade de Gramado

A décima edição do Conexões Gramado Film Market também integra a programação do festival. O encontro voltado ao mercado audiovisual reunirá produtores, distribuidoras, fundos de investimento, film commissions, universidades e representantes da indústria em uma agenda dedicada a negócios, coproduções e desenvolvimento de projetos. Entre as novidades deste ano estão o 1º Encontro Internacional de Cidades, com debates sobre economia criativa e políticas públicas para o audiovisual, além de rodadas de negócios, residência para jovens cineastas e painéis com profissionais do setor.

Antes da abertura oficial, o festival promove atividades voltadas à formação de novos realizadores. Nos dias 12 e 13 de agosto, o Educavídeo — programa de capacitação audiovisual da rede pública de Gramado, que completa 15 anos de atuação — exibirá suas produções mais recentes. A programação inclui ainda a 2ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil e a Mostra de Filmes Universitários, reunindo obras produzidas por estudantes do ensino fundamental, médio e superior.


Confira a lista:

Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros

  • Chorão: Só os Loucos Sabem (SP), de Hugo Prata e Felipe Novaes
  • Feito Pipa (CE), de Allan Deberton
  • Justino – Nos Bastidores do Reino (DF), de José Eduardo Belmonte
  • Leite em Pó (MG/SP/RN), de Carlos Segundo
  • Nosso Segredo (MG), de Grace Passô
  • Pele de Rinoceronte (RJ), de Marcello Ludwig Maia

Filme de abertura (hors-concours)

  • Antártida, de Bruno Safadi

Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra de Curtas Gaúchos

  • O Acumulador de Memórias (Pelotas), de Camisla
  • Banho Maria (Porto Alegre), de Gabriel Faccini
  • Batidão de Botas (Pelotas), de Camila Santos (Camisla), Daniel Galuppo, Esther Costa, Maria Eduarda Bandeira e Stella Mahle
  • Braço Forte (Pelotas), de Rubens Fabricio Anzolin e João Fernando Chagas
  • Claudete (Santa Cruz do Sul), de Gabriela Kopp
  • Coisa Ruim (Porto Alegre), de Lucas Tergolina
  • Drunken Car (Garibaldi), de Brunella Martina
  • Elisete Tem que Casar! (Caxias do Sul), de Gaby Buffon
  • Estátuas Também Morrem? (Brasil/Hungria/Portugal/Bélgica), de Thais Fernandes
  • Grão (Rio Grande), de Gianluca Cozza e Leonardo da Rosa
  • Manjericão (Xangri-Lá), de Raphaela Serafim Maciel e Eric Pauli
  • Mizandrika (Pelotas), de Kali Breder
  • Procura-se Ator (Imbé/Tramandaí), de Airton Tomazzoni e Laura Lautert
  • Raidinalha (Porto Alegre), de Marco Arruda
  • O Retorno (Porto Alegre), de Cesar Meneghetti e Mario Gianni
  • Terra Bruta (Canoas), de Allan Riggs e Guilherme Suman
  • A Vaidade é a Última Que Morre (Porto Alegre), de Natália Zambon
  • O Véu (Porto Alegre), de Gabriel Motta

Sessões Especiais

  • Dream Team, de Jonáš Karásek
  • D.P.A. 4 – O Fantástico Reino de Ondion, de Mauro Lima
  • Era Uma Vez Minha 1ª Vez, de Claudia Castro
  • Anita (curta-metragem), de Wardal
  • GRENAL – O Maior Clássico das Américas, de Belisario Franca e Tatiana Sager
  • Santiago (episódio da série Grandes Mestres)

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade