X

0 Comentários

Reportagens

Perspectiva 2015

Nem tanta animação, nem tanto super-herois

Por Luiz Joaquim | 31.12.2015 (quinta-feira)

O ano vai encerrando e aquele que é um dos mais poderosos mercados do mundo no âmbito da cultura – o cinema – precisa deixar pronta boa parte de sua agenda para o ano que inicia. A partir de apontamentos já definidos, oCinemaEscrito faz um resumo do que vem por aí nos próximos 12 meses, fazendo barulho na mídia e nas salas de exibição.

JANEIRO
O primeiro mês do ano já inicia quente, apresentando alguns dos fortes candidatos ao Globo de Ouro (dia 11) e do Oscar. Entre eles os estrangeiros o francês “Acima das Nuvens” (dia 8), o russo “Leviatã” (15) e o japonês “O Segredo das Águas” (15). Vindo de Hollywood, aportam aqui os já por lá celebrados “Livre” (15), com performance cativante de Reese Whiterspoon como uma trilheira em busca de si própria; “A Teoria de Tudo” (22), “Birdman ou a Inesperada Virtude da Ignorância” (22) e o chocante “Foxcatcher” (22) com um irreconhecível Steven Carrell. O mês encerra com “Grandes Olhos” (29) nova animação de Tim Burton; “O Jogo da Imitação” (29) e, finalmente, o polêmico “A Entrevista” (29), de Seth Rogen, sobre o sequestro de um ditador norte-coreano. A criançada poderá se divertir com “Os Pinguins de Madagascar” (15).

FEVEREIRO
O mês do Oscar abre com “Bob Esponja: Um Herói Fora dÁgua” (05), com o bizarro personagem agora em 3D. Na mesma data Os Irmãos Wachowski (de “Matrix”) reaparecem com “O Destino de Júpiter” (05), com Mila Kunis e Channing Tatum. Um dos títulos mais procurados será a versão cinematográfica para o bestseller “Cinquenta Tons de Cinza” (12), que estreia junto a refilmagem do musical “Annie” (12). Igualmente esperado é o novo Clint Eastwood, “American Sniper” (19) com Bradley Cooper interpretando a história real de um atirador de elite da marinha americana que matou mais de 150 pessoas em dez anos.

MARÇO
Neste mês vamos conhecer a estreia de Russel Crowe na direção com “The Walter Diviner” (05), pelo qual revisita a batalha de Gallipoli em 1919 na sua terra natal, Austrália. Da Dinamarca estreia o perturbador “Força Maior” (12) hoje forte candidato a uma vaga ao Oscar de estrangeiro. Um dos destaques do mês é a superprodução capitaneada por Ron Howard, “No Coração do Mar” (12), sobre a história real que aconteceu em 1819 quando um navio foi atacado por uma baleia e vageou no mar por 90 dias. Destaques também para “O Sal da Terra” (26), pelo qual Win Wenders apresenta o projeto Gêneses, de Sebastião Salgado, e “O Último Ato” (26) com Al Pacino dirigido por Barry Levinson. Encerrando o mês, a pérola “Vício Inerente” (26), de Paul Thomas Anderson dirigindo Joaquin Phoenix num policial situado em 1970.

ABRIL
Chega aos cinemas do Brasil a Palma de Ouro em Cannes 2014, o turco “Winter Sleep” (02), mas o mês será marcado pela abertura das “sequências” que veremos em 2015: “Velozes e Furiosos 7” (02), “Dragon Ball Z” (16), “Os Vingadores 2: A Era de Ultron” (30). Para fugir das continuações, teremos a aventura inventiva “Chappie” (16), com Hugh Jackman e Sigourney Weaver estrelando a história do roubo de um androide com inteligência artificial.

MAIO
Mais sequências com “O Exótico Hotel Marigold 2” (dia 7) e uma semana depois conheceremos a visão 2014 dada por George Miller para seu clássico “Mad Max: Estrada da Fúria” (14), com Charlize Theron. E o diretor do primeiro “A Era do Gelo”, Chris Wedge comanda a animação “Monster Truck”, projeto secreto que estreia dia 28. Há ainda o filme-catástrofe “Terremoto: A Falha de de San Andreas” (28), com Dwayne Johnson e, na mesma data, todos falarão da ficção-científica “Tomorrowland: Um Lugar Onde nada É Impossível” (04), com George Clooney, com adolescentes se transportando para uma realidade paralela.

