X

0 Comentários

Festivais

16 Cine-PE (2012) – Mostra PE

Cine-PE divulga mostra de pernambucanos

Por Luiz Joaquim | 05.04.2012 (quinta-feira)

Na próxima semana, a organização do Cine-PE: Festival Audiovisual anuncia sua programação completa para a 16ª edição, que acontece entre 26 de abril e 2 de maio no Centro de Convenções. Mas, ontem, já divulgou os oito curtas-metragens que integrarão a Mostra Pernambuco. O programa contempla uma seleção de títulos realizados no Estado que ficaram fora da competição principal. É o quinto ano que o Cine-PE produz a mostra que, após ter passado pelo Cine São Luiz e Cinema da Fundação em outros anos, volta agora a acontece no Centro de Convenções (nos dias 28 e 29 de abril, às 16h), mesmo local da mostra principal do evento.

O retorno ao Cecon foi fruto de uma reflexão feita pela direção da Bertini Produções e Eventos Culturais e Esportivos (BPE) – organizadora do festival – após conversas com um grupo de cineastas locais que, durante o encerramento da edição anterior levantou um manifesto cujo slogan era “menos glamour, mais cinema”. Uma da reivindicações era exatamente que a Mostra PE acontecesse Cecon.

Mais enxuta, a seleção de os oito filmes inclui inéditos e não-inéditos, como a bela animação de Ianah Maia (“A Festa de Isaac”), o ensaio de Alice Gouveia (“Elisa”) e a belíssima ficção de Marcelo Pedroso “Corpo Presente”. Outros títulos não conhecidos, mas de realizadores já experimentados na área, são “Canção para Minha Irmã”, de Pedro Severien, e “Poeta Urbano”, de Antônio Carrilho. Concorrem também os trabalhos “Fora da Lei: A Lenda de Jackie Taylor”, de Victor Dreyer, e “Zé Monteiro: O Homem que Vence as Cinco Mortes”, documentário de Wilson Freire.

A obra que, talvez, deve estimular maior curiosidade durante a competição é “Henry Koster”, produção dirigida por Germana Pereira e Carla Francine em 2005 e que agora chega à luz dos projetores. Serão exibidos quatro filmes por dia. Os vencedores serão escolhidos pelo júri oficial do Cine PE. Além do troféu Calunga, o Melhor Curta Metragem da 5ª Mostra Pernambuco receberá premiação da Link Digital.

Mais Recentes

Publicidade