X

0 Comentários

Festivais

2. FINCAR (2018) – noite 3

O festival acontece até o próximo domingo

Por Renata Malta | 17.08.2018 (sexta-feira)

Ontem (16), a segunda edição do FINCAR: Festival Internacional de Cinema de Realizadoras, exibiu no cinema São Luiz (Recife) os curtas-metragens do programa “Nortunas”. A reunião de filmes foi apresentada como uma provocação sobre o medo que as mulheres têm da noite.
Compuseram o programa os filmes Solon, de Clarissa Campolina, performance já conhecida pelo publico pernambucano, exibido no Janela internacional de Cinema em 2016.
Houve também o cearense Boca de loba de Bárbara Cabeça, o terror Carne, de Mariana Jaspe, que levou a plateia a gargalhadas. Este último quebra padrões do cinema de terror e inclui protagonistas negros, mas, falha na caracterização da figura maligna.
Também no programa  Entre pernas, de Ayla Oliveira. Durante o debate, Oliveira roubou a cena e o microfone. Euforica, convidou toda a sua equipe para discutir o curta que demorou nove anos para ser concluído. As representantes de Boca de loba falaram um pouco sobre a satisfação com o filme, a trajetória dele nos festivais e a seleção para o Festival de Brasília.
Já a diretora Mariana Jaspe não pode comparecer a exibição e enviou uma carta explicando suas intenções com a obra, sem deixar muita liberdade para a interpretação do espectador ou espectadora.
A sessão do filme Mulheres rurais em movimento , com direção colaborativa do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste e Heloïse Prévost, encerrou a noite.
O FINCAR segue até o próximo domingo (19) no Cinema São Luiz, Cinema da Fundação – Derby e Cineteatro Bianor Mendonça Monteiro (Camaragibe).

Mais Recentes

Publicidade