X

0 Comentários

Artigos

Jarman no Recife

Câmera clara 418

Por Luiz Joaquim | 14.07.2014 (segunda-feira)

A Caixa Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa, 505, Marco Zero) prepara uma surpresa que será dada ao recifense entre 5 e 24 de agosto. É a mostra “Derek Jarman: Cinema É Liberdade” apresentando a obra de um dos cineastas mais polêmicos que já surgiu na Grã-Bretanha. Pouco conhecido por aqui, Jarman (1942-1994) é reponsável por trabalhos que quebraram tabus, alimentaram provocações e, para alguns, soaram até como de mau gosto. Na mostra, em DVD, o espectador terá acesso desde a sua obra debut, “Sebastiane” (1976), falado em latin, quanto seu último filme “Blue” (1993), sem imagens. Além de títulos importantes – “Caravaggio”, “Edward II”, “The Last of England” -, a mostra oferece também debates com os professores ngela Pryston e Fernando Mendonça (18h, dia 14/08); Alexandre Figuerôa (16h, 15h/08); Yann Beauvais (17h do dia 16/08); e Paulo Cunha Paulo com o coletivo Surto & Deslumbramento (18h, 23/08).

Setaro
Na quinta-feira (10), a Bahia perdeu um de seus grande pensadores do cinema. André Setaro, aos 63 anos, vítima de um provável infarto do miocardio. Crítico de cinema do jornal Tribuna da Bahia desde 1974, Setaro também era professor no curso de comunicação da UFBA.

Maranhão
O realizador Frederico Machado, da Lume Filmes, nos lembra que o Maranhão é o único Estado brasileiro sem edital para cinema. Autor do primeiro longa-metragem maranhese – “O Exercício do Caos” (2013) – o cineasta prepara agora sua segunda incursão. “O Signo da Teta” é o nome do projeto que já está finalizando, mas sem recursos. Para apoiá-lo, é só acessar ( http://www.catarse.me/en/osignodastetas ), pelo metódo de Crowdfunding. Outras infos em (facebook.com/osignodastetas).

Hermano
Inspirado em fatos reais, “Aos Ventos que Virão”, novo filme de Hermano Penna (“Sargento Getúlio”) narra a saga de um ex-cangaceiro que abandona a fazenda de sua família e migra para São Paulo para reconstruir sua vida e lá trava uma guerra contra o preconceito e a intolerância. O elenco traz Rui Ricardo Diaz. Filme estreia dia 24/07.

Singer
O diretor Bryan Singer (“X-Men”) apresentou uma ação para tentar desvalidar uma acusação que recebeu de abuso sexual sofrido por um adolescente. O cineasta afirmou que a acusação não tinha base legal e que ela foi trazida de forma anônima por um ator britânico identificado como “John Doe 117”. O diretor quer uma indenização de US$ 300 mil.

Mais Recentes

Publicidade