JUNHO
É o mês em que todos falarão de “Jurassic World: O Mundo dos Dinossáuros” (11), com produção de Spielberg. Vamos conhecer o Jurassic Park agora aberta ao público para ver seus monstros domesticados, mas uma experiência deixa um deles com inteligência superior a dos outros. Grande expectativa também para o novo projeto de Cameron Crowe, que não tem nome mas tem data de estreia (11) com Bradley Cooper sobre um militar dado como morto após lutar no Afeganistão. O mês fecha com os simpáticos “Minions” (25), os simpáticos bichinhos amarelinhos de “Meu Malvado Favorito” com um filme só para eles.

JULHO
Nas férias nada melhor que um clássico da aventura revisitado: “O Exterminador do Futuro: Gênesis” (dia 02), que traz também Arnold Schwarznegger no elenco. Quem também volta à tela é o ursinho da boca suja “Ted 2” (09). E enquanto a Disney vai trabalhar lançando a aventura “Homem-Formiga” (16) com Paul Rudd como protagonista, a Warner vem com um clássico “Peter Pan” (16), trazendo Hug Jackman e Rooney Mara no elenco. Veremos ainda a refilmagem de “Poltergeist” (23), com Sam Rockwell, e a garotada vai vibrar com “Pixels” (23), do mestre Chris Columbus com Adam Sandler, fazendo personagens de videogames saírem dos jogos para interferir na vida real.

AGOSTO
Será um mês discreto de lançamentos, ficando com destaque o “Quarteto Fantástico” (13), que volta às telas depois de oito anos e com um novo diretor (Josh Trank) e novo elenco. A graça estará garantida com a nova loucura de Sacha Baron Cohen em “Grimsby” (20). Agora, o maluco que nos deu “Borat”, é um espião que precisa fugir com seu irmão fanático por futebol. Junto com ele, Penelope Cruz e a gordinha Rebel Wilson. Estreia a refilmagem de “Caçadores de Emoção” (1991), sucesso com com Patrick Swayze e Keanu Reeves. O novo “Point Break” (20) tem agora como estrelas Luke Bracey e Edgar Ramírez.

SETEMBRO
Guy Ritchie ressurge com a espionagem “The Man from U.N.C.L.E.” (03). Outro diretor ainda mais sumido, Jonathan Demme, reaparece com o drama “Ricki and The Flash” (10) com Kevin Kline e Meryl Streep como uma estrela de rock aposentada. No mesmo dia estreia “Magic Mike 2” para, uma semana depois vermos a aventura “Everest” com Jake Gyllenhaal e Keira Knightley revivendo um fato real em 1996 no pico mais alto do mundo. A comédia de Nancy Meyer, “The Intern” (24), fecha o mês com Robert De Niro fazendo um estagiário de Anne Hathaway.

OUTUBRO
É quando veremos mais uma versão para “Frankenstein” (dia 01), agora com Daniel Radcliffe. No mesmo espírito, chega a animação “Hotel Transilvânia 2” (01). Teremos também uma nova leitura para “O Pequeno Príncipe” (08), uma animação de Mark Osborne (de “Kung-Fu Panda”). Mas, com gente de carne e osso – entre elas Scarlett Johansson sob a direção competente de Jon Favreau – chega outro clássico infantil “The Jungle Book” (08), revivendo as aventuras do menino-lobo Mogli. O mês promete muita agitação também com o novo Spielberg “St. James Place” (15), com Tom Hanks na pele de um advogado que salva um piloto durante a Guerra Fria. E de Robert Zemeckis (“De Volta para o Futuro”) vem “A Travessia” (12) no qual Joseph Gordon-Levitt fará o francês Philippe Petit que, em 1974, andou sobre uma corda bamba entre as torres gêmeas de Nova York. Ainda sobrea

NOVEMBRO
Bond está de volta em “007: Spectre” (12), tendo o orelhão Daniel Craig mais uma vez com o agente secreto e Christopher Waltz como vilão; na direção, Sam Mendes. Os fãs da série “Sexta-Feira 13” (dia 12) poderão ver o colega Jason agora em versão 3D. “Jogos Vorazes: A Esperança: Parte 2” (19) deve fechar a trilogia. E Ridley Scott (“Êxodus”) volta à ficção-científica com “The Martian” (25), com Jessica Chastain se virando em marte para sobreviver.

