X

0 Comentários

Festivais

9º Fici (2011) – Recfe – Seminários

A ciência de educar a criança pelo audiovisual

Por Luiz Joaquim | 10.10.2011 (segunda-feira)

A programação de filmes e brincadeiras para a meninada pelo 9º Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI (5ª edição no Recife) só inicia na cidade depois de amanhã, mas já hoje os adultos têm um boa oportunidade para participar do evento. É que pela manhã e tarde (amanhã também) acontece o “Fórum Pensar a Criança”, que organiza na sala Aloísio Magalhães, da Fundação Joaquim Nabuco do Derby, seis encontros-aula discorrendo sobre a política, as narrativas e a linguagem do cinema infantil no Brasil.

É a primeira vez que o Fórum acontece na capital pernambucana e já chega com nomes fortes no ofício de criar produtos que dialogam com o público cinematográfico mirim. Um deles é César Rodrigues, um dos diretores de “Uma Professora Muito Maluquinha” (filme em cartaz no Recife, feito a partir da obra de Ziraldo), e o francês Michel Fessner, roteirista de “A Marcha dos Pinguins”.

O primeiro encontro, hoje às 10h (e amanhã), será a aula aberta de pitching (estratégias de apresentação de um projeto para potenciais investidores) ministrada por Victor Lopes, professor de técnicas de Pitching do Curso Film & Television Business da Fundação Getúlio Vargas. Á tarde, às 14h, acontece a aula sobre narrativas para aplicativos móveis, oferecida por Taciana Pontual, doutoranda em Tecnologias para Educação pela Universidade de Londres e UX Researcher do C.E.S.A.R.. A convidada faz aqui reflexões para o conteúdo em design de interação.

Já às 16h, acontece a apresentação de Cesar Rodrigues sobre os desafios na direção de obra audiovisual dedicada à infância. Ele comentará os obstáculos presentes no processo de direção de filmes deste gênero, falando desde a preparação dos atores à finalização da obra.

Amanhã, às 14h, a jornalista idealizadora de projetos como o Cine Sesi Cultural e Sesi Bonecos do Brasil e do Mundo, Lina Vieira, coloca sua experiência a disposição para falar sobre prática da técnica stop motion para crianças do interior do Brasil. E, encerrando, às 16h, o francês Fessner comenta o ofício de contar uma boa história para crianças. Fessler detalhará como se dá seu processo de trabalho e suas especificidades.

*Com informações da assessoria.

SERVIÇO:
O que: 1º Fórum Pensar Infância
Quando: Hoje e amanhã, das 10h às 18h
Onde: Sala Aloísio Magalhães (Fundaj), no Derby
Inscrições gratuitas: pensarinfancia@centrodeatitudes.org.br
Informações: (081) 3463.6662

Mais Recentes

Publicidade