X

0 Comentários

Festivais

38º Gramado (2010) – longas

Festival gaúcho divulga seleção de longas nacionais e estrangeiros

Por Luiz Joaquim | 19.07.2010 (segunda-feira)

Um dos mais tradicionais festivais de cinema do País, o Festival de Cinema de Gramado, anunciou hoje a lista de longas-metragens que disputarão o troféu Kikito nesta sua 38ª edição (6 a 14 de agosto). Dividido em duas categorias, o evento vai projetar sete produções nacionais e seis estrangeiros. Sob curadoria dos críticos José Carlos Avellar e Sérgio Sanz, mostrará títulos inéditos na região Sul.

No bloco dos brasileiro estão os cariocas “180 Graus”, de Eduardo Vaisman, com Eduardo Moscovis, sobre três personagens de classe média envolvendo uma paixão e a feitura de um livro; e “Diário de Uma Busca”, documentário de Flávia Castro, que reconstitui a causa misteriosa da morte de seu pai, o militante Celso Afonso Gay de Castro, aos 41 anos na Porto Alegre de 1984; além de “Não se Pode Viver Sem Amor”, de Jorge Duran, exibido no último Cine-PE.

Já a ficção gaúcho “Enquanto a Noite não Chega”, de Beto Souza, apresenta os últimos três velhos que moram numa cidade em ruínas. Geraldo Sarno também aparece com “O Último Romance de Balzac”, mostrando o médico Waldo Vieira, que trabalhava com Chico Xavier em 1965, e psicografou “Cristo Espera por Ti”, de Balzac. No elenco está Simone Spoladore.

O experimental documentário paulista “Ponto Org”, da mineira Patrícia Moran, foca crianças da periferia. E “O Contestato: Restos Mortais”, de Sylvio Bach, resgata a Guerra do Contestado (1912-16) que envolveu questões de fronteiras entre o Paraná e Santa Catarina.

Os estrangeiros em competição são o colombiano “El Vueco Del Cangrejo”, de Oscar Ruiz Navia; “História de Un Dia”, da venezuelana Rosana Matecki; “La Vieja de Atras”, argentino de Pablo Jose Meza; “La Yuma”, de nicaraguense de Florence Jaugey; “Mi Vida com Carlos”, chileno de German Berger; e “Ojos Bien Abertos”, do uruguaio Gonzalo Arijon.

Mais Recentes

Publicidade