DEZEMBRO
Férias de novo e, mesmo que não fosse, os fãs de Guerra nas Estrelas iriam parar tudo e ver “Star Wars: Episódio VII: O Despertar da Força” (17) sob a direção de J.J. Abrams. Mês para se emocionar com “Snoopy e Chalie Brown: Peanuts, O FIlme” (10) e divertir-se com a parte 3 de “Kung-Fu Panda” (24) e a animação “Eco Planet 3D”, além de Tom Cruise de volta a sua “Missão Impossível: parte 5” (24).

Ano das sequências para as produções brasileiras
Entre as produção brasileiras, 2015 dá as boas-vindas a “Cássia”, elogiado documentário de Paulo Henrique Fontenelle sobre a vida de Cássia Eller. Já em fevereiro começam os filmes-piadas com Dani Calabresa em “A Esperança É a Última que Morre” e, no mesmo mês, “Superpai” traz, de novo, Calabresa ao lado de Danilo Gentilli.

“Casa Grande”, de Fellipe Barbosa, traz o equilíbrio sendo sem dúvida um dos lançamentos mais importante de 2014. O garoto prodígio, também carioca, Matheus Souza lança sua terceira comédia “Tâmo Junto”, com Fábio Porchat e Sophie Charlotte.

Badalado pelo filme de estreia – “Estômago” (2007) – Marcos Jorge lança “O Duelo”, com José Wilker, a partir de “Os Velhos Marinheiros”, de Jorge Amado. Caio Blat aparece em “Ponte Aérea”, de Júlia Rezende. E José Eduardo Belmonte rende-se mais uma vez a comédia em “Tudo Bem Quando Termina Bem”, com Ingrid Guimarães, em abril. No mesmo mês ela reaparece em “Um Homem Só”, e ainda veremos “Divã a 2”, com Vanessa Giácomo.

Em junho Cléo Pires e Malvino Salvador fazem par romântico em “Qualquer Gato Vira Lata 2”, que vem acompanhado de outra sequência: “Meu Passado me Condena 2”. Julho verá “Carrossel: O filme” e agosto, “Pequeno Dicionário Amoroso 2”, mais uma vez com Sandra Werneck na direção e Andréa Beltrão e Daniel Dantas juntos 18 anos depois.

Em setembro os adolescentes se divertirão com “O Último Virgem” e em outubro com “Zoom”, no qual o paulista Pedro Morelli dirigindo Gael Garcia Bernal. No mesmo mês chega o documentário sobre Erasmo Carlos, “Minha Fama de Mau”, de Lui Farias. Para fechar o ano, Leandro Hassum deve engordar ainda mais seu sucesso com “Até que A Sorte nos Separe 3” no dia de natal.

PERNAMBUCO
2015 deverá ser um ano histórico para a produção pernambucana. Pelo menos oito longas-metragens já têm distribuição garantida. “A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcante; “Prometo Um dia Deixar esta Cidade”, de Daniel Aragão; “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira; “Permanência”, de Leo Lacca; “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro; “Brasil S/A”, de Marcelo Pedroso; “Estradeiros”, de Sérgio Oliveira e Renata Pinheiro; e “A Luneta do Tempo”, de Alceu Valença.

A ser produzido em 2015, na agulha aparecem “King Kong em Assunción”, de Camilo Cavalcante; “Isolar”, de Leonardo Sette; “Paterno”, de Marcelo Lordello; “O Sertão vai Virar Mar e O Mar vai Virar Sertão”, de Paulo Caldas; “Aquarius” e “Bacurau”, de Kleber Mendonça (este último com Juliano Dornelles); “Vernissage”, de Dornelles; “Piedade”, de Cláudio Assis; “Um Certo Joaquim”, de Marcelo Gomes; Propriedade Privada”, de Daniel Bandeira; e “Antonio e Piti”, de Vincent Carelli.

Mais Recentes

Publicidade