X

0 Comentários

Artigos

Tropa falsificada

Câmera clara 77

Por Luiz Joaquim | 10.09.2007 (segunda-feira)

Não se fala em outra coisas nas “bocas” de venda para DVD pirata no Rio de Janeiro. O título mais vendido é, o ainda inédito nos cinemas, “Tropa de Elite”, novo filme (uma ficção) do carioca José Padilha, conhecido pelo já histórico documentário “Ônibus 174” (que, nesse momento, Bruno Barreto filma como uma ficção, com o título “174”). Mas, voltando ao “Tropa de Elite”, há uma interesse em particular dos cariocas pelo filme, pois fala de dois amigos de infãncia no Rio de Janeiro, um da classe média e outra da classe baixa – filho de doméstica. Ambos se tornam policiais militares e vão parar no Batalhão de Operações Especiais, subindo no morro para lutar contra o tráfico. Até aí, nada de especial, mas o que está por trás dessas operações, na ficção de Padilha, é o que vem angariando curiosidade do consumidores de DVD fora-da-lei. Padilha não está nada orgulhoso de seu filme – que só estréia no final do ano – ser o top #1 nos camelôs. Na edição do último dia 28 do jornal O Globo, Padilha publicou o artigo “Nas Ruas, gato por lebre”. Lá ele se defendia contra aqueles que insinuavam que o disco pirata era uma estratégia de marketing. Ele dizia: “Será que eu, minha empresa, a Universal Pictures, a Harvey Weinstein, e a Motion Pictures Association montamos uma farsa com o intuito de usurpar o resultado de nosso próprio trabalho?”. Padilha também deixa claro que a versão das ruas não é a definitiva. Ele remontou o filme e a versão a ser lançada nos cinemas é a mesma que abrirá o Festival do Rio, no próximo dia 20.

——————–
> BNDES
O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está lançando o edital de seleção pública 2007. Serão investidos recursos de até 12 milhões de reais em projetos de produção e na finalização para longas-metragens de ficção, animação e documentário. O teto para animação é de um milhão de reais e para ficção de 1,5 milhão. Podem concorrer apenas projetos já aprovados pela Agência Nacional de Cinema (ANCINE). Mais dados no portal (www.bndes.gov.br)

———————
> Bilheterias
Um dado climático vem sendo observado nos Estados Unidos para avaliar a boa performance das bilheterias no último feriado de lá, o “labor day”, o dia do trabalho, há dois finais de semana. É que estão creditando o recorde de alta temperatura alta e o clima agradável das salas com ar condicionado à procura pelos cinemas, e não pelos filmes em cartaz.

——————
> Explícito
A imprensa que cobria o 64º Festival de Veneza (encerrou neste sábado) apontava que o sexo de “Lust, caution”, seu novo filme, poderia dar o segundo Leão de Ouro a Ang Lee, como aconteceu em 2005 com “O Segredo de Brockback Mountain”. Desta vez o sexo é heterossexual, e explícito. O filme acompanha estudantes revolucionários na Xangái dos anos 1940.

Mais Recentes

Publicidade