X

0 Comentários

Artigos

Os 1970s que Amamos (#19)

Operção Yakuza (The Yakuza, 1974)

Por André Pinto | 23.06.2021 (quarta-feira)

O investigador particular Harry Kilmer (Robert Mitchum) retorna ao Japão depois de anos com a missão de resgatar a ilha de um velho  amigo das garras da temida Yakuza, a máfia japonesa. Ao reencontrar com um antigo amor, Harry descobre que incidentes do passado o levaram a cometer uma injustiça contra um grande amigo, Tanaka Ken (Ken Takakura) e que agora precisa pagar uma dívida em nome dessa amizade.

Interessante ver o clima de desilusão permeando os personagens. Kilmer é um calejado policial em decadência, que enxerga agora um Japão completamente diferente daquele que conheceu, mais soturno e opressivo. Mesmo sendo conhecedor dos costumes nipônicos, ainda busca compreender as decisões e atitudes das pessoas à sua volta. O embate entre estes pensamentos é um dos motes mais interessantes da trama.

Essa bela e impecável obra é fruto de um trio parada dura dos 1970: Sydney Pollack, Paul Schrader e Robert Towne. O resultado é um drama policial seco, de montagem afada e sequências de ação que parecem um balé na sua perfeição de misturar a violência do confronto com o uso de planos inovadores para o seu tempo.

Sobre a moral do filme, Pollack sempre foi enfático em dizer que ali, dentro daquele embate entre culturas diferentes, existe um momento crucial de uma amizade entre dois personagens abalado por um simples fato: de que erros não podem ser reparados apenas com um pedido de desculpas, mas o lado que os cometeu precisa sentir toda a dor que provocou.

Mais Recentes

Publicidade