X

0 Comentários

Artigos

Nasce um festival

Câmera clara 232

Por Luiz Joaquim | 31.01.2011 (segunda-feira)

É verdade que são muitos os festivais de cinema hoje no Brasil, cerca de 200 por ano, mas não dá para deixar de comemorar quando mais um surge considerando sua origem e seriedade. É o caso do, em gestação, Festival Internacional Lume de Cinema, a ser promovido e organizado pela distribuidora, produtora e exibidora Lume Filmes, de São Luís do Maranhão. Programado para acontecer entre 14 e 23 de Julho, o Festival terá mostra competitiva de longas-metragens com 12 filmes nacionais e estrangeiros. Para disputa de curtas metragens também serão selecionados 24 trabalhos do Brasil e Exterior. Além da mostra competitiva, o Festival terá a ‘Mostra Olhar Crítico’, também competitiva, exibindo dez filmes. ‘Olhar Crítico’ será uma mostra paralela com filmes “ainda mais autorais, experimentais e independentes, que comprovem o caráter revolucionário que o cinema pode ter”, explica o organizador Frederico Machado . Cada Mostra contará com um júri específico e independente, composto por críticos renomados, cineastas e estudiosos do cinema a nível nacional e internacional. Como se não bastasse, o evento terá retrospectivas, sessões especiais, oficinas, cursos, palestras e debates. Ao todo, promete-se a exibição de mais de 300 filmes no evento. Na ocasião, será lançado o livro “Os Filmes que Sonhamos”, obra com ensaios de críticos cinema (incluindo este que escreve para a Folha de Pernambuco). Para mais informações e inscrever seu filme (até 15 de maio), é só acessar (www.lumefilmes.com.br/festival2011)

—————–
Trilha sobora 1
Camilo Cavalcanti negocia com o polonês Zibgniew Preisner, autor da trilha sonora da trilogia das cores de Krzystof Kieslowski, entre outros filmes, para compor as músicas que irão embalar seu primeiro longa-metragem, em gestação, “A História da Eternidade”.

————–
Trilha Sonora 2
Quem já passou da negociação para um acordo concreto foi Cláudio Assis com Jorge du Peixe para este compor a trilha sonora de seu terceiro longa “Febre do Rato”, já rodado e indo pra mesa de edição.

————–
ABD-PE
A Associação Brasileira de Documentaristas, seção Pernambuco (ABD-PE/APECI) está retomando e consolidando a criação da delegacia do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual (STIC), Irá promover próxima quinta-feira (3), às19 na sala Aloísio Magalhães da Fundação Joaquim Nabuco (Derby) uma assembléia. Após prévia decisão da necessidade da criação de uma delegacia regional, agora se discute quem será será a representação estadual do Sindicato.

Mais Recentes

Publicidade