X

0 Comentários

Artigos

Burman x Leconte

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 01.12.2014 (segunda-feira)

A jornalista Maria do Rosário Caetano destacou em seu virtual “Almanakito” o encerramento do 24º CineCeará, que aconteceu excepcionalmente em novembro neste 2014. Lembrou que, dia 22/11, “um grupo de jornalistas participou de uma conversa com o cineasta argentino Daniel Burman, homenageado pelo festival ibero-americano de Fortaleza. Ao falar das influências que recebeu, um deles causou surpresa: Patrice Leconte. Todo cinéfilo sabe que Leconte é, no olimpo francês, um cineasta menor. Mas creio que, ao citá-lo, Burman, de 41 anos, quis homenagear o autor de duas pequenas obras-primas: “Um Homem Meio Esquisito” (Mr. Hire, 1989) e “O Marido da Cabeleireira” (1990, com Rochefort e Galiena)”. Aos recifenses, uma dica, o novo filme de Leconte, “Uma Promessa”, está em cartaz no Rosa e Silva.

“2001”, raridade
Em 1967, circulou um trailer para “2001”, de Kubrick. O detalhe é que filmagens com atores só aconteceria depois, em setembro, e os efeitos especiais terminaram um mês antes da estreia do filme, em 1968. A solução foi usar o teste de filmagem de Douglas Trumbull no trailer. O raro filme foi postado quinta-feira (27/11) no YouTube. Acesse o trailer no link abaixo.

Stop Motion
Selecionado para o 16º FestCine, a produção “Stop Motion”, de Henrique Spencer e André Pinto, representa o pontapé inicial para o projeto “Fãtásticos”. O curta que será exibido quarta-feira às 20h no São Luiz é um aperitivo do que virá a ser a série para a tevê que a dupla produz. O projeto da série “Fãtásticos” está em fase de pré-produção com uma campanha de crowdfunding (arrecadamento de doações espontânea) pela Internet: detalhes em (www.facebook.com/fatasticos).

TV Universitária
A TVU (VHS, canal 11) estreia em dezembro a “Sessão de Cinema Pernambucano”, exibindo filmes realizados no Estado em horário nobre do domingo. Próximo dia 7/12, a programação oferece, às 22h, a exibição de “Viajo porque Preciso, Volto porque te Amo” (2009), de Marcelo Gomes, longa selecionado no Festival de Veneza.

CineSolar
Mais uma novidade atrelada a prática de exibição de filmes surge no horizonte. Acontece em São Paulo. É o “CineSolar”, uma espécie de cinema móvel gerado por energia solar realizando exibições ao ar livre e gratuita de curtas-metragens sobre sustentabilidade. O projeto já atingiu mais de 17 mil pessoas em 110 sessões realizadas.

Mais Recentes

Publicidade